A equipe de judô do Distrito Federal fez bonito e venceu o Campeonato Brasileiro da categoria que foi realizado em Ji-Paraná-RO, no último final de semana. Foram 600 atletas com participações de sete estados, disputando medalhas no Ginásio Gerivaldão, que recebeu grande público.
O feito da equipe do DF foi histórico. Há 10 anos, nenhum esportista de judô colocava a sigla no lugar mais alto do pódio. A disputa foi acirrada, mas os brasilienses conseguiram conquistar, ao todo, 100 medalhas, sendo 35 de ouro, 23 de prata e 42 de bronze. O domínio aconteceu tanto no masculino quanto no feminino.

O segundo lugar ficou com a equipe do Mato Grosso do Sul, que conquistou 28 medalhas de ouro, 31 de prata e 50 de bronze. O pódio foi fechado pelo estado de Rondônia. A equipe da casa conquistou oito medalhas de ouro, nove de prata e 16 de bronze.
Ao todo, foram cinco etapas regionais disputadas, envolvendo seleções de todos os estados e o Distrito Federal. No segundo semestre, acontecem as finais de cada classe do Campeonato Brasileiro. Em agosto, Curitiba receberá o brasileiro sub-13; Rio de Janeiro vai receber o sub-15 e o sub-18; Lauro de Freitas na Bahia sediará o sub-21. O Campeonato Brasileiro Sênior será disputado em dezembro, mas ainda sem local definido.
Por Gabriel Albuquerque