Os rumores de uma possível desistência do Ceilândia se solidificaram na manhã desta sexta-feira (29), após dirigentes do Gato Preto emitirem Nota Oficial voltada à imprensa. Em seu conteúdo, a Diretoria do clube confirmou que possui pendências financeiras em aberto e admite a possibilidade de não entrar em campo em 2020.

Bicampeão de Brasília nos anos de 2010 e 2012, o Ceilândia Esporte Clube está há 21 anos seguidos disputando o Campeonato Candango da Primeira Divisão desde o acesso obtido em 1998. Desde que a gestão ficou nas mãos da família Almeida, o clube passou por bons momentos no futebol local, como quatro participações no Brasileiro da série C, cinco na série D e outras cinco na Copa do Brasil. Vislumbrando um futuro de glórias, o clube adquiriu um terreno vizinho à cidade de Ceilândia e construiu um Centro de Treinamento próprio. A estrutura compreende campos de futebol oficial, vestiários, piscina e alojamento de atletas.

Os motivos para cogitar a desistência passam pela falta de recursos. Com a ausência da Cota de TV e patrocínios, o clube se viu sem receitas e com dívidas relativas à atual temporada. Segundo conversas de bastidores, o clube tentou uma parceria com o Legião FC (clube que disputou a segunda divisão) sem sucesso, e ainda tenta outras formas de viabilizar o time para a próxima temporada.

Caso se confirme a desistência, o Ceilândia seria automaticamente rebaixado para a Segunda Divisão e o Candangão de 2020 seria disputado por onze clubes, com apenas um time sendo rebaixado. Como o time enviou representante ao Arbitral, não é mais possível a promoção do terceiro colocado da segundinha (Botafogo-DF) para o seu lugar. Confira abaixo o comunicado oficial emitido pelo clube. Segundo sorteio realizado em arbitral, o Ceilândia deveria enfrentar o Unaí fora de casa no dia 25 de Janeiro:

“NOTA OFICIAL DO CEILÂNDIA ESPORTE CLUBE

A DIREÇÃO DO CEILÂNDIA ESPORTE CLUBE VEM A PÚBLICO ATRAVES DESTE INFORMAR :

1) Em assembleia decidiu – se facultar a diretoria executiva decisão de cumprir ou não as atividades programadas pelo departamento de FUTEBOL em 2020, qualquer decisão será aceita pela assembleia.

2- A possibilidade de não disputar as atividades de futebol profissional no ano de 2020 é existente .

3 – o Ceilândia esporte clube concentra- se suas energias em colocar em ordem as finanças do clube, quitando suas dívidas com funcionários, fornecedores e impostos.

4- No momento vem ocorrendo algumas conversas muito tímidas em fomentar uma parceria visando o calendário futebolístico, em todas as suas categorias para 2020, porém não é a prioridade.

5 – O Ceilândia esporte clube não assinou o contrato com a TV Brasília, mesmo sem haver feito uma discussão mais profunda, o modelo apresentado não ajuda em absolutamente nada o futebol do DF.

6- Sem o devido debate sobre o desenvolvimento do FUTEBOL do Distrito Federal, suas políticas e relações institucionais, fica muito difícil avançarmos. Um debate com esses tema se faz necessários.

7- Qualquer outra informação é mera especulação.

Brasília- DF, 28/11/2019″

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *