Embalado na Copa Novos Talentos, Santa Maria sonha em brilhar no Candanguinho
Com pouca tradição nas categorias de base, o Santa Maria tem por costume dispor para terceiros a responsabilidade de disputar competições que não sejam profissionais. Talvez isso explique os resultados da Águia nas últimas temporadas, atuando como coadjuvante nos Campeonatos Sub-20. Em 2022, por exemplo, a equipe de Juniores do Santinha foi sexto colocado de seu grupo, fora da zona de classificação para a segunda fase. O Santa Maria, que já foi campeão de Juniores em 2010, quando na ocasião aproveitou o legado do fim das atividades do Brasiliense e utilizou atletas remanescentes do Jacaré, conquistou seu único título na categoria. No ano seguinte, jogou a Copa São Paulo, mas foi eliminado na primeira fase em um grupo que tinha Grêmio-RS, Lemense-SP e Marília-SP.
Esta temporada, no entanto, promete ser produtiva para a Águia. O clube grená firmou parceria com o CIAF – Centro Integrado de Atividades Físicas, localizado no município de Valparaíso-GO e que pertence ao empresário Wallace Luiz. O grupo estava atuando no A.A. Luziânia até o ano passado, mas quando ocorreu a troca na presidência do Azulão, a parceria por lá foi rompida. Aproveitando a base dos atletas que estavam atuando no Luziânia, o Santa Maria vem disputando a Copa Novos Talentos e obtendo ótimos resultados. A Águia está invicta na competição, classificada para as semifinais e poderá chegar à decisão do título caso passe pelo BNT (atual Paranoá) no próximo sábado.
A estrutura do time ainda carece de cuidados. Hoje o Santa Maria treina três vezes por semana, alternando entre o campo do Amorim (Ponte Alta), o CIAF e o campo sintético da quadra 409 da Região Administrativa, mas promete intensificar os treinos antes da estreia no Candanguinho. O grupo é formado por 29 atletas nascidos entre 2004 a 2006, a maioria vinda de Brasília e região do Entorno. O time ainda conta com dois atletas panamenhos, fruto de uma parceria com as empresas equatorianas ISGA Sport e Camafricon Sponsor: o volante Juan Luís Aguilar e o atacante Luis Onil Gondola. Este último, no entanto, completou 21 anos na semana passada e não poderá atuar no estadual Sub-20. A solidez de sua defesa justifica a boa campanha do time, que sofreu apenas três gols durante toda a Copa Novos Talentos. Os destaques do times ficam por conta do lateral Mário “Tarzan” e do atacante Gabrielzinho “Carreirinha”, artilheiro da Águia, com 4 gols marcados.
O técnico Hugo Matos revelou que o time teve dificuldades na montagem do elenco, por conta do “mercado” acirrado entre os clubes. Elogiou o suporte oferecido pelo CIAF, e disse que espera um jogo duro na próxima rodada, diante do BNT, pelas semifinais da Copa Novos Talentos. Apesar da promessa do Campeonato Candango Sub-20 deste ano ser um dos mais difíceis dos últimos anos, ele disse estar otimista na classificação do Santa Maria na segunda fase da competição regional:
A montagem do elenco foi muito difícil, até mesmo pela competitividade entre os clubes. A gente tem buscado um time mais jovem, são atletas que estão com a gente desde o ano passado, a gente resolveu trazê-los para cá (Santa Maria), e vamos fortalecer com jogadores de fora também. Assim, vamos melhorar a cada dia. O CIAF tem uma estrutura que vem ajudando a gente desde o ano passado com a parte física (caixa de areia, piscina, material de treino), e eles sempre nos dando suporte. A cabeça dos jogadores está muito boa, a gente vem trabalhando firme desde janeiro. Vamos enfrentar o BNT, estamos otimistas e buscaremos o resultado, é um jogo que vai mostrar muito sobre ambas as equipes. O campeonato desse ano está mais difícil, com certeza, ano passado foi mais balanceado. Esse ano tem a volta do Brasiliense, Real Brasília sempre monta bons times, Capital vai vir forte. Vamos com calma, buscando o nosso dentro de casa, tentando somar fora para buscar a classificação para a segunda fase. A fórmula de disputa é boa, classificam-se os quatro primeiros, então dá pra pleitear uma das vagas à segunda fase sim. Estamos confiantes, vamos buscar.
O Santinha deve mandar seus jogos no estádio Serra do Lago, localizado em Luziânia. O clube grená está no grupo B do Campeonato Candango Sub-20, junto com Brazlândia, Gama, Legião, Capital, Planaltina, Real Brasíia, SESP Samambaense e Paranoá, e estreia fora de casa diante do Legião no CT do Leão Branco, no dia 13 de maio. Acompanhe abaixo o elenco e comissão técnica do Santinha Sub-20:
ELENCO
- GOLEIROS: Filipe Chapa e Renan;
- ZAGUEIROS: Vinícius, Raí, Luizão, João Caio, Guilherme, Miguel e Michel;
- LATERAIS: Kadu, Manu, Luan, Vini e Mário;
- VOLANTES: Bichão, Ronald, Dudu, Naidson e Juan Aguilar;
- MEIAS: Gui, Victor Kauã, Gabriel, Piauí e Victor Hugo;
- ATACANTES: Cristian, Gabrielzinho, Abacaxi, Paulo, Obina e Pedro;
COMISSÃO TÉCNICA
- TÉCNICO: Hugo Matos;
- AUXILIAR TÉCNICO/PREPARADOR FÍSICO: Gabriel Soares;
- PREPARADOR DE GOLEIROS: Osvaldo Maurício;
- MASSAGISTA: Jairo Silva;
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.