CESEA vence VEC nos pênaltis e conquista a Copa Planalto
Chegou ao fim a Copa Planalto de Futebol Feminino 2023 no último domingo (4), envolvendo as decisões de terceiro lugar e do título das categorias Sub-17 e Adulto. Todos os jogos foram disputados no campo sintético da Candangolândia.
No primeiro jogo do dia, Arraias e DVO decidiram o terceiro lugar da categoria Sub-17. O jogo transcorria na normalidade até que aos 5 minutos do segundo tempo a goleira do DVO foi expulsa por cometer falta fora de sua área. Ágata bateu e marcou o único gol do jogo, que deu a taça de terceiro lugar para o Arraias.
Em seguida viria a disputa do terceiro lugar da categoria Adulto, entre Arraias x Confidente. Com apenas 20 segundos de jogo, o Arraias já abria o placar com Japa, aproveitando bobeada da defesa do Confidente. Mas aos 8 minutos, Rejane chutou de longe de seu campo e acertou o ângulo da goleira Mariana, empatando o jogo, resultado que perdurou até o final, e a decisão foi para os pênaltis. E pelo placar de 3×2, deu Arraias de novo, agora na categoria adulta.
A primeira decisão valendo título viria após o amistoso das veteranas entre Amigas de Adriana e Atitude Feminina, que terminou empatado por 2×2. Aliança Juvenil e Rede Gol entraram em campo para lutar pelo título Sub-17 e Analu do Rede Gol abriu o placar aos 3 minutos após experimentar chute de longe. Aos 14 minutos foi a vez de Bibi arriscar chute de direita e estufar as redes pela segunda vez e ampliar a vantagem do Rede Gol. Maiara cobrou falta por cobertura e marcou o terceiro do Rede Gol, e daí em diante foi só aguardar o apito final para comemorar o título (foto acima).
Finalmente viria a cereja do bolo, com a disputa do título da categoria Adulta entre a equipe do VEC (time da veterana Tânia Maranhão) e o tradicional Cesea (onde atua a volante Eliúde do Capital). Depois de um primeiro tempo bastante disputado mas sem gols, o Cesea abriu o placar com Ingrid aos 11 minutos da etapa complementar, ao completar para as redes dentro da pequena área. A resposta do VEC veio no minuto seguinte, quando o VEC recuperou bola em seu campo de defesa e armou o contra ataque com Geysa. Ela avançou com bola dominada e chutou cruzado, para empatar a partida. O jogo terminou empatado, e mais uma vez a decisão foi para os pênaltis. Jéssica e Eliúde converteram suas penalidades e Tânia Maranhão desperdiçou a sua cobrança, dando assim o título para o Cesea.
A organizadora do evento, Adriana Barbosa agradeceu à todas as equipes que participaram do campeonato, e prometeu que em 2024 teremos uma nova edição da Copa Planalto de Futebol Feminino:
“Estou feliz, somente agradecer à todas as equipes participantes, foram vinte equipes durante um mês, né? Deu tudo certo, a gente teve aqui várias e várias atletas diferenciadas das categorias de base que estão fazendo a diferença, e que são o futuro nosso. E hoje a gente conheceu os campeões do Adulto, do (Sub) 17, e a gente vai continuar nessa luta, ano que vem tem mais Copa Planalto em prol do futebol feminino”
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.