A Federação de Futebol Americano do Cerrado (FeFAC) anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 26, que o Campeonato Candango de futebol americano não acontecerá por falta de quórum mínimo para a realização do torneio. Este é o segundo ano consecutivo que federação e times não entram em acordo.
Conforme a reportagem do DF Sports adiantou, a realização do torneio dependia do aval e do suporte financeiro dos times para acontecer. A reunião decisiva ocorreu na última quinta-feira, 22 e apenas Tubarões do Cerrado e Leões de Judá manifestaram-se a favor do campeonato.
O Brasília V8 deu apoio, mas optou por não participar. Já o Brasília Templários não se manifestou, pois não havia representante do time na reunião. Ao contrário do que foi informado ao anteriormente, o Goiânia Rednecks optou por não participar do torneio.
O presidente do Rednecks, Igor de Oliveira, disse que o time gostaria de participar do campeonato. No entanto havia apenas quatro equipes na reunião decisiva e uma delas já havia declarado que não participaria. “Sendo assim, seria três equipes, e nesse formato não nos interessa participar”, explicou Igor. O time goiano vai aproveitar o tempo para se reestruturar internamente.
A FeFAC buscou, desde o ano passado, um grande patrocinador para arcar com os custos do torneio e incentivar assim a participação dos times. No entanto, como já divulgado anteriormente, o acordo não veio e os clubes teriam que arcar com o campeonato que custaria entre R$50 e R$70 mil reais se fosse disputada com cinco equipes.
Sem a competição no primeiro semestre os times do DF já se movimentam para preencher o calendário com amistosos preparatórios para o campeonato brasileiro. A competição nacional terá início em 21 de julho com os confrontos entre Tubarões do Cerrado e Brasília Templários e Leões de Judá contra o Goiânia Rednecks.
Por Marcus Gomes