Irmãos do DF fazem rifa para ir à Copa do Brasil de Karatê
Os irmãos Marcos Vinícius e Maria Eduarda começaram cedo no karatê, quando ainda estavam no Jardim de Infância. O que antes era apenas uma diversão, acabou virando um sonho de vida, e desde 2012, eles entram nos tatames para competir.
Agora, esse sonho ganha uma nova etapa: depois de cumprir uma série de requisitos, participando de diferentes circuitos que valem para o somatório do ranking da modalidade e também se filiando à Federação, eles agora têm a chance de participar da Copa do Brasil de Karatê, que vai acontecer em Natal-RN, em junho.
Porém, sem patrocínio, o sonho ficou mais difícil de ser realizado. Apesar de terem o apoio do Compete Brasília, programa da Secretaria de Esportes do DF, que vai arcar com o valor das passagens até o Rio Grande do Norte, as despesas ainda são grandes. Segundo Valéria, mãe dos atletas, o dinheiro arrecadado pela rifa servirá para pagar as inscrições, o hotel, a alimentação, os kimonos e também o transporte entre ginásio e hotel.
Para isso, a solução encontrada foi a de realizar uma rifa, que custa R$ 5 e terá como prêmio R$ 500. Os interessados poderão enviar o Pix para o número 61981972676, no nome de Maria Eduarda, e depois enviar por WhatsApp o comprovante para o mesmo número, que eles enviarão o cupom da rifa.
Marcos Vinícius, hoje com 19 anos, é faixa preta 2º dan (grau), enquanto Maria Eduarda, de 17 anos, é faixa preta 1º dan.
O Karatê é dividido por faixa etária, graduação (cor da faixa) e peso. Dependendo da competição, a altura pode ser levada em conta também.
Os irmãos disputam o Karatê Kata, onde não há contato físico. Em competições, cinco juízes atribuem pontos ao atleta de acordo com o seu desempenho, com base na execução correta e na velocidade dos movimentos, que são pré-determinados. O intuito é mostrar força, equilíbrio e controle corporal, remetendo a uma luta real.
Quanto às expectativas para a competição em Natal, em conversa com o DF Esportes, os irmãos falaram ser as melhores possíveis. “O treinamento está forte, temos duas competições antes para ajudar. O pensamento é ter foco para aparecer entre os melhores da categoria, com a visão sempre no 1º lugar”.
Essas duas competições que eles falaram acontecem ainda neste mês. Depois da Páscoa, eles vão para Goiânia participar do Campeonato Goiano. E, no final de abril, acontece aqui o Campeonato Brasiliense.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.
Agradecemos muito pelo apoio e atenção. Um forte abraço.
Faça sua história, acredite nela, tenha fé e coragem para fazer de seus sonhos a realidade. Não coloque limites em seus sonhos. Coloque fé.
Acredite, tudo aquilo que se faz, ou busque, com amor, fé e coragem, se realiza.
Boa sorte nessa caminhada de vitórias.