• A Apartação, esporte no qual cavaleiro e amazona usam o cavalo para controlar bois, também pode ser usada em provas de vaquejada, laço comprido, tambor ou working tow horse, mais familiares no Brasil

Pouco conhecida entre os brasilienses, a Apartação é um esporte que inclui técnicas corporais (de manuseio de rédea, mão, pé e até nuca) do cavaleiro ou da amazona para que o cavalo conduza três bois de um rebanho, um a um, para fora de uma espécie de arena. Tudo isso dentro de 2 minutos e meio de prova.

Na Expoabra, o treinador de equinos, Fábio Berestino, vai ministrar um curso nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira), às 9h, para formação inicial de novos treinadores. No local, a apresentação de treinamento do cavalo será feita com o auxílio de um mecanismo com corda e lenço, que imita os movimentos do boi dentro da arena.

O treinador é peça fundamental na Apartação, já que o cavalo é selecionado e treinado por ele desde o nascimento para participar das competições. O animal leva pelo menos dois anos para começar a disputar e cerca de quatro anos para estar preparado para as competições mais profissionais.

Nos Estados Unidos, estima-se que esse esporte só perca para o beisebol em termos de arrecadação e movimentação de dinheiro, e fica na frente de modalidades mais familiares aos brasileiros, como o basquete e o futebol americano.

Já no Brasil, o esporte não é muito divulgado e recebe pouco patrocínio devido aos altos valores e custos dos animais de raça. Porém, possui muitos admiradores entre os amantes das vaquejadas e outras modalidades esportivas com equinos e bois, como o laço comprido, o tambor ou working tow horse, para as quais as técnicas da apartação também são usadas.

Por aqui, a competição mais conhecida da apartação é o Ranch Sorting, que consiste em dois cavaleiros montados, em um espaço no formato do número 8, no qual devem conduzir os bois para fora da arena, um por vez e na sequência definida pelo narrador da disputa. Para dificultar, um boi sem numeração não pode sair do espaço. Ganha quem fizer o menor tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *