Num país que tão pouco se dedica à preservar a sua história, uma iniciativa do Historiador José Egídio Pereira Lima chamou a atenção. Neste próximo domingo (16), será lançado pela editora Thesaurus o livro contendo a história da fundação da Associação Atlética Luziânia, um dos mais antigos do Brasil.
Em função da falta de apoio, o livro, que tem cerca de 750 paginas, será dividido em quatro volumes. O primeiro deles possui 191 páginas e relata o inicio do futebol em Goiás e a chegada a Luziânia através do mineiro Manoel Gonçalves da Cruz. Compreendendo o período de 1926 a 1968.
José Egídio Pereira Lima iniciou, em 2002, a fazer um levantamento sobre a história da Associação Atlética Luziânia, a pedido do então Diretor de Marketing do clube, Euller Marra.
Foi descobrindo, através do acervo do historiador Gelmires Reis, a real história do Luziânia desde o ano de 1926, quando a cidade era conhecida por Santa Luzia e o time Associação Atlética Luziana. Pôde conferir a rivalidade com as vizinhas cidades de Planaltina, Formosa, Cristalina e Vianópolis.
Com a mudança da capital do País para Brasília, acompanhou o ingresso do Luziânia no futebol brasiliense. O surgimento do craque Toco nos anos 60 e o vice campeonato brasiliense em 1966. A construção do patrimônio do Luziânia com o revolucionário dirigente Francisco das Chagas Rocha, que construiu um estádio para o clube criou o quadro de sócios e muito mais.
Ao preço único de R$ 49,90, o primeiro volume da história do A.A. Luziânia estará disponível para ser adquirido em evento a ser realizado neste domingo à partir das 10 horas da manhã, na Rua Santíssimo Sacramento, nº 106 – Centro – Luziânia-GO. A tiragem inicial é de 200 exemplares.
Contatos:
Com o autor, pela página https://www.facebook.com/pereira.pereiralima
Ou pelo celular: (61) 99972-9520
Ou pelo e-mail egidiod2@yahoo.com.br
Ou, ainda pelo whats app: (61) 99641 -1031.
Por Marcelo Gonçalo