Com escassez de estádios no DF, o Defelê mais uma vez será palco do Candangão

Com poucos estádios disponíveis na capital federal, o Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê, mais uma vez será um dos principais estádios no Campeonato Candango. O estádio localizado na Vila Planalto será palco de todos os jogos como mandantes de Gama, Paranoá e Real Brasília.
O Clube Vizinhança da Vila Planalto, que é proprietário do estádio, se alinhou com o Real, que ajuda a administrar o estádio, Gama, Paranoá e a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), confirmando 13 jogos até a oitava rodada da competição, número superior ao Candangão 2022 quando se tiveram nove jogos. Nenhum jogo da 9ª rodada foi marcado ainda, devido ao fato que os jogos devem acontecer no mesmo horário, mas o estádio estará disponível para ser utilizado, caso necessário.
O Estádio Defelê foi inaugurado em 1960, mas com a extinção dos clubes Defelê e Rabello, o estádio acabou caindo no ostracismo e usado apenas para jogos amadores até que, em 2018, o mandatário do Real Brasília, Luís Felipe Belmonte, resolveu reformar o local para ser casa do Leão do Planalto. O presidente do Real Brasília faz parte da associação que administra o estádio.
Além do Estádio Defelê, que é administrado pelo Real Brasília, a maioria dos estádios são os próprios clubes que ajudam o governo a cuidar. Como é o caso do Abadião (Ceilândia), JK (Capital), Serejão (Brasiliense) e Rorizão (Samambaia). Dos estádios disponíveis para o Candangão 2023, apenas o Mané Garrincha não tem a colaboração de nenhuma equipe.
“Não é de hoje que nós aqui do DF temos encontrado muitos problemas nos inícios dos campeonatos. Exatamente por isso, nós (Real Brasília) procuramos uma forma de garantir uma praça de esportes. Pegamos uma área que estava degradada e recuperamos, hoje sendo considerado um dos melhores campos para a prática de futebol.
O presidente do Real Brasília, Belmonte relembrou que a Conmebol requisitou o estádio para as seleções treinarem durante a Copa América 2021. Chegaram a treinar no estádio as seleções da Colômbia, Argentina e também a Seleção Brasileira. O mandatário do Real contou da procura do Gama e do Paranoá dizendo que recebeu as equipes com portas abertas.
“Fomos procurados pelo Paranoá e Gama para realizarem seus jogos no Defelê e concordamos. Só tivemos que verificar se haveria colidência de datas. Uma vez ajustado isso, nós estamos cedendo para que eles possam realizar suas partidas lá, porque precisamos cada vez melhorar as condições dos estádios do DF. Eu espero agora que nosso novo Secretário de Esportes, Júlio César, que é muito empenhado com o esporte, a gente tenha condições de ter uma dedicação intensa e realizar essa necessidade.
O presidente Clube Vizinhança da Vila Planalto, João Anísio exaltou a parceria com o Real Brasília que fez o Estádio Defelê ser revitalizado e voltou a ser usado pelos times profissionais.
O clube Vizinhança (Defelê) foi reconstruído através dessa parceria com o Real e acabou sendo o maior palco do futebol candango. Recebemos vários times durante esses anos, inclusive seleções da Copa América, e esse ano não vai ser diferente. Além do Real, temos o Paranoá fechando alguns jogos e, com o Bezerrão em obras, o Gama vai mandar alguns jogos aqui também. O Vizinhança está aí pra dar uma força para o futebol de Brasília.
Os laudos do estádio estão em dia, o que vem sendo uma dificuldade para as outras praças. O Ministério Público tem olhado bastante para essa situação e deve cobrar o Governo do Distrito Federal (GDF) para a manutenção dos estádios.
O último jogo profissional no estádio Defelê foi a final do Candangão Feminino entre Real Brasília e Minas Brasília, no dia 12 de novembro. A administração do estádio teve pouco mais de dois meses para poder preparar o gramado que foi bastante utilizado em 2022. O próximo jogo marcado para acontecer no estádio é na quinta-feira (19) no amistoso entre Real Brasília e Ceilandense.
Confira os jogos que serão disputados no Estádio Defelê até a 8ª rodada do Candangão 2023:
- 1ª rodada- Gama x Taguatinga- 29/01 (domingo), às 15h.
- 2ª rodada- Real Brasília x Ceilândia- 05/02 (domingo), às 15h.
- 2ª rodada- Paranoá x Brasília- 04/02 (sábado), às 15h.
- 3ª rodada- Gama x Real Brasília- 08/02 (quarta-feira), às 15h.
- 4ª rodada- Real Brasília x Capital- 11/02 (sábado), às 15h.
- 4ª rodada- Paranoá x Gama- 12/02 (domingo), às 15h.
- 5ª rodada- Gama x Santa Maria- 15/02 (quarta-feira), às 15h.
- 6ª rodada- Real Brasília x Brasiliense- 26/02 (domingo), às 15h.
- 6ª rodada- Paranoá x Taguatinga- 27/02 (segunda-feira), às 15h.
- 7ª rodada- Real Brasília x Samambaia- 04/03 (sábado), às 15h.
- 7ª rodada- Gama x Ceilândia- 05/03 (domingo), às 15h.
- 8ª rodada- Paranoá x Real Brasília- 11/03 (sábado), às 15h.
- 8ª rodada- Gama x Samambaia- 12/03 (domingo), às 15h.