Clubes pressionam CBF pela criação da Série E

Foto: Divulgação/ASA-AL

Recentemente, o ASA-AL de Arapiraca oficializou um pedido para que a CBF criasse mais uma divisão nacional, que seria a Série E. O objetivo do pedido seria dar mais oportunidades para que equipes sem divisão obtivessem calendário após a disputa dos respectivos estaduais. A ideia foi apresentada pelo presidente do clube alagoano, Rogério Siqueira em agosto.

Atualmente existem quatro divisões: a Série A que é a principal divisão onde estão os clubes da elite e possuem maior premiação. A Série B, divisão de acesso para a primeira divisão, a Série C e por último a famigerada Série D. As três primeiras são compostas por vinte equipes enquanto a última comporta atualmente 64 times. Hoje a Série D é a porta de entrada para as competições nacionais, e para se classificar para esta competição, precisaria ser campeão estadual, vice (dependendo da federação), e não estar disputando nenhuma das divisões anteriores.

O pedido do clube alagoano é bem simples: manter a quarta divisão com 20 clubes nos mesmos moldes da atual Série C e criar a Série E, a quinta divisão, mantendo o atual formato da Série D (64 clubes). O objetivo foi de convencer a CBF de que seria importante incluir mais clubes na pirâmide das competições nacionais, com calendário garantido ao longo do ano. A mudança teria seus efeitos a partir de 2025 e estaria em pleno funcionamento até 2027.

A ideia ganhou adeptos após provocação do CNC – Comissão Nacional de Clubes durante o processo de definição do Calendário Nacional de Competições da CBF. O presidente da entidade máxima do futebol do país, Ednaldo Siqueira, alegou que não há recursos para a criação de mais uma série nacional. Pontuou que o atual formato da Série D já vem sendo alvo de inúmeras variações, e que “o atual formato assegurou maior inclusão em razão do número de participantes e substancial elevação da rentabilidade” para os clubes que a disputam.

Apesar da negativa, a CBF deixou em aberto a possibilidade de discutir o modelo no futuro “caso sejam apresentados razões e fundamentos que justifiquem a modificação”. No entanto, os clubes que estão “sem divisão” não pararam por aí. Otimistas, acreditam que a mobilização dos clubes sensibilizará o presidente da CBF para a criação da Série E.

Atualmente, o DF possui hoje apenas duas vagas na Série D, o que significa que em 2025, dos dez participantes do Candangão, apenas dois terão calendário garantido em 2026, obrigando oito equipes a ficarem sem atividades por nove meses. São os casos das duas equipes mais tradicionais de Brasília (Gama e Brasiliense). Como ficaram em terceiro e quarto lugar respectivamente no Candangão deste ano, a dupla terá apenas a disputa do estadual durante o ano de 2025. Juntos os clubes somam 24 títulos locais.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

31 thoughts on “Clubes pressionam CBF pela criação da Série E

  • O pedido não foi do asa, o presidente do asa é o representante dos clubes da série D, foi um pedido em conjunto dos clubes da série D, assim como o presidente do volta redonda, como representante dos clubes da série C, que também apoiaram

    • Simples muda o formato da série C Pra pontos corridos como e nas séries A e B pra abrir espaço pra série E a CBF pode fazer isso não e falta de dinheiro e falta de compromisso com os clubes sem divisão isso sim

  • Mais de 5 clubes de futebol ficam sem jogar praticamente o ano inteiro. É uma vergonha um país continental como o Brasil, termos apenas calendário para tão poucos clubes. Portanto é razoável o pedido, mas acredito que caberia ser bem mais ousado do que isso. Poderia ter uma série D com 32 equipes e uma série E com 64 equipes.

    • Na minha opinião considerando dinheiro de patrocinadores que é o que manda e a CBF alega que esse é o “x” da questão sugiro o seguinte.
      Serie C com 48 equipes divididas em 4 grupos de 12, 4 primeiros de cada chave passa a próxima fase com o seguinte critério: 1o colocado leva 3 pontos pra segunda fase, 2o 2 pontos, 3o 1 pontos e 4o zero ponto, time com maior números de pontos conquistados ganha 1 ponto extra. Assim valoria a disputa da 1a fase.
      2a fase 2 grupos de 8, turno e returno 1o e 2o colocados vão pra série b e os 1os disputam o título da C.

      O 2 últimos de cada grupo na 1a fase são rebaixados.
      E a D passa a ser regionalizada: taça Amazônia (região norte) taça dos sertões (região nordeste) taça do cerrado (região centro oeste) taça mata atlântica (região sudeste) taça dos pampas (região sul) o nome é o de menos kk. Aí as federações junto a cbf define quantidade de times e formato e os campeões tem acesso à série c e disputam o título geral da série d. Os 5 vices disputam as 3 vagas restantes para a serie d.
      Financeiramente seria mais viável dessa forma e tendo 20 da a 20 da b e 48 da c teremos a quase totalidade de grandes e tradicionais clubes e os emergentes disputando uma divisão do brasileiro e os demais nas taças regionais calendário e chance de chegar na serie c.

  • Boa tarde a quinta divisão (Série E) já era pra ser criada a bastante tempo Uai! Olha so o que aconteceu esse ano, um gigante do futebol ⚽️ nordestino como o Santa Cruz ( o terror do Nordeste) ficou sem calendário é mole, isso já aconteceu com o Remo, outro gigante do Norte do Brasil, o ABC e o América de Natal etc. A CBF so não faz porque não quer, falta de dinheiro não é tenho certeza, um abraço a todos aqui da capital do mais Belo Horizonte, saudações atleticanas, segue o jogo Uai!

    • Eu sou do Rio Grande do Sul e foncordo plenamente com a 5° divisão e mais,a primeira divisão em diante era para te3 24 clubes e todas no mesmo formato.

  • Uma vergonha a CBF dizer que não tem recursos pra isso . A Itália tem 9 divisões Inglaterra, França, Alemanha tem 6 divisões e o Brasil apenas quatro

  • O Campinense de Campina Grande PB, campeão 🏆 da copa do Nordeste de 2013,também ficou sem calendário esse ano, o ASA de Arapiraca AL, vice campeão 🏆 daquele ano, também ficou sem calendário, se ou fou ficar citando aqui mais times tradicionais do futebol brasileiro, vou ficar a tarde toda Uai!

  • Esse presidente da CBF É UM HOMEM SEM VISÃO ELE NÃO SABE QUE O BRASILEIRO É DOENTE POR FUTEBOL. NÓS ESTAMOS ATRASADOS A QUINTA DIVISÃO JÁ ERA PRA TER A MUITOS ANOS. AÍ O.MEU CRUZEIRO DE CACHOEIRINHA PODE LEVANTAR O CANECO.

  • Deixe a série D com os mesmos 64 clubes e com a mesma o fórmula de disputa , porém os 32 classificados para os mata matas já estariam automaticamente classificados para o ano seguinte ,já os 32 eliminados seriam rebaixados para série E que seria disputada por todos os times sem divisão de cada estado como a copa Paulista , copa Rio , os campeões desses torneios estaduais subiriam para série D , dando calendário a quem quisesse disputar , seriam torneios totalmente estadualizados

  • O Distrito Federal tem seu campeonato. Chama-se, obviamente, campeonato distrital, não estadual. Brasília não tem campeonato de futebol.

  • Há anos eu venho pedindo a criação da série E, mas como sou apenas um torcedor de futebol, isso não é considerado. Porém nesse formato de baixar a série D pra 20 clubes, nada irá adiantar. Uma melhor alternativa seria manter a D com 54 equipes de desempenho estadual, 4 caído da C, e 6 vindo da E. Mantendo os mesmos 64. Já a série E, poderia se estender até ao 5° dos estaduais, ou seja 3 por estado. Assim praticamente nenhum clube conhecido ficaria sem divisão.

  • Seria ótimo eu sempre pensei nisso mais como na Europa não tem a quinta divisão aqui também não pode enquanto o Brasil não parar de copiar europeu vái ser sempre assim nós temos clubes e cidades com torcedores apaixonados que daria pra fazer 5 divisões ambas com 32 participantes com semi finais e final no mata mata

  • A FÓRMULA IDEAL É SERIE D COM 36 EQUIPES 6 GRUPOS DE 6 EQUIPES JOGOS DE IDA E VOLTA NA PRIMEIRA FASE COM A CLASSIFICAÇÃO DOS 2 PRIMEIRO E 4 TERCEIRO COLOCADOS PASSANDO PARA SEGUNDA FASE 16 EQUIPES FORMANDO 2 GRUPOS DE 8 JOGANDO UM GRUPO CONTRA O OUTRO CLASSIFICANDO 4 DE CADA GRUPO INDO DIRETAMENTE PARA AS QUARTAS DE FINAL EM JOGOS DE IDA E VOLTA ATÉ A FINAL…SERÃO AO TOTAL 18 RODADAS ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA FASE…E MAIS 6 RODADAS A PARTIR DAS QUARTAS DE FINAL…OBSERVAÇÃO QUÊ A ÚLTIMA EQUIPE DE CADA GRUPO DA PRIMEIRA FASE CAI PARA A SERIE E….E TAMBÉM A SÉRIE E SERÁ CRIADA NO MESMO FORMATO DA SÉRIE D…COM O ACESSO DE 6 EQUPES PARA A SÉRIE D…BEM SIMPLES SUBINDO DA SÉRIE E PARA SÉRIE D OS QUATRO SEMIFINALISTAS…ALÉM DAS DUAS EQUIPES COM MAIOR NÚMERO DE PONTOS QUÊ CHEGARAM NAS QUARTAS DE FINAL…ASSIM DESSA FIRMA.OCORRERIA UM ACRÉSCIMO DE 36 EQUIPES NO CALENDÁRIO NACIONAL…

  • Pois éh, fato, com os valores estrondosos q a CBF recebe de Direitos Televisivos, Patrocínios, Cotas e td mais, daria pra criar até a F se quisessem…

    E com planejamento, daria pra fazer isso de um ano para o outro, igual a FPF fez em SP para criar a A4, remodelando a 2ª Divisão (Equivalente a 5ª Série)

  • A CBF tem condições sim de fazer não somente 5 ligas mais 6 ou até 8 . Basta diminuir os gastos com a Copa do Brasil e garimpar patrocínios
    Faria 8 ligas com as 4 primeiras tendo 20 Clubes cada com jogos ida e volta , e as outras últimas 4 ligas com 40 clubes cada , e jogos por Regiões. Assim daria pra maioria dos Clubes ficarem em atividade durante ao menos no mínimo 6 a 8 meses

  • Que desculpa fraca, dizer que não tem dinheiro, diminui as premiações da série A e copa do Brasil , cria a série E, só vão aumentar 20 times, ainda seria pouco ,mas já era alguma coisa.No caso a série E com os moldes da série D , e a D no modelo da C, CBF não precisa de tantos lucros assim, mas a desgraça quer nadar em dinheiro.

  • A CBF ELES SÓ QUEREM AS MELHORES PARA OS GRANDES TIMES DA 1 E 2 DIVISÃO EM OUTROS PAÍSES T

    EM VÁRIAS DIVISÕES PENA QUE NÓS BRASILEIROS QUE GOSTAMOS DE FUTEBOL

  • Defendo a tese das séries A, B, C e D com 22 times/clubes em cada = 88 times (com turno e returno) e a série E com 80 times, divididos em 8 chaves com 10 (turno e returno) = 18 jogos, classificando 4 de cada chave para o mata mata = 32, 16, 8, 4 e 2. No total, teremos 168 times com calendário.

  • Engraçado isso, a CBF diz que não tem dinheiro para fazer a série E, mas cobra uma taxa de todos os seus filiados, uma vergonha…….

  • Série E não é rentável para patrocinadores e TV. Brasil é um país continental, necessário deslocamentos acima de 2000 km pra jogar , sendo de busão ( 3 dias de viagem) os jogadores não consiguiria treinar na semana, Alem do desgaste e perigo de acidentes nas estradas ou vocês creiam que as viagens são de avião? Imagina um jogo Alecrim RN x Luverdense MT.

  • É fácil falar mais fazer que é dificio o Brasil com a dimensão territorial enorme as despesas se tornam complicadíssimas para os clubes que não teram praticamente nenhum patrocínio

  • Concordo com todos os argumentos para a criação da série E.
    Devemos também provocar todos os responsáveis pelo futebol brasileiro para apoiar RONALDO FENÔMENO para a presidência da CBF.

  • Com a criação da sere E a CBF estaria valorizando e colocando em atividade muitos clubes que ociosos a sobreviverem, eu apoio.
    Ismael

  • Uberaba Sporting já disputou a primeira divisão,hoje só disputa o mineiro,e muito difícil manter um clube assim.

  • A criação da série E é manter os padrões série D com rebaixamento das 8 piores equipes na classificação geral.

    As melhores equipes de cada grupo na série estará nas quartas de final, 2° e 3° disputam os play-offs para ter oportunidade contra as melhores equipes na divisão de acesso pelas quartas de final para subir na série D.

  • Nós aqui de picos-pi sonhamos todo dia com a quinta divisão. Somos loucos por futebol, e se houvesse outra divisão a vaga viria pra capital do mel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *