O deputado federal Júlio Cesar (Republicanos-DF) aprovou nesta quarta-feira (20), dois requerimentos de sua autoria para debater sobre as artes marciais e a possível inclusão do esporte nas escolas, através da contratação de um profissional que esteja presente no dia a dia escolar. O parlamentar quer uma audiência pública com representantes e atletas da categoria.
Regulamentação da profissão
No primeiro requerimento, Júlio Cesar comentou sobre a importância de buscar a regulamentação da profissão de professor de artes marciais, bem como a inserção das artes marciais nas escolas. “As técnicas aprendidas com o esporte podem ser usadas no âmbito da defesa pessoal. Dessa forma, trago esse debate à tona para que possamos refletir e analisar essa ideia, tendo em vista que essas práticas tão importantes a nossa saúde física e mental”, afirmou. Neste pedido, o deputado solicitou a participação do ministro de educação, Abraham Weintraub, e do secretário nacional de Esporte, Décio dos Santos.
Conselho das Artes Marciais
O deputado também pediu uma audiência pública para que se discuta a criação de um conselho de artes marciais. “A criação do Conselho Nacional das Artes Marciais se faz necessária mediante a grande demanda da prática da modalidade no país”, lembrou. “Vale ressaltar que os adeptos trazem valores de disciplina e respeito. Hoje, no Brasil, temos estimativas de grande número de pessoas: crianças, jovens e idosos”, concluiu.