Confronto inédito entre DF x PE definirá acesso à Série C de 2025
O jejum de 20 anos sem acessos nacionais no DF pode chegar ao fim em 2024, com a possibilidade de o Brasiliense avançar de fase na Série D. A equipe de Brasília que disputa a quarta divisão nacional desde 2014, chega em ótima fase para encarar o ascendente Retrô-PE na disputa por uma das vagas à Série C de 2025. Será a primeira vez que as equipes se enfrentam em toda a história.
Curiosamente,os arquirrivais Gama e Brasiliense foram os últimos responsáveis por subirem de divisão nacional pelo DF. O fato ocorreu no ano de 2004. O Jacaré conseguiria pela primeira e única vez em sua história subir para a Série A do Campeonato Brasileiro, após se sagrar campeão da Série B com vitória sobre o Bahia-BA por 3×2 em plena Fonte Nova. Já o Gama voltaria a subir para a Série B naquele ano após uma sonora goleada por 7×1 em casa diante do Limoeiro-CE, que lhe renderia o vice-campeonato da Série C.
Desde então equipes de Brasília colecionaram rebaixamentos consecutivos, tentam em vão conquistar acessos para divisões superiores, e sempre que tiveram chances, pecaram no confronto decisivo. Nos últimos anos, o mais longe que os times chegaram foi nas oitavas de final: Brasília (2009 e 2010), Brasiliense (2018 e 2020) e Ceilândia, recordista com quatro eliminações na mesma fase (2012, 2016, 2017 e 2023). Neste ano, o Jacaré chegou à fase de quartas de final, tornando-se o único clube do DF a avançar para as quartas de final do torneio pela segunda vez em sua história. A primeira foi em 2014, na fatídica derrota por pênaltis diante do Brasil de Pelotas-RS em partida realizada no Serejão.
O Brasiliense irá encarar uma das equipes mais jovens do Brasil na luta pelo acesso. Atual quarta força do futebol pernambucano, o Retrô-PE foi criado em 2016 mas disputa competições profissionais apenas desde 2019. Dono de uma das melhores estruturas do estado, o Retrô-PE também chega nesta fase pela primeira vez em sua curta história querendo realizar o feito de ascender de divisão e figurar em cenários superiores. Depois de ter sido vice-campeão pernambucano três anos seguidos, este ano o Retrô foi eliminado na fase semifinal.
A campanha do Retrô na Série D teve mais altos do que baixos. Classificou-se para a segunda fase do Brasileirão como vice-líder, atrás apenas do Itabaiana-SE. Mas vem brilhando nas fases decisivas, destacando-se em vitórias decididas em cobranças de pênaltis. Foi assim quando eliminou o América-RN (dois empates) e por último o Manauara-AM, até então dono da melhor campanha geral da série D, com uma vitória na Arena Pernambuco e uma derrota em Manaus.
Já o Brasiliense vive ótima fase na competição. Após se destacar como líder de seu grupo na primeira fase, o Jacaré não encontrou dificuldades para eliminar Real Noroeste-ES (uma vitória fora e um empate em casa) e o algoz de 2014 – Brasil de Pelotas com duas goleadas (4×1 em Pelotas e 5×0 em Taguatinga). A boa fase coincide com a chegada do técnico Luis Carlos Winck no Brasiliense. Ele chegou para ocupar a vaga deixada por Paulo Roberto Santos e conseguiu dar um padrão de jogo ao time candango.
A CBF já definiu datas e locais dos confrontos decisivos entre Brasiliense e Retrô pelas quartas de final do Brasileirão Série D. De acordo com o regulamento, o Jacaré fará o segundo jogo decisivo em seus domínios por conta de ter feito melhor campanha geral até o momento. O primeiro jogo da decisão será no próximo domingo (25) às 17 horas na Arena Pernambuco localizada em São Lourenço da Mata. Já o jogo de volta está previamente marcado para o dia 01/09 às 15h30 no estádio Serejão em Taguatinga.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.