Crônicas candangas: a Cobra, o Leão e a classificação

Em duelo no topo da tabela de classificação, Paranoá e Real Brasília se enfrentaram neste sábado (11) no Estádio Ciro Machado, pela oitava rodada do Candangão Banco BRB 2023. Visitante em seu próprio estádio, o Leão do Planalto saiu com a vitória por 3 a 1 e garantiu, com uma rodada de antecedência, a classificação para a semifinal do campeonato.
A trajetória do Real Brasília na competição é digna de um roteiro de cinema. Desacreditado por todos no início, o Leão saiu derrotado na sua primeira batalha, contra o Brasília, aumentando a incredulidade sobre o jovem time dirigido por Gerson Ramos. Daí em diante, como um herói que ressurge das dificuldades, o Real não sofreu mais nenhuma derrota. Restava, no entanto, mais uma vitória, um último obstáculo a ser vencido. Então, diante da forte Cobra Sucuri, que vinha crescendo no campeonato, o Leão rugiu alto e conquistou a sonhada classificação antes mesmo do fim do filme. Contudo, o time ainda tem a cena final, aquela após os créditos na nona rodada, deixando o suspense para o que irá acontecer na sequência da franquia, ou seja, nas semifinais.
Veja a classificação completa e atualizada aqui.
Em um jogo de muita intensidade, mas de poucas jogadas de perigo, o Real foi efetivo nas chances que teve e conseguiu controlar bem o ímpeto do Paranoá, principalmente no segundo tempo.
Na última rodada da fase de classificação, o Paranoá vai ao Rorizão enfrentar um concorrente direto pela classificação, o Samambaia. O Real Brasília visita o Santa Maria no Estádio Serra do Lago, em Luziânia (GO). Todos os jogos da nona rodada serão disputados no sábado (18) às 15h30.
Primeiro tempo
Apesar do início do jogo com os dois times tentando se lançar ao ataque, a primeira jogada de perigo saiu apenas aos 12 minutos. Em cobrança de escanteio, Hyago desviou de cabeça na pequena área, Michael defendeu e, no rebote, Uederson chutou para a rede, mas estava em posição irregular e o gol foi invalidado.
O Paranoá assustou aos 20′. Josué deu a bola de graça para Daniel Guerreiro dentro da área, mas o atacante bateu em cima de Wendel, que saiu bem, fechando o ângulo do adversário.
Aos 33′, Gabriel Lima recebeu lançamento de Hyago na ponta esquerda, invadiu a área e cruzou fechado. A bola desviou no zagueiro Felipe Torres e enganou o goleiro Michael. Com isso, o Real Brasília abriu o placar, 1 a 0.
Willian Junior tentou empatar aos 36′, mas o chute da entrada da área foi desviado pela defesa para escanteio. Pouco depois, aos 39′, o goleiro Wendel tinha o controle da bola, demorou a tocar e foi pressionado por Daniel Guerreiro. Na dividida, o atacante ficou com a bola e tocou para o gol vazio, empatando o jogo.
Segundo tempo
Logo no início da segunda etapa, as duas equipes tiveram chances de ficar à frente no placar. Primeiro o Paranoá, aos 4 minutos, quando Dedé furou a cabeçada sozinho em cruzamento de Vitor Júnior. No minuto seguinte, Matheus Jesus avançou pela direita e cruzou pra Uederson, que desviou de primeira para defesa de Michael.
Aos 11 minutos, pênalti para o Real Brasília. Luquinhas fez a jogada e lançou Guilherme, que dentro da área, foi derrubado. Uederson cobrou e marcou o segundo do Leão. Após conquistar a vantagem, o time visitante passou a controlar o jogo, evitando ataques de perigo da Cobra Sucuri.
O prejuízo ficou ainda maior para o Paranoá aos 40 minutos. Após dividida no meio de campo, Willian Magrão deixou o campo com dores e o time não podia mais fazer substituições, ficando com um a menos.
Aos 46′, Igor Feijão soltou um foguete da intermediária e bateu o goleiro Michael, fazendo o terceiro do Real Brasília. o Paranoá teve a chance de diminuir com Lucas Victor. Após ser derrubado na área aos 48′, ele cobrou o pênalti e viu o goleiro Wendell defender.
Ficha técnica
PARANOÁ 1 X 3 REAL BRASÍLIA
Campeonato Candango, primeira fase, 8ª rodada
Estádio Ciro Machado – Defelê, Brasília – 11/03, 15h45
Público: 259
Renda: R$ 439,00
Árbitro: Matheus de Moraes
Assistente 1: Lucas Modesto
Assistente 2: Milton Jerônimo Alves
4º árbitro: Pedro Alves de Oliveira
Inspetor: Rodrigo Paulino
Delegado: Mayco Augusto
Paranoá
Michael; Douglas Rato (Paulo Rangel), Dedé, Felipe Torres e Vandinho; André, João Carlos (Willian Magrão), Vitor Júnior, Willian Júnior; Daniel Guerreiro (Filipe Werley) e Emerson Mineiro (Lucas Victor).
Técnico: Luis Carlos Souza
Gols: Daniel Guerreiro (39′ – 1ºT)
Cartão amarelo: Dedé, Vitor Junior, Felipe Torres
Cartão vermelho: não houve
Real Brasília
Wendell; Caio Mendes, Jô, Hyago e Gabriel Lima; Thiago Ulisses, Obina (Igor Feijão) e Luquinha (Dudu); Uederson (João Eric), Mateus Jesus (Felipe Mendes) e Marcos Paulo (Guilherme).
Técnico: Gérson Ramos
Gols: Gabriel Lima (33′ – 1ºT), Uederson (11′ – 2ºT) e Igor Feijão (46′ – 2ºT)
Cartão amarelo: Hyago, Uederson, Caio Mendes, Dudu, Thiago Ulisses e Giba (auxiliar técnico)
Cartão vermelho: não houve