Após alguns anos sem disputar campeonatos nacionais, o Ceilândia voltou a jogar a Série D neste domingo (17). Contra o Costa Rica-MS, no Abadião e diante de sua torcida, o Gato Pretou estreou com vitória simples, conquistando os primeiros três pontos na competição.
Na próxima rodada, o Ceilândia visita o Grêmio Anápolis no sábado (23), às 16h, mas antes, recebe o Botafogo na Arena BRB Mané Garrincha na quarta (20), em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Já o Costa Rica-MS terá pela frente dois desafios do estadual antes de voltar à campo pela Série D no dia 27, às 21h, contra o Ação-MT.
Primeiro tempo
O time comandado por Adelson de Almeida sentiu a falta de entrosamento na partida. Após perder diversos destaques e buscar reforços no mercado local, a equipe que entrou em campo foi bem diferente daquela que foi vice-campeã candanga.
A primeira etapa começou sem grandes chances criadas. Fernando Gomes tentou a finalização, defendida por Ricardo Dida. Jean, do Costa Rica, tentou responder, mas seu sucesso, e assim seguiu a partida.
Tentanto tirar proveito da falta de entrosamento do time do Ceilândia, os visitantes buscavam o gol com Américo, mas Liel, bem postado, fez o corte. Na bola parada, o zagueiro subiu mais que todo mundo, mas a finalzação foi para fora.
A melhor oportunidade da primeira etapa veio já aos 45′, quando o Costa Rica aproveitou um vacilo da defesa do Gato Preto e João Victor roubou a bola e finalizou rente à trave defendida por M. Kayser.
Segundo tempo
Jogando diante de sua torcida, o Gato Preto voltou à campo sem alterações, diferente do Costa Rica, que teve três mudanças. Mas como na primeira etapa, o jogo seguiu sem grandes chances criadas por ambas as equipes.
Matheus Falero tentou, Ricardo Dida defendeu. Roberto Pítio chutou de longe, mas a bola foi direto para fora. E assim, o Ceilândia chegava ao ataque, mas sem saber aproveitar as oportunidades. Foi então que, aos 26′, Héricles cobrou escanteio e, na hora de cortar a bola, o jogador do Costa Rica tocou com a mão na bola. Pítio não desperdiçou a cobrança e abriu o placar.
Após fazer o gol, o Ceilândia soube aproveitar a posse de bola, controlando o jogo e passando a jogar com mais tranquilidade. Watthimen chegou a carimbar a trave, quase ampliando o placar. Na sequência, Hiwry também teve a oportunidade, mas Ricardo Dida defendeu.
Já no final da segunda etapa, aos 42′, o Costa Rica teve chances de empatar a partida com Jonathan, que finalizou para fora, e com Alemão, que fez o cruzamento para a pequena área e M. Kayser saiu para fazer a defesa. Ao final dos 90 minutos, 1×0 e três pontos para o Ceilândia.
Ficha técnica
CEILÂNDIA 1×0 COSTA RICA-MS
Campeonato Brasileiro Série D – 1ª rodada
Estádio Abadião, Ceilândia-DF, 17/04/2022, 15h
Árbitro: Ezequiel Sousa Costa (BA)
Assistente I: Milton Jeronimo Souza Alves (DF)
Assistente II: David Sousa Santana (DF)
Quarto Árbitro: Luiz Paulo da Silva Aniceto (DF)
Ceilândia
Matheus Kayser; Gabriel Arantes, Medeiros, Liel (Hériclis) e China (Gleissinho); Werick, Fernando Gomes, Matheus Falero (Wattimem), Filipinho (Peninha) e Thiago Magno (Hiwry); Roberto Pítio
Técnico: Adelson de Almeida
Gol: Roberto Pítio (26’/2T)
Costa Rica – MS
Ricardo Dida; Jean, Diego Bispo (Pedrinho), Douglas Alemão e Nestor; Leandro Bulhões, Américo e João Victor (Valtinho); Jorginho (Aquino), Jonatan (Rafael Cruz) e Ikson
Técnico: Edson Júnior
Cartões amarelos: João Victor e Maikon Aquino
Gol: não houve