Após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), declarar a reabertura do comércio na capital no próximo dia 3 de maio, criou-se uma expectativa entre os clubes do futebol local acerca da retomada do Campeonato Candango. O torneio foi paralisado no fim da primeira fase, com a última rodada sendo realizada de portões fechados.

Sobre o panorama em relação aos torneios do DF, no entanto, Ibaneis sinalizou que há um problema de âmbito nacional, afirmou que Brasília não tem grandes clubes de futebol e não deu garantia de que as competições retornem ainda neste ano.

“A gente tem uma dificuldade muito grande porque Brasília não tem grandes clubes. Através da Secretaria de Esporte, a gente vem discutindo com alguns clubes algumas maneiras para subsidiá-los, mas é muito difícil porque não há garantia nenhuma. São setores que não têm sequer público posterior e nem sabem se vão voltar a funcionar esse ano”, declarou o governador, em entrevista ao Jornal de Brasília.

Para o chefe do Executivo local, o esporte no Brasil passará por “uma crise muito grande por um bom tempo”. “Como é que vai ser o futebol nacional? Eu tenho conversado com os dirigentes da CBF, e eles também não têm previsibilidade. Eles estão com um problema muito mais sério que o nosso, já que eles têm equipes que estavam muito bem estruturadas e que têm folhas de pagamento enormes”, comentou Ibaneis.

“A situação do esporte no Brasil vai passar por uma crise muito grande por um bom tempo.”

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

Cenário local

O Candangão está paralisado há 39 dias e não há uma previsão oficial de retorno. A paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus também põe em xeque a Segunda Divisão, prevista para o segundo semestre.

Além dos dois torneios, os clubes locais que disputam competições nacionais também esperam definições junto às confederações. É o caso de Minas Brasília (Brasileirão Feminino A1), Real Brasília (Brasileirão Feminino A2), Brasília Futsal, Cerrado Basquete, Universo/Brasília e Brasília Vôlei/Upis.

Também cabe citar Brasiliense e Gama, que disputarão a Série D em busca do retorno ao cenário nacional, bem como os diversos atletas de esportes individuais que estão com as atividades paralisadas.

Coronavírus

Segundo os dados mais recentes do GDF, divulgados nesta terça-feira (21), 872 pessoas foram confirmadas com a covid-19, com 24 mortes. No Brasil, já são mais de 39 mil casos, com 2.484 mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *