Na noite desta segunda-feira 17/08 de 2018 foi realizado o primeiro simpósio de Direito, Gestão e Marketing no Esporte no sede da OAB-DF . Neste evento esteve presente Gilberto Ratto (Diretor de Marketing da CBF), Ministro Guilherme Arthur, Maurício de Figueiredo (Diretor Jurídico do Vasco-RJ), Fabrício Trindade de Souza (Advogado do Fluminense-RJ) , Professor Luciano Andrade (Membro da API) e representando o Distrito Federal, Daniel Vasconcelos (Presidente da Federação).
Quam abriu o ciclo de debates foi Gilberto Rato, com a palestra voltada aos números alcançados pela Seleção Brasileira e a sua gestão e estratégia trabalhada para trazer o torcedor de volta, após o 7×1. “Estamos buscando a cada dia aproximar a Seleção do torcedor, e fazer da seleção um produto mundial e é isso, que os clubes brasileiros estão buscando”. Ratto ainda reforça que é preciso entender o que o Patrocinador quer, para alcançar resultados e fidelizar os patrocinadores.
O Professor Luciano Andrade, por sua vez falou sobre um assunto pouco debatido ainda no Brasil: a marca e o escudo de um clube. Segundo duas palavras ele não pode ser vendido ou penhorado: “Esse é um tema que precisa ser levado em consideração, e que precisamos aprofundar e dedicar ao assunto”. Porém devido ao tempo não foi possível aprofundar mais no tema, mas deixa claro que é preciso dar mais importância a isso. Agradeceu pelo convite e se comprometeu ser um especialista no assunto.
Encerrando a noite o advogado Fabricio Trindade pontuou a palestra de Gilberto Ratto e parabenizou o trabalho a frente da entidade máxima do futebol no País: “A CBF não está ligada apenas à Seleção, mas sim a todos os clubes do Brasil, então um bom trabalho e uma boa gestão vai beneficiar todos os clubes Brasileiros”. Também reforçou a ideia de que é preciso Internacionalizar o futebol Brasileiro “A gente assiste até campeonato chinês, porém até hoje não conseguimos comercializar o Campeonato Brasileiro que tem muita qualidade”.
O futebol brasiliense também foi assunto. Foi lembrado que o Distrito Federal tem duas vagas na série D – o campeão e o vice do estadual disputado no ano anterior. Foram discutidas ideias para mudar o cenário, visto que é a única capital de um país que não tem equipe masculina na divisão principal.
Em contrapartida ao futebol masculino, onde há anos vive um marasmo, o futebol feminino tem crescido gradativamente. São duas equipes nas primeiras divisões, CRESSPOM na série A2 (Segunda Divisão) e o Minas/ICESP que garantiu o acesso à série A1 (Primeira Divisão) neste ano de 2018, ao vencer o Vitória-BA na final, que também garantiu o acesso.
Para finalizar, palestrantes, convidados e dirigentes de diversos clubes do Distrito Federal e Entorno, ressaltaram o saldo positivo do Simpósio e saíram com ideias e estratégias para uma melhor gerência de seus respectivos clubes. O evento trouxe conhecimento e esperança para que o esporte brasiliense volte a ser referência.
Por Denicy Ribeiro, Rebeca Revelym e João Marcelo