Gama leva vantagem em fases decisivas diante do Ceilândia no Candangão

Foto: Lucas Bolzan

Duas camisas “pesadas” iniciarão, no próximo sábado (16), a disputa do mata-mata que vale não só a vaga na decisão do Candangão BRB 2024, como também o tão sonhado calendário de competições em 2025. Neste ano, as equipes terminaram empatadas em número de pontos (20) na tabela de classificação e também empataram no confronto direto, realizado no último dia 2 de março, em jogo disputado no estádio Bezerrão (1×1). A vantagem do Gato Preto sobre o Periquito somente foi decidida no quarto critério de desempate (gols marcados).

Esse critério, entretanto, poderá fazer a diferença na fase semifinal. Segundo o regulamento do Candangão, o Ceilândia ganhou o direito de jogar por dois resultados iguais para avançar à decisão do título, além de fazer o segundo confronto do mata-mata em seus domínios. Resta ao Gama vencer o rival e quebrar a vantagem obtida pelo alvinegro para buscar a tão sonhada classificação para a final. No ano passado, a dupla acabou ficando de fora das semifinais: Gama e Ceilândia se classificaram na quinta e sexta posição respectivamente na primeira fase, e viram Brasiliense, Capital, Real Brasília e Paranoá avançarem para a segunda fase.

Segundo pesquisa nos registros existentes do Campeonato Candango, Gama e Ceilândia se enfrentaram nove vezes em fases decisivas. Nos últimos 22 anos, os números são favoráveis ao Periquito, principalmente quando este último frequentava divisões nacionais, de 2002 a 2006. Ambos passaram mais de uma década sem se enfrentar, até que, em 2022, voltaram a se encontrar no quadrangular semifinal. Neste ano, o Gato Preto foi decisivo e ajudou a eliminar o rival da decisão. Ao todo foram cinco vitórias do Gama contra três do Ceilândia e um empate.

Alheios aos conflitos de datas existentes na outra chave, entre Capital e Brasiliense, Gama e Ceilândia iniciam a decisão para a final no próximo dia 16 (sábado), às 19h30, no estádio Bezerrão. O jogo de volta está marcado para ocorrer na semana seguinte (23), às 15h30, no estádio Abadião. Confira abaixo os resultados dos confrontos decisivos entre Gato Preto e Periquito em mata-matas de Campeonatos Candangos:

2002

  • * Gama 4×2 Ceilândia;
  • * Ceilândia 1×3 Gama;

2004

  • * Gama 2×2 Ceilândia (semifinal 2º turno);

2005

  • * Gama 2×3 Ceilândia;
  • * Ceilândia 1×2 Gama;

2006

  • * Gama 1×0 Ceilândia;
  • * Ceilândia 2×3 Gama;

Quadrangular Semifinal 2022

  • * Ceilândia 1×0 Gama
  • * Gama 0x1 Ceilândia

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *