A bola vai rolar a partir deste sábado (22) pelo Campeonato Candango BRB 2022. Depois de 12 anos, o Candangão voltará a ser disputado por dez clubes, já que quatro equipes foram rebaixadas na temporada anterior. Porém, o formato de competição acabou sendo “achatado” por conta da Copa do Mundo, que começa a partir de novembro.

Uma característica da edição deste ano será decisiva: com dois jogos por semana (quartas e sábados), a tendência de aumento lesões por esforço ou desgaste deverá ser um diferencial durante a competição, ou seja, capacidade física dos atletas poderá ser mais importante do que a técnica. A volta do público (por enquanto) aos estádios também promete trazer mais emoção aos estádios.

Dentro de campo, a renovação foi grande e deverá ser um atrativo a mais para o campeonato. Apesar de haver favoritos, o número de incógnitas por conta das novidades leva a crer que teremos um campeonato ainda mais disputado. E com o apoio do Banco Regional de Brasília, o campeonato volta a ter premiação (um milhão de reais para serem distribuídos entre os quatro melhores colocados).

O DF Sports + acompanhou de perto a pré-temporada dos clubes e trouxe para você o Guia do Candangão BRB 2022, como você pode ver abaixo:

Brasília

Terceiro maior campeão estadual do Distrito Federal com oito títulos conquistados, o tradicional Brasília Futebol Clube está de volta à primeira divisão depois de conquistar o vice-campeonato da divisão de acesso ano passado. Agora sob a gestão do empresário Flávio Simão, o time passou por mudanças dentro e fora de campo para se tornar mais competitivo e brigar pela classificação à semifinal.

O time conta com o retorno do técnico Luis Carlos Carioca, o mesmo que conseguiu a proeza de conquistar o título da primeira Copa Verde realizada em 2014. A renovação do elenco foi grande, e poucos atletas que participaram da segunda divisão permaneceram no time. Em compensação, o Colorado buscou reforços principalmente do Bagé-RS e do Olaria-RJ para qualificar o grupo. Destaque para o meia Lucas Perdomo (ex-Vasco/RJ) e o atacante Weberthy Titico, que por anos brilhou pelo Luziânia. No último amistoso que realizou, empatou com o Vila Nova-GO por 1×1.

ELENCO

  • GOLEIROS: Roger Kath (Veranópolis-RS), Luan, Gabriel Lopes (Real Brasília) e Marcos Diniz (ARUC);
  • ZAGUEIROS: Tairone (Bagé-RS), Vinícius Machado (Gama), Adilson (Olaria-RJ), Santiago e Vinycius Cardoso (Base);
  • LATERAIS: Matheus Rodrigues (Luziânia), Leandro Morais e Gabriel Oliveira;
  • VOLANTES: Dadinho, Obina (Bagé-RS) e Matheus Johnson (Bagé-RS);
  • MEIAS: Talles Cunha (Bagé-RS), Xandinho (Olaria-RJ), Gabriel Kersul, William (ARUC-DF), Lucas Perdomo (Boavista-RJ), Ian Carlos (Olaria-RJ) e Caio Oliveira (Base);
  • ATACANTES: Titico (Ceilandense), Lucas Victor, Wesley Jr., João Agrella, Wagner (Base), Erick Ignácio (Bagé-RS), Caio Hones (Olaria-RJ) e Leandro Aguiar (Rio São Paulo-RJ);
  • TÉCNICO: Luiz Carlos Carioca

Brasiliense

Campeão invicto da temporada passada, o Brasiliense acabou passando por “turbulências” durante o Brasileiro da Série D (eliminado na segunda fase) e na Copa Verde (eliminado na terceira fase). A renovação no elenco foi drástica: nada menos que 21 jogadores foram desligados do time, entre eles o lateral direito Diogo, os meias Peninha, Alan Mineiro e Didira, e os atacantes Michel Platini, Rodrigo Fumaça, Romarinho Vitor Rangel e Jorge Henrique. O volante Balotelli e o atacante Jefferson Maranhão foram emprestados para o Camboriú-SC durante o Campeonato Catarinense.

A pré-temporada foi extensa, e poucas contratações chegaram no time. O centroavante Matheus Silva (ex-Ceilândia), o lateral direito Jonathan Bocão e o veterano atacante Tiago Luís fazem parte do pacote de reforços. A efetivação do técnico Reinaldo Gueldini no cargo de treinador não fez bem ao clube, que foi mal na pré-temporada: O último amistoso do clube acabou em derrota para o Anápolis-GO por 3×1.

Para completar, o Jacaré jogará pelo menos por um mês fora de casa (o estádio Serejão está em reformas) e sem dois destaques do time: o zagueiro Gustavo Henrique e o centroavante Zé Love, que cumprem suspensão pesada do STJD e só terão condição de jogo em abril. Apesar disso, o time segue como favorito na briga pelo seu 11º título deste ano.

ELENCO

  • GOLEIROS: Edmar Sucuri, Fernandes e Matheus Brandão;
  • ZAGUEIROS: Keynan, Railon, Preto Costa, Badhuga e Gustavo Henrique;
  • LATERAIS: Peu, Weverton Goduxo, Andrezinho e Jonathan Bocão (Confiança-SE);
  • VOLANTES: Aldo, Radamés, Tharley, Dudu, Ferrugem e Liel;
  • MEIAS: Samuel, Tobinha, Aloísio, Bernardo e Zotti;
  • ATACANTES: Kesley, Luquinhas, Daniel Alagoano, Matheus Silva (Passo Fundo-RS), Tiago Luis (São Bernardo-SP), Matheus Barboza, Marcão e Zé Love.
  • TÉCNICO: Reinaldo Gueldini

Capital

A grande campanha realizada pelo Capital na primeira fase do Candangão passado não teve final feliz. A Coruja acabou sendo eliminada nas oitavas de final pelo Ceilândia no saldo de gols, obrigando o time a rever seu planejamento.

Para este ano, o Capital desponta como um forte candidato ao título. Isso porque investiu na estrutura do estádio JK, localizado no Paranoá, transformando a praça até então abandonada em sua casa. Dentro das quatro linhas, não foi diferente: apesar de perder o técnico Rogério Mancini (foi se especializar na UEFA), o time foi atrás de Vilson Tadei, técnico que foi campeão candango das últimas três temporadas.

O elenco ainda perdeu peças importantes como o volante Leandro Bulhões e os meias Cabralzinho e Felipe Cirne. Porém, o grupo foi reforçado com atletas de destaque como o zagueiro Emerson Silva, o lateral direito Felipe Tavares, o meia Judson e o atacante Rafael Grampola, todos com passagem destacada pelo rival Gama. A pré-temporada foi relativamente curta, mas foi bem nos amistosos. No último deles empatou por 1×1 com o Grêmio Anápolis-GO.

ELENCO

  • GOLEIROS: Léo Rodrigues (Esportivo-RS), Cleysson (Sem clube) e Felipe;
  • ZAGUEIROS: Juan Pablo (Guarani-MG), Emerson Silva (Juventude-RS), Wallace (Paranoá), Max Oliveira (Caucaia-CE), Igor Candiota (Nação-SC), Fabinho e Felipe Vô;
  • LATERAIS: Gabriel Arantes (Juazeirense-BA), Jair Jr.(Penarol-AM), Caio Mascarenhas (Aparecidense-GO), Estêvão (Legião), Felipe Tavares (RyuKyu-CHI) e Felipe Assis (Porto Velho-RO);
  • VOLANTES: Geovane (Castanhal-PA), Sandy (Brasiliense), Maicon e Paulo Henrique (Araus-PR);
  • MEIAS: Charles (Paranoá) e Judson (EC Santo André-SP);
  • ATACANTES: David Souza (Aparecidense-GO), Roberto Pitio (Iraty-PR), Romarinho (Brasília), Pedrinho (América-RN), Rafael Grampola (Paysandu-PA), Felipe Clemente (Uberaba-MG), Diogo e Ricardinho.
  • TÉCNICO: Vilson Tadei

Ceilândia

O Ceilândia surpreendeu em 2021. Com um elenco enxuto e poucas caras conhecidas, o Gato Preto cresceu na reta final do Candangão e acabou premiado com o vice-campeonato, perdendo apenas a final diante do Brasiliense.

Apesar de ter perdido peças importantes, como o volante Liel, o centroavante Matheus Silva (Brasiliense), os laterais Mateus Bochecha (Goiatuba-GO) e Andrezinho (Brasiliense), o time manteve a base da equipe do ano passado e buscou reforços conhecidos do futebol de Brasília. Destaque para o volante Tarta, bicampeão candango pelo Gama, o atacante Romarinho, que volta ao clube depois de anos atuando pelo Jacaré, e o meia Cabralzinho, que se destacou pelo Capital ano passado.

A pré-temporada foi tranquila, e o Gato Preto venceu quase todos os amistosos que disputou, menos o último, diante do Goianésia-GO fora de casa (derrota por 2×1). Sob a batuta do especialista em Candangão Adelson de Almeida, o time mais uma vez deverá brigar pela parte de cima da tabela.

ELENCO

  • GOLEIROS: Maycon, Henrique Marchezan (XV de Jaú-SP), Léo Unamuzaga (Gama) e Matheus Kayzer (Guanabara City-GO);
  • ZAGUEIROS: Medeiros, João Afonso (Real Brasília), Gilson (Sousa-PB) e Gabriel Vidal (Nacional de Muriaé-MG);
  • LATERAIS: China, Gleicinho (Paranoá), César (Itumbiara-GO) e Crystian (Guanabara City-GO);
  • VOLANTES: Tarta (Real Brasília), Dogão, Werick, Giovani (Guanabara City-GO) e Gabriel Henrique (Araxá-MG);
  • MEIAS: Hiwry (Araxá-MG), Cabralzinho (Cametá-PA) e Fernandinho (Brasília);
  • ATACANTES: Romarinho (Brasiliense), Romário (Brasília), Mirandinha (Brasília), Gabriel Pedra e Caíque (Gama).
  • TÉCNICO: Adelson de Almeida

Gama

A grave crise financeira que passou na temporada passada se refletiu nos resultados das competições em que o clube disputou. Eliminado nas semifinais do Candangão e na primeira fase da Copa Verde e Série D, o time com maior torcida do DF volta a ficar sem calendário nacional, e só terá o Candangão BRB 2022 pela frente esse ano.

A partir deste ano, o Periquito adotou o modelo SAF, e agora é comandado por um grupo de empresários. O time adotou modelo de teto de gastos e o elenco não possui grandes destaques. O principal deles estará no banco de reservas: o técnico Jonilson Veloso, responsável por subir e manter a Jacuipense-BA na série C até o ano passado, assumiu o time e importou boa parte do elenco. Dos atletas conhecidos apenas o meia Filipe Cirne foi o grande nome do time até o momento.

O pouco tempo de preparação não interferiu diretamente na pré-temporada. O Gama foi o único time que passou invicto pelos amistosos que disputou, inclusive o último diante do fortíssimo Atlético-GO, em Goiás, o que deixa a sua torcida sonhando com mais um título candango. A única dúvida fica por conta da capacidade financeira do time, que tem atrapalhado o futebol do clube nos últimos tempos.

ELENCO

  • GOLEIROS: Douglas Palagi (Glória-RS), Felipe Mosquete (Figueirense-SC) e Enzo;
  • ZAGUEIROS: Patrick (Artsul-RJ), Rodolfo (Caldense-MG); Hícaro Reis (Anapolina-GO), Edson (Figueirense-SC) e Rafael Ribeiro;
  • LATERAIS: Felipe Saturnino (Votuporanga-SP), Luan Andrade (Central-PE), Genilson Espeto (Colatina-ES), Weverton, Alex Santos (Tigres do Brasil-RJ), Júnior Alves e Thiago Mazega;
  • VOLANTES: Danrley Ferrugem (Rio Branco-ES), Vitor Cruz (Desportiva Ferroviária-ES), Virgílio (Osasco Audax-SP), Graxa (Tupynambás-MG), Welton (Apucarana Sports-PR), Charles Dias e Lucas;
  • MEIAS: Filipe Cirne (ABC-RN), Iago, Pedro Henrique e Lohan;
  • ATACANTES: Matheus Iacovelli (Catanduva-SP), Milla (Caxias-RS), Romarinho (Maranguape-CE), Jorge Eduardo (Osasco Audax-SP), Matheus Cruz (Jataiense-GO), Mesquita, Walmir e Bruno Romeiro.
  • TÉCNICO: Jonilson Veloso

Luziânia

Quarto colocado em 2021, o Luziânia em nada lembra o escrete azulino que foi bicampeão candango em 2014 e 2016. Sem apoio da prefeitura e sob nova direção (o empresário Armelindo Felício assumiu no final do ano passado), o time apresentou dificuldades para se estruturar dentro e fora de campo.

O Luziânia foi a última equipe a se apresentar e ainda está em montagem do elenco, que foi quase em sua totalidade renovado. As perdas foram significativas, como a do zagueiro Perivaldo, os meias Allanzinho e Dadinho, e os gêmeos Weberthy e Weverton, que acertaram com Brasília e Brasiliense respectivamente. Já os reforços são em maioria desconhecidos e alguns vindo de inatividade. O destaque do time até o momento é o atacante João Vítor “Fiapo”, ex-Grêmio Osasco-SP.

A curta pré-temporada foi mesclada entre treinos diários e amistosos diante de equipes pouco qualificadas, como o último diante do Ceilandense por 2×0. A torcida está preocupada, já que além do silêncio da atual diretoria, o time tende a passar por dificuldades durante a competição. A não ser que o grupo surpreenda, a grande preocupação do Luziânia neste ano deverá ser com o rebaixamento.

  • GOLEIROS: William (Contagem-MG) e Guilherme (Cruzeiro-DF);
  • ZAGUEIROS: Lucas Silveira (Gama), Gustavo Melo (Ceilandense), Samuel Almeida (ABD-GO) e Gérson Brener (Independente-SP);
  • LATERAIS: Rayner (União Inhumas-GO), Erik (Gama) e Ronalty (Nacional-PR)
  • VOLANTES: Felipe Pelles (Aparecida EC), André Júnior (Bela Vista-GO), e Wesley Jr (Brasília);
  • MEIAS: Gustavo Lila (Gama), Brendo (Paranoá), Diego Furtado (Galvez-AC), Arthur James (Brazlândia) e André Luis (Brasília);
  • ATACANTES: Everton (União Cacoalense-RO), Jefferson Carioca (Sobradinho), Alex Rafael (Capital), China (Araxá-MG) e João Vitor “Fiapo”(Grêmio Osasco-SP).
  • TÉCNICO: Bruno Monteiro

Paranoá

Campeão da segunda divisão ano passado, o Paranoá vem embalado para o Candangão BRB 2022. Muito diferente das outras temporadas quando o Sucuri brigava para não ser rebaixado, a meta este ano é incomodar os grandes e brigar pelo primeiro título candango.

O grupo gerido pelo empresário Kleber Moraes manteve boa parte do elenco campeão da divisão de acesso e trouxe reforços de primeira linha para a competição deste ano. Apesar de ter perdido os zagueiros Wallace (Capital) e Eduardo José (Lagarto-SE) e o meia Charles (Capital), o time manteve destaques como o volante Clécio e o goleiro Matheus Damasceno.

O time foi buscar reforços no Imperatriz-MA e trouxe nada menos que quatro atletas que passaram por lá ano passado. Dos nomes conhecidos do futebol de Brasília estão o os volantes Regino (Real Brasília) e Vandinho (Taguatinga), o meia Norton (campeão candango pelo Gama) e o veterano centroavante Michel Platini (Brasiliense).

O time teve uma pré-temporada razoável e foi bem nos amistosos. O último foi contra o Grêmio Anápolis, quando acabou derrotado pelo placar mínimo. A julgar pelo elenco, o Paranoá pode surpreender muita gente e figurar entre os semifinalistas deste ano.

ELENCO

  • GOLEIROS: Matheus Damasceno e Vavá (Casemiro de Abreu-RJ);
  • ZAGUEIROS: Bruno Brito, Welton Felipe (Brasiliense), Felipe Marcelino (Fast-AM), Samuel Haikam (Maranhão-MA), Gustavo Macapá (Imperatriz-MA) e Cocada (Goytacaz-RJ);
  • LATERAIS: Luciano Pitty (Oratório-AP), David Filipe (Imperatriz-MA) e Vitinho;
  • VOLANTES: Paulinho (Sem clube), Clécio, João Carlos, Regino (Brazlândia) e Vandinho (Cerrado-GO);
  • MEIAS: Norton (Anapolina-GO), Marquinhos Paracatu;
  • ATACANTES: Michel Platini (Brasiliense), Daniel Guerreiro, Felipe Alves (Uberaba-MG), Maldonado (Imperatriz-MA), Rafael Negreiros (Imperatriz-MA) e Johns Maranhão (Trem-AP).
  • TÉCNICO: Klésio Moraes

Santa Maria

O Santa Maria passou por maus bocados no ano passado. Mesmo assim, conseguiu pontuar e escapar do rebaixamento precoce. A meta do clube esse ano é “passar a borracha” no passado e escrever uma história de sucesso.

Tempo para se preparar não faltou, já que o time foi o primeiro a se apresentar para a pré-temporada. O elenco também passou por uma ampla renovação, e os veteranos não ficaram no time, como o lateral esquerdo Rafinha, o volante Thompson e os atacantes Wesley Brasília e Edicarlos. Os reforços mais conhecidos são o volante Fagner (Porto Velho-RO), o meia Paulinho (Goiânia-GO), o meia-atacante Watthimen (Porto Velho-RO) e o atacante Thiaguinho, que disputou a última Copa São Paulo pelo Avaí-SC.

Sob o comando do estudioso Erivaldo Silva, o time foi bem nos amistosos de preparação, mas vem de duas derrotas consecutivas para Gama e Goiás-GO nas últimas semanas. Ao que tudo indica, o Santinha deverá fazer uma campanha melhor do que a do ano passado, podendo até mesmo surpreender e brigar pelas semifinais.

  • sGOLEIROS: Júlio César (São Paulo-RS), Alisson Caíque, Johnny (Planaltina) e Matheus Telles (Bolamense);
  • ZAGUEIROS: Léo Bahia (Rio Branco-AC), Vagner Braun (Palmas-TO), João Pedro (Santa Cruz-RN) e Dedé (Unirb-BA);
  • LATERAIS: Lucas Caetano (Luverdense-MT) e Bruno Souza (Santo André-SP);
  • VOLANTES: Éder, Yuri, Kessi (Hong Kong Pegasus-CHI), Gabriel Alves (Sousa-PB), Fabrício Sobreira (Guaporé-RO), Fagner (Inhumas-GO) e Andrey Gradici (Duque de Caxias-RJ);
  • MEIAS: Paulinho (Goiânia-GO), Manu (Ceilandense), Thiaguinho (Avaí-SC) e Lucas Capixaba;
  • ATACANTES: Igor Kopke, Élber (Planaltina), Douglas Candango (Planaltina), Thiaguinho (Avaí-SC), Gabriel Marreta (União Inhumas-GO) e Rondón (Tupi-RS).
  • TÉCNICO: Erivaldo Silva

Taguatinga

O Taguatinga fez um bom Candangão ano passado e surpreendeu muita gente ao terminar a primeira fase na liderança de sua chave. Mas o time perdeu força nas etapas seguintes e acabou eliminado nas quartas de final. Este ano, o TEC irá para a sua sétima temporada na primeira divisão, mantendo a base dos últimos anos e mesclando com a “molecada” da base.

A maior novidade deste ano será o técnico Luis Carlos Prima na casamata. Experiente e vencedor como preparador físico, será a primeira vez que assume uma equipe na condição de titular. Da temporada passada, permaneceram os atletas que dão solidez na defesa, como a dupla de zaga Daniel Felipe e Jefferson, o volante Luan, o lateral esquerdo Evanilson além do atacante Itamar. Em compensação, foram embora o zagueiro Dougão, o lateral direito Denilson (Morrinhos), o meia Vandinho, e os atacantes Daniel Guerreiro (Paranoá) e Lucas Victor (Brasília).

Além de contar com os destaques do time que foi para a Copinha nesse ano, o time se reforçou com o volante Vena e os atacante Jairo Balotelli (Samambaia) e Wisman (Ceilândia). Destaque para o centroavante Wesley, vice-campeão Sub-20 pelo Taguatinga e artilheiro da equipe na competição.

O time teve uma certa demora para se apresentar, e os amistosos contra equipes locais não serviram de base sobre o quão longe o time poderá chegar. No último amistoso, o Taguatinga goleou o Madrugadão de Formosa por 4×1.

  • GOLEIROS: Lucas Diniz, Bismarck (Paranoá) e Gustavo Marinho (Sabugy-PB);
  • ZAGUEIROS: Daniel Felipe (Brazlândia), Júlio César e Jefferson (Brazlândia) ;
  • LATERAIS: Evanilson (Cerrado-GO), Aclécio e Fabrício (Paranoá);
  • VOLANTES: Luan (Brazlândia), Felipe Porfírio (Inhumas-GO) e Vena (Araucaria-PR);
  • MEIAS: Henrique, Fabrício Kanté (Rioverdense-GO) e Gabriel Ximenes (Legião);
  • ATACANTES: Itamar (Sport Sinop-MT), Wisman (Brazlândia), Matheus Rogério, Jairo Balotelli (Samambaia), Gabriel Felipe (Morrinhos-GO), Wesley e Pedrinho.
  • TÉCNICO: Luis Carlos Prima

Unaí

O Unaí vai para a sua segunda temporada seguida depois de se mudar de Paracatu e voltar para a sua “cidade natal”. O time passou por várias mudanças desde então a começar pela sua gestão: o Major Elias Andrade passou o comando do time para o irmão, Rodrigo Andrade, que mudou bastante a filosofia do clube.

Poucos atletas foram reaproveitados do time que se classificou para as quartas de final do Candangão do ano passado. Apenas o zagueiro Juninho, o volante Akin, os laterais Ézio e Gelsinho, e o atacante Brendo ficaram para a temporada 2022. A nova direção apostou em fazer uma seleção de atletas que disputaram a segunda divisão do Campeonato Mineiro, principalmente da SE Patrocinense. Destaque para o “esquentadinho” meia Diego Nogueira, que tem boa qualidade no passe e finalização, demonstrados na sua passagem pelo Paracatu.

Apesar do bom tempo de preparação, com direito à concentração em Urucuia-MG, o time não foi bem nos amistosos o que acarretou na saída precoce do técnico Christian Ramos. Guiba chegou e teve pouco tempo para conhecer seu elenco. Para completar, o último amistoso acabou cancelado por conta de casos de covid no time. Usando seu alçapão como arma (estádio Urbano Adjuto), o Unaí pode oscilar durante o Campeonato, mas não deve correr riscos de rebaixamento.

ELENCO

  • GOLEIROS: Edson (Bela Vista-GO), Victor Hugo (Atl. Três Corações-MG) e Luiz Miguel (Betim-MG);
  • ZAGUEIROS: Juninho (Patrocinense-MG), Pedro Túlio (SE Patrocinense-MG), Vinícius Belo Vale (Atl. Três Corações-MG) e Wagner Iguatu (Aparecida-GO);
  • LATERAIS: Ézio (União Luziense-MG) e Gelsinho (Guarani-MG);
  • VOLANTES: Madson (Itumbiara-GO), Akin, Gabriel Almeida (SE Patrocinense-MG), Micael (SE Patrocinense-MG) e Kennedy (Atl. Três Corações-MG);
  • MEIAS: Diogo Peixoto (Ypiranga-PE), Gabriel Vinícius (SE Patrocinense-MG), Felipinho (Zejtun Corinthians-MAL), Davidson (Tuss Russingen-ALE), Matheus Rezende (Atl. Três Corações-MG) e Diego Nogueira (Guaporé-RO)
  • ATACANTES: Matheus Faleiro (SE Patrocinense-MG), João de Deus (Carlos Renaux-SC), Marcus Vinícius (ABD-GO), Lucas Arinos, Pedrinho (Gama), Júlio Rangel (Poços de Caldas-MG) e Brendon (Guarani-MG).
  • TÉCNICO: Guiba

Jogos da 1ª rodada

  • Ceilândia x Gama (15h30 de sábado, no Abadião);
  • Capital x Taguatinga (15h30 de sábado, no JK);
  • Brasiliense x Paranoá (15h30 de domingo, no Abadião);
  • Luziânia x Brasília (15h30 de domingo, no Serra do Lago);
  • Unaí x Santa Maria (15h30 de domingo, no Urbano Adjuto).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *