Por Lucas Bolzan
Arte: Lucas Bolzan
Depois de vários capítulos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu fim à novela envolvendo Brasiliense, Ceilândia, Paracatu e Sobradinho, em relação à Copa Verde. Após o recurso do Jacaré ter sido negado pelo STJD, a CBF divulgou a tabela oficial da competição tendo Brasiliense e Ceilândia – campeão e vice do Campeonato Candango deste ano – como representantes do Distrito Federal no torneio nacional.
A decisão aconteceu na noite desta terça-feira (22), após a CBF divulgar em seu site oficial o diagrama e a tabela oficial do torneio, inclusive já determinando os confrontos dos representantes do DF.
Toda a situação foi definida em comum acordo na CBF, que achou conveniente ter o campeão e o vice de cada estado representado na Copa Verde participassem, tendo em vista a exigência constante do contrato com a emissora de TV detentora dos direitos de transmissão que o campeão estadual tenha participação garantida.
A decisão certamente refletirá na insatisfação de Paracatu-MG e Sobradinho indicados pela antiga gestão da FFDF por meio de arbitral. Tulio Lustosa, atual presidente do Leão da Serra teria ameaçado publicamente deixar de disputar o Campeonato Candango caso seu clube ficasse de fora da Copa Verde.
Diagrama definido
No diagrama a entidade definiu os confrontos. Vice-campeão, o Ceilândia jogará a primeira fase, uma espécie de fase preliminar, contra a equipe do Corumbaense-MT, nos dias 21 e 24 de janeiro de 2018. Já o atual campeão Brasiliense jogará diretamente a fase de oitavas de final, contra o Clube Atlético Itapemirim-ES, nos dias 07 e 21 de fevereiro.
Como a rodada inaugural do Candangão 2018 coincide com a mesma data que o Gato estreará na Copa Verde, certamente a Federação de Futebol do DF deverá fazer a primeira alteração na tabela do Candangão 2018 adiando o jogo Ceilândia x Paranoá. Em breve a diretoria do Gato Preto irá determinar a melhor logística para o clube.
Confira o diagrama publicado no site da CBF: