Fisiculturista de 66 anos rompe barreiras e disputará o Campeonato Brasiliense
Por Lucas Bolzan
Neste final de semana, Brasília vai testemunhar um exemplo inspirador de determinação e superação. Maria do Socorro Ferreira, conhecida como Socorrinha, de 66 anos, está se preparando para competir no XVI Campeonato Brasiliense de Fisiculturismo.
Socorrinha é funcionária da Novacap há 40 anos e trabalha de forma dedicada como Coordenadora da Ouvidoria da empresa, mostrando sempre o excelente serviço à população.
Transformação Pessoal e Profissional
A trajetória de Socorrinha no fisiculturismo começou após uma tragédia pessoal – a perda de seu filho, aos 23 anos. “Senti que, a partir desse fato, eu precisava ser forte de corpo e alma”, conta a atleta, com lágrimas nos olhos mas confiante. A musculação se tornou uma forma de superação, e ela mergulhou de cabeça na modalidade.
Rotina Intensa de Treinos e Dieta
Na reta final de preparação para a competição, Socorrinha intensificou sua rotina. Ela treina duas vezes ao dia, antes e depois do trabalho, e ainda dedica tempo aos ensaios de coreografias. Sua dieta é rigorosa: apenas 900 calorias por dia, compostas principalmente por peixe, clara de ovo, banana e whey protein, além de mais de seis litros de água diariamente. “Preciso baixar o percentual de gordura corporal e reduzir meu peso de 60 kg para 52 kg até a competição”, explica, enquanto come uma marmita entre reuniões na Novacap.
Determinação e Otimismo
Apesar das dificuldades, Socorrinha mantém uma atitude positiva. “Eu nunca perco. Ou eu venço ou aprendo algo para melhorar até a próxima competição”, afirma. Ela já tem no currículo oito troféus em campeonatos locais nas categorias Biquíni e Women’s Physique, além de um quinto lugar no Campeonato Brasileiro.
O Campeonato
O XVI Campeonato Brasiliense de Fisiculturismo acontece neste domingo (16), a partir das 13h, no auditório da Universidade Paulista (Unip), na Asa Sul. Cerca de 80 atletas competem em 16 categorias, que vão de 8 a 66 anos. A pesagem será neste sábado (15), às 11h, na Universidade Estácio, em Taguatinga Sul.
A presidente da Federação Brasiliense de Fisiculturismo, Patrícia Helena Fernandes, está otimista: “Nossa expectativa é muito alta, pois nossa competição vale como seletiva para o Campeonato Brasileiro, então os atletas vão estar no ápice do preparo”.
Com a força de vontade e o exemplo de Socorrinha, o Campeonato Brasiliense deste ano promete ser um evento memorável, inspirando atletas de todas as idades e mostrando que nunca é tarde para buscar e alcançar novos objetivos.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.