Começou de forma oficial a etapa Brasília da Liga das Nações de Vôlei Masculina, que terá jogos na Arena Nilson Nelson BRB até domingo (12). É a primeira competição oficial pras seleções que buscam disputar as Olimpíadas de Paris, em 2024.
O jogo de estreia foi entre as equipes da China (que herdou a vaga da Rússia) e Irã, equipe já tradicional na competição. E ao final, o placar mostrava vitória dos iranianos por 3 sets a 1. O maior pontuador do jogo foi o ponteiro Sharifi Morteza, do Irã, com 20 pontos. Já pela China, o destaque foi o ponteiro Zhang Jingyin, que fez 16 pontos.
China x Irã
No primeiro set, o Irã chegou a abrir 7 a 2 no placar, mas a equipe da China buscou o jogo e encostou, diminuindo a vantagem pra apenas três pontos, 12 a 9 Irã, obrigando os iranianos a pedir tempo. Na volta, as equipes seguiram trocando pontos, até que o Irã conseguiu fazer três pontos seguidos, deixando o jogo em 19 a 14. Apesar de pedido de tempo, a China não conseguiu reagir, e o primeiro set acabou 15×25 para o Irã.
Já no segundo set, os chineses voltaram melhor e saíram na frente, abrindo 7×3. Mas os iranianos se recuperaram, melhoraram o saque e diminuíram a desvantagem para apenas um ponto, 12×11. A China precisou então acordar para o jogo, voltaram a controlar e venceram por 25×19, para empatar a partida.
O terceiro set foi o mais disputado e intenso, com ambos os times trocando pontos e sem permitir que o adversário abrisse vantagem maior. Foi assim ate que o Irã conseguiu quatro pontos consecutivos e fez 24 a 20. A China ainda marcou e encostou, mas não foi suficiente, e o Irã venceu o set por 22×25.
No quarto set, os iranianos se aproveitaram dos diversos erros da China, melhoraram o aproveitamento do ataque e fecharam o set em 15×25, conquistando a vitória na partida.
Eslovênia x EUA
Logo na sequencia, os Estados Unidos jogaram contra a Eslovênia, e diferente do que era esperado, conseguiram uma vitória de forma muito fácil por 3 sets a 0, parciais de 19 a 25 nos dois primeiros, e fechando o jogo em 14 a 25.
Apesar dos erros se igualarem entre as seleções, os bloqueadores dos Estados Unidos fizeram a diferença, com 14 bloqueios contra apenas quatro da seleção eslovena. Os principais pontuadores do jogo foram o ponteiro Russell Aaron e o oposto Ensing Kyle, com 14 pontos cada, sendo que Aaron ainda se destacou marcando quatro dos seus pontos em bloqueios.