Chegou ao final na tarde deste sábado (8), a 5ª edição da Taça das Favelas DF, o maior campeonato entre favelas do mundo. A competição, que começou no dia 4 de setembro, contou com 48 times, sendo 16 no feminino e 32 no masculino. A organização ficou por conta do Projeto SA em parceria com a Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF), que idealizou o projeto, e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF.

Os jogos foram realizados até a semifinal no campo sintético da QE 38 do Guará 2 e a final foi disputada no Estádio Defele, na Vila Planalto. Na final feminina, melhor para o Ceilândia Norte, que dominou o jogo e venceu por 2 a 0. Já no masculino, a vitória foi de Águas Lindas por 1 a 0, com gol marcado já nos últimos minutos do jogo. Confira abaixo como foram as partidas

Final Feminina

A final no feminino foi disputada por duas equipes invictas, Ceilândia Norte, atual campeã da competição e Vila DVO. A equipe de Ceilândia Norte conta com várias jogadoras da equipe do Estrelinha, que atualmente disputa o Candangão Feminino, e chegou a final após bater a bicampeã Ceilândia Sul por 2 a 1. Já a Vila DVO também venceu por 2 a 1 na semifinal a equipe de São Sebastião, carimbando a vaga na final.

O time do Ceilândia Norte dominou em quase todo o jogo e confirmou o bicampeonato vencendo por 2 a 0, confira como foi o jogo.

Primeiro Tempo

O jogo começou disputado e as primeiras chances foram da equipe do Ceilândia Norte. Aos 3′, a camisa 10, Thais, cobrou falta com categoria, mas parou em uma ótima defesa da goleira Anna Clara. Na sequência, após cobrança de escanteio, a bola sobrou pra Kassia que experimentou, mas mandou pra fora.

O time da Ceilândia Norte seguiu melhor, e aos 8 teve mais uma chance, novamente com a lateral Kassia, que finalizou com força, mas mandou novamente pra fora. Aos 11′, a melhor chance até então: Thais fez ótima jogada, driblou duas defensoras e deixou a atacante Rosângela livre, mas novamente apareceu muito bem a goleira Anna Clara, fazendo outra grande defesa.

A equipe da Ceilândia Norte chegou mais uma vez aos 12′, e dessa vez abriu o placar. Após excelente lançamento, a atacante Ivonete saiu na cara do gol e não desperdiçou, fazendo o primeiro gol da final. Comandando a partida, o Ceilândia Norte chegou novamente aos 17, em mais uma falta perigosa, dessa vez cobrada por Rosângela e explodindo no travessão. Aos 20′, mais uma chance pra equipe, dessa vez com a volante Gabriela que roubou a bola no meio, carregou, mas finalizou fraco no meio do gol facilitando a defesa.

O domínio permaneceu com o Ceilândia Norte, e aos 28′ quase ampliaram o placar no último lance da primeira etapa, Kassia pegou a sobra e tentou mandar na área, a bola acabou indo em direção ao gol e acertando o travessão

Segundo Tempo

A equipe do DVO veio pra cima buscando o empate já no início, e antes do primeiro minuto finalizou pela primeira vez, com a atacante Luana que finalizou pra defesa da goleira Evellin. Mas, aos 3′, o Ceilândia Norte chegou por duas vezes e quase ampliou o placar, primeiro em cobrança de escanteio de Thais, que desviou na zaga e acertou o travessão, e, na sequencia do lance, com a zagueira Meiriane que cabeceou pra fora.

O DVO respondeu aos 6′, após troca de passes, a bola sobrou pra Raiane que finalizou no cantinho e obrigou Evellyn a fazer grande defesa. A equipe continuou pressionando e teve outra grande chance aos 11, quando Lorrany lançou em profundidade pra Layane que dominou e cruzou pra Luana desviar a bola com perigo à direita.

Aos 17′, o Ceilândia Norte voltou a chegar ao ataque e conseguiu ampliar o placar. Após troca de passes dentro da área, Ivonete finalizou no canto pra ótima defesa da goleira Anna Clara, mas no rebote Rosangela finalizou livre e colocou o segundo no placar, 2 a 0 Ceilândia Norte. A equipe quase ampliou aos 25′, quando Rosangela achou bom passe pra Natália que dominou livre, mas chutou mal, no meio do gol. Fim de jogo, festa do Ceilândia Norte que conquistou o bicampeonato .

CEILÂNDIA NORTE X VILA DVO

Árbitro: Adriano Neri
Assistente 1: Marcelo Carvalho
Assistente 2: Júnior Alves
Quarto Árbitro: Paulo Mireles

Ceilândia Norte:

Evellin (Mariana); Erika (Natalia Cruz), Juciaria, Meiriane (Daniela Silva) e Kassia; Gabriela (Raquel Soares), Raquel (Carlanyelly), Thais (Manuella) e Andreia; Rosangela e Ivonete
Técnico: Adão Pereira

Gols: Ivonete e Rosângela
Cartões amarelos: Não Houve
Cartões vermelhos: Não houve

Vila DVO:

Anna Clara; Talita (Ana Vitória), Thalia (Maria Clara), Taynara e Júlia; Lorrany, Manuela, Thifany (Letícia Sousa)e Raiane; Layane e Luana
Técnico: Vantuil Oliveira

Gols: nenhum
Cartões amarelos: Não Houve
Cartões vermelhos: Não houve

Final Masculina

Já no masculino, a final foi disputada pelas equipes de Águas Lindas e do Varjão, que venceu a competição em 2019. O time de Águas Lindas chegou a final após vencer a equipe do Riacho Fundo I por 3 a 2, enquanto o Varjão venceu na semifinal a equipe do Guará I nos pênaltis. O jogo foi de poucas chances pra ambas as equipes e foi vencido pelo Águas Lindas com um gol no fim do jogo. Confira abaixo como foi a partida.

Primeiro Tempo:

A equipe do Varjão começou melhor e chegou a abrir o placar no primeiro minuto de jogo, mas o gol acabou anulado por impedimento. Após o lance, o jogo ficou pegado e as marcações prevaleceram, sem chances para as equipes. Somente aos 9′ uma nova finalização, após bom cruzamento de Kauã, o atacante Kevin cabeceou livre, mas para fora, perdendo boa chance para o Águas Lindas.

Aos 16′, uma nova chegada, e dessa vez foi o Varjão que teve a chance em cobrança de falta do lateral Pelé, mas a bola foi pra fora. A equipe de Águas Lindas respondeu aos 19′, quando Herbert recebeu, cortou pra direita e finalizou, mas a bola foi pra fora. O jogo seguiu com muita marcação e pouca inspiração, e assim acabou o primeiro tempo.

Segundo Tempo

O Segundo tempo começou com pouco jogo ofensivo e a marcação seguiu dominante. A primeira chance veio aos 4′, quando a bola sobrou na entrada da área pra finalização do meia Guga, do Águas Lindas, a bola acabou desviando e indo pra fora. O Varjão respondeu aos 7′, em falta de muito longe cobrada por Lucas que não levou perigo. Aos 11′, o Varjão chegou de novo com o atacante Cadu, que finalizou de longe, mas no meio do gol.

Somente aos 23′ o jogo teve uma nova finalização. Após cruzamento na área, o atacante Herbert escorou de cabeça, mas a bola foi pra fora. E, aos 24′, o gol finalmente saiu, e foi do Águas Lindas, quando o meia Gandara fez excelente jogada e achou Kaio Henrique, que driblou o zagueiro e na saída do goleiro rolou a bola pra Herbert sozinho escorar para as redes pra fazer o gol do título e ir pra festa da torcida nesse que foi o último lance do jogo.

Águas Lindas x Varjão

Árbitro: Luiz Paulo da Silva Aniceto
Assistente 1: Muller da Silva Aniceto
Assistente 2: Douglas Alves de Queiroz
Quarto Árbitro: Ronivon Luis da Fonseca

Águas Lindas

Nicolas; Kauã, China, Rudson e Paulo Henrique; Luis Henrique, Guga (Jonathas), Caio e Gandara; Herbert (Kauã Lopes) e Kevin (Kaio Henrique)
Técnico: Professor Manoel

Gols: Hebert
Cartões amarelos: China, Kauã, Herbert e Luis Henrique
Cartões vermelhos: Não houve

Varjão

Carlos Eduardo; Pelé (Everton), Dudu, Inácio e Manoel; Rômulo (Isaias Felipe), Arthur (Gabriel), Lucas e Pietro; Cadu e Guilherme (Eduardo Fani)
Técnico: Bruno

Gols: nenhum
Cartões amarelos: Rômulo
Cartões vermelhos: Não Houve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *