É de praxe: todo ano, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulga o chamado Troféu Eficiência, ranking de classificação das federações e das universidades de todo o Brasil, de acordo com a pontuação conquistada nos eventos esportivos da temporada. Em 2019, a Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu), conquistou o terceiro lugar, com 2451 pontos com 17 Instituições de Ensino Superior (IES). O destaque vai para a Universidade de Brasília (UnB), em quinto lugar, que, sozinha, conquistou 1282 pontos, 52,3% do total – Upis e Mauá, juntas, conquistaram os outros 39%.

Em reportagem do DF Sports+ publicada mês de outubro, foi apurado que apenas cinco dos mais de 50 centros de ensino superior da capital federal são filiados à Fesu. São eles: Centro Universitário Iesb, Centro Universitário Icesp, Faculdade Mauá, União Pioneira de Integração Social (Upis) e a Universidade de Brasília (UnB).

Foto: Divulgação/Fesu-DF

Comparação 

Como era de se esperar, as instituições mais bem colocadas do DF são filiadas ao Fesu. Além de participarem das competições oficiais, alguns delas (UnB e Upis) também oferecem bolsa-auxílio aos atletas.

Centros como o UniCeub, famoso pela parceria multicampeã de sete anos com o Basquete Brasília, não têm projetos na área esportiva atualmente. Apesar de ampla estrutura, a instituição abdica de emplacar equipes nos Jogos Universitários (JUBs), e com isso, aparece apenas na 113ª posição do Troféu Eficiência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *