No último sábado (9), foi realizado o Rally dos Namorados, competição equivalente a um treinamento, que não acumula pontos para o Campeonato Brasileiro de Rali de Regularidade, organizada pelo Buriti Rally Clube, tradicional equipe que promove o crescimento e a evolução da modalidade no Distrito Federal, através da organização de eventos, competições, workshops e reuniões referentes ao esporte.
Dias antes da realização do Rali, a organização do Buriti Rally Clube propôs um workshop para os pilotos inscrições no evento, onde houve uma troca de experiências entre os competidores mais maduros e os principiantes, bem como aulas sobre termos técnicos e sinalizações do trajeto da competição. Além disso, na última terça-feira (5), uma adesivagem foi feita nos automóveis dos pilotos.
A prova foi dividida em três categorias: Iniciante, Turismo e Graduado, das quais os trajetos possuíam algumas diferenças referentes aos níveis de experiência de seus competidores, sendo que a categoria Iniciante, como o próprio nome sugere, trata-se de pilotos novatos que estejam disputando rali de regularidade pela primeira vez. A categoria Turismo refere-se a um nível intermediário e, Graduado, é categoria dos mais veteranos ou experientes na prática da modalidade.
O trajeto da prova, que foi realizada em quatro etapas, teve como local de largada o estacionamento do Shopping Pier 21, tendo continuidade pela região da Torre de TV e finalizando na Mormaii JK. Os cronômetros registraram aproximadamente 4h30min de prova. Alguns dos vários competidores de Brasília e entorno que participaram do Rally dos Namorados e distribuídos entre as diferentes categorias, contaram à equipe do DF Sports diferentes experiências que adquiriram durante a corrida.
Luiz Signates, segundo colocado do pódio geral pela categoria Graduado, resume um pouco do que foi a competição. “Fora um problema técnico no equipamento que aparentemente prejudicou nossa colocação no pódio, a experiência foi ótima. Foi um rali pegado, com piso difícil em várias etapas, variações incríveis de médias altas e baixas de velocidade e muitos balaios. Qualidade técnica altíssima, portanto”, conta.
Além disso, Signates exalta a qualidade técnica da prova. “O que é muito importante nesse tipo de prova, é que foi um rali muito bem medido. No final, as conferências do GPS expressaram com exatidão o desempenho de cada competidor, dando tranquilidade para os resultados da competição. Foi, enfim, um treino que valeu por uma prova oficial, de alto nível”, ponderou.
Confira a classificação final da prova nas três categorias:
- Categoria Iniciante
1º colocado: Vander Silva / Magna Garaffa. Veículo: VW Amarok.
2º colocado: André Leandro / Renata Almeida. Veículo: Fiat Strada Adventure
3º colocado: Raphael Gemmal / Ludymilla Monique. Veículo: Fiat Palio Weekend Locker
- Categoria Turismo
1º colocado: Rafael Duarte / Rafael Saúde. Veículo: Troller
2º colocado: Alexandre Lage / Symone Lage. Veículo: Fiat Strada
3º colocado: Tatiany Saúde / Laura Beatriz. Veículo: VW Amarok
- Categoria Graduado
1º colocado: Paulo Bahia / Cláudia Bahia. Veículo: Mitsubishi Pajero
2º colocado: Luiz Signates / Nayane Signates. Veículo: Mitsubishi L200
3º colocado: Guilherme de Sousa / Adriano Siqueira. Veículo: Jeep Wrangler
Por Gabriel Felipe