O Brasileirão Feminino 2022 já chegou à sua reta final. Restando apenas sete rodadas para acabar a primeira fase, Cresspom e Real Brasília, os representantes do DF nesta temporada, não começaram bem, e por isso, ocupam posições na segunda metade da tabela.
A primeira fase, que foi paralisada após a oitada rodada e volta no dia 14, conta com 16 times que se enfrentam em jogos apenas de ida. Os oito melhores classificados passam para a próxima fase, e a partir daí, começa o mata-mata. Os quatro piores são rebaixados para a Série A2.
Os classificados passam então para as quartas de final da competição (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). Não há gol qualificado, e em caso de empate após os jogos de ida e volta, a decisão será nos pênaltis. O mando de campo da volta é do time de melhor campanha na primeira fase. Uma vez definido o chaveamento, ele segue até o fim da competição.
Cresspom
Debutante na Série A1 do Brasileirão Feminino, o Cresspom não terá uma vida fácil nesta reta final. Após um começo ruim, com apenas cinco pontos conquistados em oito partidas, as Tigresas ocupam a 14ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.
As atuações não foram boas, o que explica a pior defesa do torneio, com 23 gols tomados, uma média de quase 3 gols por jogo, não tendo sido vazada em apenas um jogo – a única vitória. Além disso, o ataque ainda não convenceu, tendo marcado em apenas oito oportunidades.
Restando apenas sete partidas, as Tigresas terão pela frente quatro adversários que hoje ocupam o G8. À seu favor, serão cinco jogos no DF, sendo um deles com mando de campo do Real Brasília. Em 2021, o último time fora da zona de rebaixamento escapou com 11 pontos.
Tabela de jogos do Cresspom
- Cresspom x Corinthians (3º) – 15/05
- Cruzeiro (11º) x Cresspom – 29/05
- Cresspom x São Paulo (4º) – 04/06
- Kindermann (12º) x Cresspom -12/06
- Cresspom x Palmeiras (1º) – 18/06
- Real Brasília (9º) x Cresspom – 03/08
- Cresspom x Ferroviária (5º) – 07/08
Real Brasília
Atual campeão candango, o Real Brasília estreou na Série A1 do Brasileirão Feminino no ano passado, onde fez uma boa campanha – atrapalhada pela sequência de lesões -, terminando em 10º lugar. Neste ano, já disputou a SuperCopa Feminina, sendo eliminado pelo campeão Corinthians na semifinal.
Já no Campeonato Brasileiro de 2022, as Leoas do Planalto têm vivivo altos e baixos. Em casa, uma campanha invicta – três vitórias e um empate em quatro jogos disputados. Porém, fora de casa, o Real Brasília não soube mostrar a mesma força, e segue sem pontuar.
Mesmo assim, a equipe comandada por Adilson Galdino ocupa a 9ª colocação com 10 pontos, dois a menos que o Atlético Mineiro, primeiro dentro do G8. No ano passado, o Avaí/Kindermann, último classificado, terminou a primeira fase com 21 pontos.
Pela frente, o Real Brasília terá quatro adversários da parte de baixo da tabela, e três desses jogos serão em casa, incluindo o duelo candango contra o Cresspom.
Tabela de jogos do Real Brasília
- Esmac (15°) x Real Brasília – 15/05
- Internacional (2º) x Real Brasília – 28/05
- Real Brasília x Cruzeiro (11º) – 05/06
- Ferroviária (5º) x Real Brasília – 11/06
- Real Brasília x São José (13º) – 19/06
- Real Brasília x Cresspom (14º) – 03/08
- Atlético Mineiro (8º) x Real Brasília – 07/08