Canaã estreia na Copinha com empate contra o Nacional-SP

Foto: reprodução/PaulistãoTV

O Canaã estreou na edição 2025 da Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha, neste sábado (7). O Vento Forte enfrentou o Nacional-SP, no estádio Nicolau Alayon, na capital paulista, e saiu de campo com um empate em 1 a 1 após uma partida marcada pelo equilíbrio e poucas oportunidades de gol.

Com o resultado as duas equipes somam o primeiro ponto e aguardam a outra partida do chave. Os outros dois times que também compõem o grupo 32 da Copinha, XV de Piracicaba e Vasco da Gama, se enfrentam também neste sábado, a partir das 15h.

A partida marcou a reestreia do técnico Edu Miranda à frente do Canaã. O treinador também comandou o time na campanha da Copinha 2022, quando o Vento Forte terminou na 10ª posição geral. Na época, a equipe ainda estava filiada à Federação Bahiana de Futebol.

As duas equipes voltam a campo na próxima terça-feira (7). Às 12h45, o Nacional enfrenta o XV de Piracicaba. O Canaã duela contra o Vasco da Gama às 15h. Os dois jogos serão no estádio Nicolau Alayon.

Primeiro Tempo

O jogo começou muito estudado. Nos primeiros 10 minutos, as equipes criaram pouco e ainda buscavam espaço para infiltrar na defesa adversária. Restou aos times buscar a finalização de longa distância, mas sem perigo às metas opostas.

Aos 11 minutos, o Canaã conseguiu um contra-ataque em velocidade. Matheus Fumaça invadiu a área, deu uma caneta, mas na hora do chute, viu o zagueiro Gabriel se recuperar e fazer o corte. Na sequência, Fumaça saiu do jogo lesionado dando lugar a Vini Torres.

O Nacional conseguiu chegar à área do Vento Forte aos 18 minutos. Após jogada na esquerda, Wandeur recebeu de Bruce dentro da área e tentou o drible, mas foi derrubado. Com o pênalti marcado, coube ao próprio Wandeur a cobrança. O meio-campista deslocou o goleiro e abriu o placar para o Naça.

Quatro minutos depois, mais uma ataque rápido do Canaã pela esquerda. Keven Luan avançou área adentro e foi derrubado pelo goleiro Ryan. A bola chegou a entrar, mas o árbitro já tinha parado o jogo marcando o pênalti. Keven Luan bateu no canto e deixou tudo igual de novo.

Após os gols, a partida voltou a ficar sem muitas chegadas de perigo. Canaã e Nacional pecavam no último passe, cruzamentos ou mesmo nas finalizações à distância. Já nos acréscimos, o time paulista teve uma grande oportunidade de marcar mais um. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Bruce desviou de cabeça na primeira trave e Pedro Stein fez uma grande defesa.

Segundo Tempo

O Nacional começou a segunda etapa como terminou a primeira. No minuto inicial, em cobrança de escanteio, a bola foi desviada na segunda trave por Luiz e passou rente ao gol defendido por Pedro Stein.

A partida, no entanto, seguia a dinâmica do primeiro tempo: Um jogo equilibrado, muito disputado no meio e com poucas ações de perigo para os goleiros.

O Canaã chegou perigosamente aos 26 minutos. Vini Torres avançou pela direita, entrou na área e, próximo à linha de fundo, chutou cruzado, mas Ryan espalmou para escanteio. O time paulista respondeu rápido e conseguiu colocar a bola no fundo da rede, mas o impedimento já estava marcado na tentativa de Roger.

O ritmo do jogo não mudou e as duas equipes não conseguiram mais alterar o placar no Nicolau Alayon, resultando no empate na estreia de Canaã e Nacional na competição.

Ficha técnica

NACIONAL-SP 1 X 1 CANAÃ-DF

Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2025, 1ª fase (1ª rodada)
Estádio Nicolau Alayon, São Paulo-SP, 04/01/2025, 12h45

Árbitro: Vinícius Bettio
Assistente 1: Osvaldo Apipe Filho
Assistente 2: Alison dos Santos
4º árbitro: Caique Tiago Miquilini

NACIONAL-SP
Ryan; Bruce, Nicolas (Marcelo), Gabriel (Hugo), Luiz e Lucas (Lelis); Diogo Bolt, Manu (Felipe Pilat), Ronaldy, Vitor Wandeur (Roger); Molina (Guilherme).
Técnico: Valter

Gols: Vitor Wandeur (20′ – 1º T).
Cartões amarelos: Ryan, Diogo Bolt.
Cartões vermelhos: Não houve.

CANAÃ
Pedro Stein; Luizão, Andrey, Yuri e Emerson (Natã); Marlon, João Vitor (Leandro) e Matheus Grecco (Bruno); Keven Luan (Hulk), Matheus Fumaça (Vini Torres) e David (Samuel).
Técnico: Edu Miranda

Gols: Keven Luan (23′ – 1º T).
Cartões amarelos: Marlon.
Cartões vermelhos: Não houve.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *