Em um jogo cercado por altas expectativas, tanto pela qualidade dos times quanto pelo clima pré-jogo criado durante a semana, o Tubarões do Cerrado (TdC) mostrou que ainda é o principal time de futebol americano de Brasília. Neste domingo (2) o TdC venceu o Leões de Judá por 35 x 8 no estádio Abadião e segue invicto na liderança da conferência centro-oeste com quatro vitórias.

O destaque do jogo foi o wide receiver Ewandson Nunes, conhecido como B2. Ele anotou três touchdowns, sendo um deles em retorno de kickoff. Essa tem sido a marca do atleta durante o ano. Ele já havia marcado um touchdown no time de especialistas contra o Cuiabá Arsenal. Contra o Brasília Templários ele também fez um retorno até a end zone, mas uma falta anulou a jogada.

Sobre este assunto B2 comemora o sucesso da equipe no quesito e destaca a importância da unidade dentro dos jogos. “O nosso time de especialistas está de parabéns. Sempre falamos que o time de especialistas vence jogos. Quero dar parabéns também ao nosso coach de especialistas que está fazendo um trabalho excelente, assim como os atletas”, falou Ewandson.

Na análise do jogo, B2 vê espaço para melhorar ainda mais o setor ofensivo da equipe. “A gente pecou em alguns passes e em algumas leituras. Mas o nosso plano de jogo foi executado perfeitamente. O placar reflete isso. O TdC esse ano não termina nenhum jogo com menos de 30 pontos”, declarou.

Primeiro revés

Esta foi a primeira derrota do Leões de Judá na Brasil Futebol Americano (BFA) – 1° divisão nacional. Mesmo com o resultado negativo o time segue na zona de classificação para os playoffs com campanha de duas vitórias em três jogos.

Contratado este ano e uma das referências do time, Augusto ‘The Bus’ foi um dos protagonistas das postagens polêmicas que envolveram o pré-jogo. Mas ele garante que quando o apito inicial foi dado os times se comportaram bem. “Eu vi dois times experientes que não entraram na pilha extracampo. Eu mesmo provoquei muito antes do jogo, mas dentro eu tentei jogar e acho que joguei bem. Fiz o que dava”.

O Leões sofreu alguns turnovers na partida e alguns erros que Augusto considerou como falta de experiência. O ponto positivo, para o jogador da seleção brasileira, foi a defesa contra o jogo terrestre do adversário. “Nosso time pecou na experiência. Muito erro de snap, muito fumble e tomamos TD de times especiais. A gente defendeu bem a corrida do TdC. Fico feliz pelo potencial apresentado pelo time, mas triste pela derrota. Mas sinto que temos potencial para estar na final de conferencia”.

Mas para estar na final de conferência o Leões de Judá ainda tem mais três grandes desafios. Serão dois jogos fora de casa, contra Campo Grande Predadores e Cuiabá Arsenal, e um jogo em Brasília, contra o forte Sorriso Hornets. “Temos reais chances de vencer os jogos restantes e fazer a semifinal em casa para, quem sabe, pegar o Tubarões na final da conferência”, projetou Augusto.

Foto: Carlos Campina/Galera na Foto

O jogo

A partida começou em ritmo frenético para o TdC. Aos cinco minutos B2 entrou na end zone pela primeira vez em passe do quarterback Lucas Tojal. Com muita ousadia o TdC foi para o onside kick e com sucesso o próprio kicker, Rafael Pimentel, recuperou a bola. No drive seguinte, novo touchdown de B2 em passe de 51 jardas de Lucas Tojal.

No segundo período o Leões de Judá animou o bom público presente no Abadião com uma campanha capitaneada pelo running back Paulo Sérgio e que culminou no touchdown corrido do QB Bruno Cavalcante, o Brunigga.

No entanto no retorno do kickoff B2 devolveu a alegria ao lado azul da arquibancada, quando retornou o chute inicial para touchdown. No intervalo o placar mostrava 21 x 06 para o TdC.

O terceiro quarto foi mais equilibrado. O Tubarões sofreu muito com a grande quantidade de faltas cometidas. A única pontuação do período foi o safety conseguido pelo Leões de Judá. Mas o ataque, apesar de boas corridas, não conseguiu pontuar. Até a tentativa de field goal, que acabou sendo bloqueado, não obteve sucesso.

No último período o ataque do Tubarões engrenou novamente e Fellipe Florêncio entrou na end zone e ampliou o placar. Para finalizar o jogo um touchdown inusitado. Na linha de uma jarda Lucas Tojal tentou o passe no meio, mas a bola acabou rebatendo em dois jogadores de defesa do Leões de Judá e caiu no colo de Gabriel Luiz, jogador de linha ofensiva.

Calendário

O próximo adversário dos dois times será o Campo Grande Predadores. No dia 15/09 o Leões de Judá viaja ao Mato Grosso do Sul para tentar mais uma vitória na competição. Já o Tubarões do Cerrado recebe o time sul-mato-grossense em casa no dia 29/09.

Por Marcus Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *