Após três jogos sem conseguir conquistar o resultado positivo, o Cerrado Basquete voltou a vencer na noite desta quinta-feira (27), ao superar o São Paulo por 86×84, no ginásio da Asceb.
No primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB), a equipe do Distrito Federal também havia vencido os paulistas, fazendo, assim, a dobradinha.
O triunfo desta quinta passou pelas mãos dos alas Paulo Lourenço e Thornton. Paulo fechou a partida com um duplo-duplo: 28 pontos, recorde na carreira, e 10 rebotes. Já o norte-americano, anotou 22 pontos.
O jogo
O primeiro quarto de partida foi de bastante equilíbrio, mas a eficiência nas bolas do perímetro colocou o Cerrado na frente por 20×18 ao fim dos primeiros 10 minutos.
No segundo período, o trabalho defensivo do Cerrado fez com que o São Paulo provocasse inúmeros erros ofensivos. Do outro lado da quadra, Paulo tomou conta do jogo e somou 13 pontos, totalizando 18 no primeiro tempo — três em cinco nos chutes de três e quatro de quatro para os arremessos de dois pontos.
Na volta do intervalo, o São Paulo ensaiou uma reação com Coelho, ex-atleta do Cerrado, e Marquinhos, que combinaram para 17 pontos dos 24 feitos pelos paulistas no período. Já Thornton, Paulo e Gusmão também somaram 17, porém dos 21 pontos feitos pelos candangos.
Os visitantes mantiveram o ímpeto no último quarto e, na metade do período, vencia por 11×2, o que permitiu tomar a frente do placar. Após esse instante, as equipes seguiram alternando na liderança.

Foto: Gabriel Costa/Cerrado Basquete
Com 29 segundos para o fim, a partida estava empatada em 84×84. Os paulistas foram para o ataque, gastaram os 24 segundos, mas acabaram desperdiçando. O Cerrado pegou o rebote com Paulo, que sofreu a falta e foi para a linha do lance livre, onde converteu as duas cestas — 86×84.
O São Paulo ainda teve cinco segundos para desenhar uma jogada para Marquinhos, que invadiu o garrafão, porém na hora de finalizar, acabou tomando toco do aro. O lance foi para revisão devido uma possível falta, mas nada foi marcado.
Gusmão bloqueia vitória do São Paulo
Após a decisão da arbitragem, os visitantes seguiram com a posse de bola e novamente a jogada foi desenhada para Marquinhos. Do perímetro, o ala subiu para o arremesso, mas teve a porta fechada por Gusmão, que garantiu a vitória.
O Cerrado entra em quadra novamente na próxima quarta-feira (2), às 20h, quando visita o Pinheiros.