Já desclassificado, Brasiliense vence na despedida da Copinha
Por Guilherme Viana
O Brasiliense realizou a sua última partida na Copa São Paulo de Futebol Júnior na tarde desta quinta-feira (9). Sem chances de classificação para a segunda fase, o Jacaré enfrentou o Água Santa-SP no estádio Alonso Carvalho Braga, em Tupã, para cumprir tabela e buscar os três únicos pontos dentro da competição. E a vitória veio por 4 x 2. Diego Xavier, Landim e Pedro Ryan (2x) foram os responsáveis pelo êxito no adeus ao torneio.
O jogo
As duas equipes entraram em campo com objetivos completamente diferentes. Enquanto o Água Santa buscava se classificar em primeiro lugar no Grupo 9, o Brasiliense entrou para cumprir tabela, porque já tinha sido eliminado da competição precocemente, com duas derrotas nas primeiras partidas, para o Tupã-SP (equipe da casa) e o CRB-AL.
O jogo mal começou e, logo aos três minutos, o time paulista conseguiu um escanteio. A cobrança teve jogada ensaiada. Breno Liborge bateu curto, recebeu a bola rapidamente de volta do seu companheiro e mandou um cruzamento milimétrico para Renato que, bem posicionado, cabeceou com força e fez um belo gol para abrir o placar para o clube de Diadema.
A partir daí a partida pegou fogo e, logo em seguida, em uma falta perto da meia-lua, o capitão do Brasiliense, o meia Kersul, cobrou bem e com inteligência, no contrapé do goleiro Kauã Dias. Assim, por pouco ele não empatou o jogo, mas a bola parou na trave.
Com 18 minutos, o atacante Montanha partiu em velocidade com a bola desde o campo de defesa e atravessou o campo, passando por pelo menos três jogadores adversários, fazendo o uso da força e velocidade. Ele chegou na linha de fundo, deu o passe para Diego Xavier. Com a marcação se aproximando, ele driblou o zagueiro e chapou no canto para fazer o gol de empate do Brasiliense.
Como no primeiro tempo, logo no início saiu um gol para atear fogo na partida, mas dessa vez foi a virada do elenco candango. O lance veio aos seis minutos, em boa jogada do lateral Dharllyson, que levou para a linha de fundo e achou o companheiro Landim entrando na área. O mesmo dominou, ajustou a passada e bateu firme e rasteiro para matar o goleiro do Netuno, que dessa vez não teve chances de defesa.
Com 14 minutos de cronômetro rodado na etapa final o Água Santa voltou a igualar o marcador. Nicolas Viana, que tinha acabado de entrar, aproveitou a bola na área e tratou de empurrar com o peito do pé para o fundo das redes e fazer 2 x 2. O jogo continuou frenético. Pedro Ryan, que também acabara de adentrar o campo, recebeu uma bola de costas para o gol, na entrada da área, girou e acertou um chute colocado perfeito para colocar o Brasiliense na frente outra vez.
Após uma troca de ataques intensa entre os times, o Água Santa teve a chance de voltar a empatar, mas não aproveitou. O Brasiliense, no entanto, não desperdiçou. Landim, que entrou muito bem na partida, pressionou o goleiro do time paulista. Kauan Dias vacilou e entregou a bola nos pés do jogador amarelo. Ele aproveitou e protagonizou novo lance bonito na partida, encobrindo o arqueiro e saindo para a comemoração com seus companheiros: 4 x 2.
Nos últimos minutos o comando do duelo ficou com os paulistas, que buscavam a todo custo empatar e cravar a sua classificação em primeiro lugar, mas não conseguiram alcançar o objetivo. Assim o Brasiliense encerra sua participação na Copinha 2025, com uma vitória bem construída e com um bom futebol mostrado em campo.
Ficha técnica
ÁGUA SANTA-SP 2 X 4 BRASILIENSE
Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2025, 1ª fase (3ª rodada)
Estádio Alonso Carvalho Braga, São Paulo-SP, 09/01/2025, 13 horas
Árbitro: Jean Maicon Colombo
Assistente 1: Ricardo Busette
Assistente 2: Edilson David Neves
4º Árbitro: João Cezar Ruas da Silva
Água Santa
Kauan Dias; Torão, Faccim (Thiago), Nicolas Alemão e Breno Liborge; Ygor Ortega (Nicolas Viana), Kássio e Renato (Jajá); Kaleu (Arapiraca), Pedro Barrocas (Ryan Santos) e Enzo Camelo
Técnico: Marcelinho Paulista
Gols: Renato (3’ – 1º T) e Nicolas Viana (14’ – 2º T)
Cartão amarelo: Kássio
Cartão vermelho: não houve
Brasiliense
Hudson; Dharllyson, Carmino, Shinaider e Hugo F.; Dawis (Toró), Lorhan (Lucena) e Kersul (Landim); Montanha (Isaac), Diego Xavier (Arthurzinho) e João Marcelo (Pedro Ryan).
Técnico: Gabriel Teixeira
Gols: Diego Xavier (18’ – 1º T), Landim (6’ – 2º T) e Pedro Ryan (20’ e 29’ – 2º T)
Cartão amarelo: Carmino
Cartão vermelho: não houve
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.