Grêmio-RS estreia na Copinha com craques do DF no elenco
Neste domingo (5), um dos maiores clubes do Brasil, o Grêmio, de Porto Alegre-RS, estreia na Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha. Integrante do grupo 21 da competição, ao lado de Atlético Guaratinguetá-SP, Porto Vitória-ES e Vitória da Conquista-BA, o tricolor gaúcho conta com dois jogadores nascidos no DF em seu plantel.
Fruto de uma parceria com a escola Estilos, licenciada pelo Grêmio no DF, o time do Rio Grande do Sul vem recebendo diversos destaques do futebol candango para suas categorias de base. Entre eles, o goleiro João Victor e o meia Smiley, que defenderão as cores do Imortal na edição 2025 da Copinha.
O arqueiro brasiliense tem 18 anos (nascido em 2006) e se destacou atuando contra o time do empresário Marcos Sidney, dono da escola Estilos. Marcos, então, apresentou o atleta ao clube gaúcho. Aprovado aos 10 anos, João Victor logo assumiu a titularidade da categoria. O jovem jogador falou sobre sua expectativa para a disputa do principal torneio sub-20 do país e sonha com uma grande conquista. “Penso em fazer um bom campeonato individual e também de forma coletiva, com expectativa de título”, afirmou.
Um ano mais novo (2007), Smiley seguiu o mesmo caminho do conterrâneo. Após passagem pelo Fluminense-RJ, o meio-campista foi encaminhado por Marcos Sidney e aprovado após seu primeiro treino no Grêmio. Aos 17 anos, com passagens pela Seleção Brasileira Sub-15, Smiley já tem contrato profissional com a equipe gaúcha.
Outros destaques
A escola Estilos tem outros atletas já treinando em campos gaúchos. Atualmente, outros dois jogadores indicados pela instituição do DF compõem o elenco do Tricolor: Arthur do Carmo (2009) e Enzo (2012). Antes deles, Gabriel Maeda (2008), que também atuou pelo Goiás, e Marcus Wanbasten, este chegou a ser selecionado pela Seleção Brasileira de base aos 15 anos, também já vestiram a camisa do Grêmio.
Outro destaque do time que disputará a Copinha, apontado por muitos com um dos principais nomes do plantel, Gabriel Mec também passou pela Estilos. Carioca, o jovem atleta foi emprestado à conveniada no DF para a disputa de uma edição do Mundial IBERCUP. Recém chegado do Rio de Janeiro, não foi inscrito pelo Grêmio, mas pode ser observado, se destacou e hoje é empresariado pela família de Neymar.
As oportunidades, porém, também surgiram em outros clubes. Atletas com passagem pela Estilos estão espalhados em outros grandes centros do futebol nacional. Renan Paulino (Grêmio, Coritiba e Vila Nova-GO), Arthur Rodrigues (Athlético Paranaense) e Cristian (Fluminense) são exemplos.
Escola Estilos
A Estilos tem se destacado em diversas competições com vitórias importantes, como as obtidas no Brasileirinho, quando conquistou título frente a equipes de grandes trabalhos na base, como Vitória-BA, Audax-RJ e Boa Vista-RJ.
A licenciada Estilos, além do Grêmio, mantém parceria também com o Taguatinga. Segundo o fundador Marcos Sidney, “a parceria com o Taguatinga nos permite trabalhar com as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, oferecendo oportunidades para atletas carentes de Brasília e outras regiões. Estamos também ajudando a formar jogadores para o profissional, com destaque para os que se sobressaírem nas divisões de base.”
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.