Por: Luciano Villalba

O Real Brasília venceu o Paranoá por 2 a 1 e levantou o troféu do Candanguinho Sub-15 de 2022 no sábado (6). A vitória de virada levou a torcida ao delírio nas arquibancadas do Estádio Abadião, em Ceilândia. Com domínio incontestável no segundo tempo, a equipe comandada pelo técnico Dedê Ramos reagiu bem ao resultado inverso do primeiro tempo e manteve a hegemonia na competição, sagrando-se bicampeã brasiliense Sub-15. 

Ao final da partida, em entrevista, o técnico Dedê Ramos mais uma vez agradeceu ao diretor do clube pela oportunidade e enalteceu a colaboração de toda a comissão técnica e de todos os atletas para a conquista. 

O jogo

A equipe do Paranoá entrou sem seu meia, o camisa 10 Cleyton, suspenso por conta dos três cartões amarelos recebidos. No primeiro tempo, a ausência do meia pareceu não causar prejuízo. Num golaço de falta aos 27’ do primeiro tempo, Edu obrigou o goleiro Gui a se esticar todo, mas a bola achou o fundo das redes do Real.  Paranoá 1 a 0. O jogo permaneceu equilibrado até o intervalo. 

No segundo tempo, uma verdadeira blitz do Real transformou o jogo num ataque contra defesa. O Real voltou modificado e com o lado direito de ataque reforçado, com Pedro Henrique no lugar de Arthur na lateral, e Carlos Eduardo no lugar de Miguel. O lado direito do Paranoá quase não conseguia jogar.   

Ambas as equipes começaram a fazer diversas substituições. Com quase meio time novo em campo no segundo tempo, o Real mandava no jogo. O goleiro do Paranoá, Gabriel, começou a pegar tudo, e o Real perdeu várias chances e não conseguia empatar. Até que, aos 23’ do segundo tempo, depois de uma falta da direita que levou a bola viajar ao segundo pau. Confusão na área e o goleiro Gabriel salvou o gol após uma cabeçada do atacante adversário, mas o rebote ficou com o zagueiro do Leão, Iarley, que não perdoou e empatou o jogo em 1 a 1. 

O Real continuou jogando no campo do Paranoá. A equipe comandada por Marcelo Paulista levou certo perigo algumas vezes, mas sem concretizar em gol. Destaque para jogada pela direita e um voleio de Germando dentro da área do Real. A bola subiu demais e não encontrou o gol adversário. Em outro lance de bola parada, Gui pegou firme e tranquilizou sua defesa. Nos poucos ataques do Paranoá, a defesa, às vezes com Iarley, outras com Bruno, se saía bem. 

Aos 30’ do segundo tempo, Juan entrou no lugar de Eduardo Júnior, dono do golaço de falta do Paranoá no primeiro tempo.  Em seguida, aos 31’, Iarley, o autor do gol de empate, saiu para a entrada de Wesley. 

Pouco tempo depois, em boa jogada pela meia direita e Carlos Eduardo, que saiu do banco, apareceu sozinho na entrada da área e, com um toque de classe, misturando cavadinha com um chute cruzado, venceu Gabriel e virou o jogo. Real 2 a 1. E esse foi o gol do título, já que não deu tempo de mais nada. Real, bicampeão brasiliense Sub-15, coroando Dedê Ramos em seu primeiro o trabalho como treinador.  

Na festa ao final da partida, dois atletas do Real Brasília foram premiados. Guilherme foi o melhor goleiro do campeonato, enquanto Riquelme foi o artilheiro da competição com 11 gols. 

Ficha técnica 

Real Brasília 2×1 Paranoá

Estádio Abadião, Ceilândia-DF – 06/08/2022, às 09h30 – final do Campeonato Candango Sub-15

Real Brasília 

Gui, Arthur (Pedro Henrique) , Bruno, Iarley (Wesley), Davi, Daniel , Riquelme, Miguel (Carlos Eduardo), Nazário (Talles), Wagner, Kalleb (Henrique).
Técnico: Dedê Ramos. 

Cartão amarelo: Wagner

Paranoá 

Gabriel, Kauan (João Victor), Renan, João Gabriel, Matheus (Bernardo), Carlos Germando, Edu (Juan), Caio, Pedro, Daniel, Eduardo.
Técnico: Marcelo Paulista. 

Cartões amarelos: João Carlos (assistente técnico) e João Gabriel (massagista)
Cartões vermelhos: João Lucas (preparador físico), Marcelo Paulista (técnico), João Gabriel (massagista). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *