O futebol de mesa, mais popularmente chamado de futebol de botão, é uma modalidade que vem crescendo na capital federal que já conta com a sua p´rópria Federação para organizar a prática nos clubes filiados. O crescimento da modalidade é tanto que o Campeonato Brasileiro do futebol de mesa de 12 toques terá a sua 32ª edição, com a participação de cinco botonistas do Distrito Federal.

A competição acontece nessa semana, entre os dias 16 e 19 de junho, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Caso se confirmem as participações dos atletas, o número de cinco botonistas se iguala ao tamanho da delegação do DF no Torneio de 2013, que aconteceu em Goiânia (GO). Segundo a Federação. os participantes serão Digão, Alcides, Pimentel, Simpla (AABB)/ACAFUMA) e Chicones (Gama).

Francisco José de Brito que tem 54 anos, apelidado de Chicones, vai para a sua primeira experiência na modalidade de 12 toques, antes havia participado na modalidade dadinho. Ele pratica o esporte desde 2017 e falou com o DFSports+ sobre o crescimento do futebol de mesa.

“Aqui no DF houve um crescimento de equipes de futebol de mesa, antes eram duas ou três, hoje são mais de quatro. No Brasil e no mundo, a modalidade mais praticada é 12 toques e 3 toques, mas 3 toques ainda não me aventurei.”, contou o botonista.

O número de praticantes é tão grande que o campeonato se divide em quatro divisões a partir da segunda fase. Perguntado sobre sua expectativa de colocação final na competição, Chicones mostrou todo seu espírito esportivo.

“Tem muitos craques que não como eu encarar. Mas se eu chegar entre os oito primeiros da 4 divisão já fico satisfeito. Não vou ficar me cobrando coisas grandes ou criar grandes expectativas para não me decepcionar ou ficar triste. Eu quero é curtir e fazer muitos amigos lá.”, confessou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *