Depois de duas derrotas, Brasília vence o Franca-SP em casa
Por Guilherme Viana
Nesta sexta-feira (27), na Arena Nilson Nelson, o Brasília Basquete, depois de duas derrotas seguidas em casa, venceu o Franca-SP, atual campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), por 91 a 86. Com essa vitória, o ET conseguiu retornar à terceira colocação na tabela de classificação, ultrapassando em pontos justamente o adversário desta noite.
O resultado deu confiança e esperança para a equipe comandada por Dedé Barbosa, que vinha de duas atuações ruins em casa. O Brasília conseguiu uma vitória em um jogo difícil e muito equilibrado, com um nível técnico altíssimo de ambos os lados, quebrando uma sequência de 4 vitórias do time paulista, com uma tática bem posta por Dedé.
A equipe respondeu bem em quadra e agora tem 30 pontos, três a menos que o segundo colocado, o Flamengo Basquete-RJ. A equipe do Distrito Federal começou a partida em desvantagem, ainda desligada no jogo. Mas do meio do quarto para frente, o Brasília conseguiu imprimir um bom ritmo de jogo e conseguiu empatar (20 x 20). O período terminou com um ritmo ofensivo intenso e com muita qualidade técnica.
O segundo quarto continuou frenético e muito equilibrado, mas o Brasília esteve na frente no placar por todo o tempo e deu um gás importantíssimo para o restante da partida. Nos últimos 5 minutos, o Franca conseguiu se reerguer, rapidamente Dedé Barbosa pediu tempo técnico para arrumar a parte tática do Brasília e teve êxito. O ET teve um nível alto de aproveitamento nas bolas de três pontos e isso ajudou para pontuar bem no período, que terminou em (46 x 41).
No terceiro quarto, o Franca conseguiu dar a reviravolta e passou o Brasília no placar, o período terminou em (63 x 67). A vantagem que o Brasília conseguiu colocar durante a partida toda, desabou no terceiro período. Méritos da equipe paulista, que conseguiu colocar em prática tudo que o treinador pediu e se saiu melhor do que o time da casa.
O início do último período já começou com o Dedé pedindo tempo e dando uma bronca em seus atletas por conta da marcação, que estava desorganizada. Depois da chamada do treinador, o Brasília se organizou e chegou perto do Franca no placar, fazendo os últimos minutos se tornarem ainda mais frenéticos. No final da partida, Lucas Lacerda, cestinha do jogo com 27 pontos, converteu arremessos importantes para o Brasília conseguir se sagrar vencedor.
Os donos da Arena Nilson Nelson terminam a sequência de jogos em casa na próxima rodada, no dia 29/12 (domingo), às 11h. O Brasília irá buscar estar mais próximo das primeiras colocações contra o Bauru-SP, que faz um primeiro turno razoável, sendo o nono colocado. O time paulista vai buscar subir alguns degraus nesta partida, depois da derrota contra o KTO Minas-MG, atual líder do NBB.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.