O Leão Branco do Planalto trabalha firme em suas categorias de base. Em dois anos ininterruptos de trabalhos, o time laranja se divide em competições sub-17 e sub-19. Atualmente, o time está em plena disputa da Copa Brasília (sub-17) e Copa Novos Talentos (sub-19). Ambos os campeonatos serviriam apenas para os próximos que virão: Copa BH sub-17  (julho) e o Campeonato Candango de Juniores (maio).

Quem comanda o time sub-20 é o experiente Marquinhos Carioca. Campeão da Segunda Divisão de 2017 pelo Bolamense, Marquinhos seguiu no comando do time afro em 2018 até a quarta rodada da elite, quando pediu demissão. Os demais membros da comissão técnica são Luquinhas (auxiliar técnico), Jair (preparador físico) e Digão (preparador de goleiros).

Na temporada passada, o Legião entrou no Candanguinho como um dos favoritos ao título, mas acabou fazendo papel de “cavalo paraguaio”. Depois de uma campanha perfeita na primeira fase, o Leão Branco acabou eliminado nas quartas de final pelo Ceilândia (5 x 2 no jogo de ida e 1 x 1 na volta) e deu adeus à competição. Para esta temporada, a confiança é grande em fazer uma grande temporada, mas sem tropeços.

O experiente técnico Marquinhos Carioca comanda a equipe de Juniores do Legião. Foto: Lucas Bolzan/DF Sports

O grupo atualmente tem 25 jogadores, mas o time ainda busca pelo menos mais sete atletas para suprir posições estratégicas. O elenco treina diariamente no período vespertino em três clubes sociais: A extinta ASEFE (912 Sul), CENTREJUFE e ASCADE  (Setor de Clubes Sul). Provenientes em sua maioria de garotos de Brasília e região, o grupo possui atletas nascidos entre 99 e 2002. Da temporada passada restaram 12 jogadores, entre eles o zagueiro Luander, o volante Mario e o atacante Lucas.

Em entrevista ao DF Sports, Marquinhos Carioca explicou os motivos de ter deixado de lado o futebol profissional para se dedicar a um projeto de categorias de base. “Na verdade me foi apresentado um projeto pelo Jaime (diretor e arrendatário do clube) de buscar algo grande, um trabalho que pode ser a longo prazo. Nós tivemos um reconhecimento a nível financeiro que é muito melhor do que a Segunda Divisão (profissional). Jaime é um cara correto, já está a algum tempo fazendo esse trabalho com o Legião, e me chamou aqui para passar algo mais profissional para os meninos”, explicou.

Sobre o que espera de sua equipe, Marquinhos acredita que, mesmo com muitas mudanças no plantel, o time poderá fazer uma boa campanha e sonhar com uma das vagas na Copa São Paulo de 2019. “O time mudou muito, a gente estava colocando muitos juvenis. Mas agora a gente pretende priorizar mais os juniores. Nós estamos aqui para buscar coisas grandes, eu não posso vir aqui para falar que só viemos para disputar a competição. Nós estamos pensando grande sim, pensando em buscar uma das vagas na Copa São Paulo e disputar uma Segunda Divisão. Esses são os nossos maiores objetivos aqui”, finalizou.

O Legião estreia no Candanguinho dia 19 de maio, fora de casa, diante do Bolamense, em local e horário a serem definidos.

Por Marcelo Gonçalo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *