Com polêmicas e emoção, Samambaia vira pra cima do Capital e vence na estreia
Neste domingo (29), Capital e Samambaia estrearam no Candangão BRB 2023 em jogo realizado às 10h no estádio JK, no Paranoá. Com cada um dos times melhor em um tempo, o Samambaia levou a melhor e venceu de virada por 2 a 1. Deivid Anacleto abriu o placar para o Capital, mas Cabralzinho e Caju deram números finais à partida.
O jogo foi bastante movimentado, com muitos lances de perigo e polêmicas com a arbitragem. O Capital saiu de campo reclamando de dois pênaltis não marcados a seu favor, um em cada tempo.
Marllon e Deivid Anacleto foram muito bem no primeiro e conduziram o Capital à vantagem até o intervalo. No segundo tempo, porém, Lilla entrou no Samambaia e mudou o jogo, liderando sua equipe para a vitória.
Primeiro tempo
O primeiro lance de perigo do jogo foi do Samambaia. Com apenas um minuto de jogo, Romário avançou pela esquerda e, da entrada da área, bateu para fora.
O Capital, que tinha começado o jogo errando passes, passou a se encontrar em campo e dominar as ações de jogo. Aos 6 minutos, Anacleto cruzou da esquerda, a bola desviou na zaga e sobrou para David Souza, que chutou pra fora.
Logo depois, a Coruja conseguiu uma grande sequência de ataques. Primeiro Marllon chutou da entrada da área, a bola quicou no gramado e quase enganou o goleiro Matheus Brandão, que conseguiu desviar para escanteio. Em cobrança ensaiada, de novo Marllon levou perigo, mas dessa vez a bola desviou na zaga. Nova cobrança de escanteio, e dessa vez Luan Bueno desviou fraco de cabeça, facilitando a defesa.
Aos 13 minutos, Fagner avançou com a bola pelo meio e bateu forte no meio do gol, para defesa do goleiro do Samambaia. Aos 15’, boa troca de passes do Capital na frente da área adversária. Marllon recebeu, driblou e chutou por cima do gol.
O Samambaia respondeu aos 23’. Após disputa de bola, a sobra ficou com Joãozinho, que chutou com perigo perto do gol de Luan.
Aos 27’, o tricolor do cerrado voltou a assustar. Marconni fez jogada pela linha de fundo e tocou para Manoel que, de letra, desviou para fora.
Em saída errada da defesa do Samambaia, quase saiu o primeiro gol. Marllon invadiu a área, driblou e rolou para David Souza. Matheus Brandão fez um milagre e defendeu. No rebote, Marllon chutou e a bola bateu em Wallace. Perto do lance, o árbitro Marcello Rudá sinalizou toque no peito. O lance gerou muita reclamação de pênalti, alegando que a bola bateu na mão do camisa 7 adversário.
Aos 41 minutos, novo milagre de Matheus Brandão. Após cobrança de falata da esquerda, a bola foi desviada dentro da área e o goleiro, à queima-roupa, fez a defesa.
O Cachorro Salsicha voltou a chegar aos 44’. Cabralzinho lançou Matheus Barboza que, cara a cara com o goleiro, bateu para fora.
No lance seguinte, o Capital abriu o placar. Itallo lançou Deivid Anacleto, o atacante dominou entre dois zagueiro e tocou por cima do goleiro adversário, 1 a 0.
Nos acréscimos, Joãozinho inavadiu a área em boa jogada e tocou para Romário que girou e bateu no canto. Luan fez grande defesa evitando o empate.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o panorama da partida mudou. O Samambaia, em desvantagem no placar, foi pra cima em busca do empate. Logo aos 2 minutos, Romarinho tentou, mas chutou para fora.
Lilla que entrou no lugar de Coquinho no intervalo do jogo, tentou um drible dentro da área, a bola tocou no braço de Itallo e o árbitro marcou pênalti. Aos 5 minutos, Cabralzinho cobrou, Luan ainda tocou na bola, mas o Samambaia chegou ao empate, 1 a 1.
Aos 9 minutos, o Capital chegou com perigo. Luan Bueno, de cabeça, tocou para fora após cobrança de escanteio. Três minutos depois, nova chance para a Coruja pelo alto. Toninho Paraíba cruzou e Manoel cabeceou com perigo à direita.
Matheus Barboza tentou virar o jogo, mas foi travado por Itallo. Depois, outra jogada de perigo. Lilla bateu cruzado e Romarinho tocou para o gol. Porém, o impedimento foi marcado.
O centroavante do Cachorro Salsicha voltou a tentar aos 20’, mas Luan salvou o Capital. O jogo passou a ficar mais travado, sem jogadas de muita emoção.
Mais um disputa polêmica na área do Samambaia as 35 minutos. David Souza driblou, Joãozinho escorregou e novamente o time da casa pediu a marcação de pênalti por toque na mão.
Aos 37’, porém, Cabralzinho cobrou escanteio, Wallace desviou para o meio da área e Caju, que acabara de entrar, marcou o gol da virada.
Atrás no placar o Capital tentou pressionar, mas o Samambaia se fechou e não permitiu a reação do adversário.
Na segunda rodada, os times voltam à campo no domingo, dia 05/02. O Samambaia recebe o Santa Maria às 15h no estádio Rorizão. Já o Capital vai até o Serejão para enfrentar o Taguatinga às 15h30.
Ficha técnica
Capital 1 x 2 Samambaia
Campeonato Candango, primeira rodada – 29/01, 10h
Estádio JK, Paranoá
Público: 2.214
Renda: não divulgado
Árbitro: Marcello Rudá
1° assistente: Milton Alves
2° assistente: Josieliton Silva
4° árbitro: Allysson Zilse
Inspetor: Raimundo Lopo
Delegado: João Paulo
Capital
Luan; Toninho Paraíba, Luan Bueno, Itallo e Otávio; Fagner (Serginho), Marconi (Leozynho), Marllon (Igor Vilella); David Souza, Manoel (Wisman) e Deivid Anacleto (Roger Gaúcho);
Técnico: Rogério Mancini
Gols: Deivid Anacleto (45’ – 1ºT)
Cartão amarelo: nenhum
Cartão vermelho: nenhum
Samambaia
Matheus Brandão; Coquinho (Lilla), Badhuga (Elder Timm), Preto Costa, Felipe Alves; Wallace, Cabralzinho (Peppe), Romário; Romarinho (DanDan), Matheus Barboza (Caju) e Joãozinho
Técnico: Luis dos Reis
Gols: Cabralzinho (5’ – 2ºT), Caju (37’ – 2ºT)
Cartão amarelo: Cabralzinho, Felipe Alves, Joãozinho
Cartão vermelho: nenhum