Com emoção no final, Athlético-PR vence xará goiano e leva a Super Copa Capital

Foto: Lucas Bolzan

O estádio Bezerrão, no Gama, foi palco da final da Super Copa Capital Sub-17, edição 2024, na noite desta quinta-feira (12). Após 90 minutos de um duelo intenso, o Athlético Paranaense venceu o Atlético Goianiense por 4 x 2 e sagrou-se campeão da competição. O atacante Lucas Santos, do Goiás, foi o artilheiro do torneio, com seis gols marcados.

O jogo

O confronto reuniu dois dos melhores ataques da competição. Com isso, as duas equipes se armaram muito bem nas defesas, com o objetivo de anular as tentativas ofensivas adversárias. Por isso o duelo transcorreu de forma mais truncada nos primeiros minutos, sem muitas oportunidades reais de gols de lado a lado.

Mas, com oito minutos de cronômetro percorrido, o Athlético Paranaense buscou abrir o marcador com o camisa sete, Davi. Ele recebeu do meia Lucas Carvalho e arriscou de dentro da grande área, mas a bola parou ao bater na zaga oponente. No lance seguinte, o Atlético Goianiense descontou a tentativa, com a bomba de Gabriel Paé e a defesa do goleiro Pedro.

No entanto, a partir dos 15 minutos de bola rolando, o Atlético-GO passou a dominar mais as ações, chegando com mais perigo à frente, o que abriu espaço para os contra-ataques do Furacão. Assim, aos 21’, Richey recebeu a bola em velocidade e saiu da marcação, inclusive do goleiro Lucas, arrematou, mas estava quase sem ângulo e errou o alvo.

Daí em diante, o time curitibano igualou as ações, equilibrando de vez o confronto. Porém, nenhuma das agremiações conseguiram quebrar as linhas defensivas a ponto de criar oportunidades que merecessem destaque. Mas, aos 32 minutos, Ruan, do Athlético-PR, invadiu a pequena área e concluiu, mas Lucas praticou boa defesa, salvando os goianos.

Nem mesmo a falta de gols durante o primeiro tempo fez com que os treinadores modificassem as suas escalações de início. Além disso, a chuva resolveu chegar com bastante intensidade na cidade do Gama. Entretanto, o fator não atrapalhou a intensidade da partida e os dois times buscaram inaugurar o marcador a todo o tempo.

Deste modo, o atacante do Athlético Paranaense, Bruninho, que acabara de entrar na vaga de Otávio, partiu em velocidade, adentrou a área e sofreu o pênalti. Aos 15 minutos, o zagueiro Jaison foi para a cobrança e converteu a favor do Furacão. Aos 21’ os paranaenses aumentaram o placar. Após a cobrança de escanteio, Bruninho cabeceou para o fundo do gol para fazer 2 x 0.

Com o resultado nas mãos, o Athlético-PR passou a administrar o jogo, tocando a bola de pé em pé e deixando o tempo passar. O Atlético-GO, por sua vez, foi em busca de diminuir o prejuízo, inclusive com as primeiras alterações efetuadas pelo treinador Wesley Moura.

A partida ganhou doses de emoção nos minutos finais. Aos 42’, em jogada de velocidade, Victor Carvalho invadiu a grande área e bateu forte, rasteiro e cruzado para vencer as ações do goleiro Lucas: 3 x 0. Mas não ficou por aí. Aos 45’, o atacante Arthur cobrou pênalti sofrido pelos goianos e diminuiu o marcador (3 x 1).

No entanto, já nos acréscimos (48 minutos), Agnaldo deu sobrevida para o Atlético Goianiense. Depois de uma cobrança de falta, veio o bate e rebate na zona de perigo e o volante teve somente o trabalho de empurrar para as redes: 3 x 2 a favor dos paranaenses. Mas, para fechar o placar e sacramentar o título do Furacão, em novo contra-ataque, Bruninho, que entrou e deu novos rumos ao jogo, marcou o quarto tento. Enfim, o time comandado pelo técnico Guilherme Nascimento pode comemorar e levantar o troféu.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 2 X 4 ATHLÉTICO-PR

Super Copa Capital Sub/17 – 2024, final
Estádio Bezerrão, 12/12/2024, 19h

Árbitro: Pedro Alves
Assistente 1: David Sousa
Assistente 2: Douglas Penha
4º árbitro: Maricleber Gois
5º árbitro: Vinícius Felipe

ATLÉTICO-GO
Lucas; Diogo, Big, Viana e Pane; Agnaldo, Rikelme (Klebert) e Maranhão (Tarcísio); Perez (Arthur), Gabriel Pae e Pierre (Do Carmo)
Técnico: Wesley Moura

Gols: Arthur (45’ – 2º T) e Agnaldo (48’ – 2º T)
Cartão amarelo: Diogo
Cartão vermelho: não houve

ATHLÉTICO-PR
Pedro; Victão, Jaison e Felipinho (Victor Carvalho); Yuri, Ruan (Matheus Navarro), Manu e Lucas Carvalho; Davi (Puskas), Richey (Filipe Emanuel) e Otávio (Bruninho)
Técnico: Guilherme Nascimento

Gols: Jaison (15’ – 2º T), Bruninho (21’ e 49’ – 2º T) e Victor Carvalho (42’ – 2º T)
Cartões amarelos: Felipinho, Lucas Carvalho, Filipe Emanuel e Bruninho
Cartão vermelho: não houve

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *