Judoca do DF conquista Pan-Americano e sonha com Paris 2024
A capital federal, que já revelou a campeã olímpica Ketleyn Quadros, vem revelando novos talentos na nova geração. Um dos grandes nomes da modalidade é Matheus Takaki, que no último final de semana conquistou o título mais importante da sua curta carreira, o Pan-Americano e Oceania, que foi disputado em Calgary, no Canadá.
O jovem de apenas 23 anos, que compete na categoria de até 60kg, começou no esporte por influência de seu avô, que é nascido no Japão. Hoje, Matheus mora no Rio Grande do Sul, onde atua pelo SOGIPA, clube de Porto Alegre. Mas, foi com o professor Robert Marques que Takaki começou a treinar. O lutador de origem japonesa treinou por muitos anos na Academia Espaço Marques, em Taguatinga, antes de ir para Porto Alegre.
Matheus vem fazendo história e já possui alguns títulos no seu currículo. O judoca é pentacampeão brasileiro, tendo conquistado o primeiro título aos 17 anos, campeão sul-americano, e já foi vice-campeão mundial.
Maior título da carreira
O Pan-Americano e Oceania foi a maior conquista do jovem judoca, segundo ele mesmo, que já conta com algumas medalhas de ouro na sua coleção. “Esse foi o meu maior título se tratando de expressão internacional”.
A trajetória até à medalha de ouro da categoria 60kg não foi fácil. Matheus relembrou os dois combates que antecederam a final e também falou sobre a finalíssima, quando acabou enfrentando um australiano e garantiu o título.
Foram lutas duras até conquistar esse título, comecei na competição vencendo um atleta do México por ippon. Minha segunda luta foi contra um adversário que teve bons resultados em competições da Pan America. No final do tempo regulamentar, consegui projetar o adversário de Wazari e imobilizar até conseguir vencer o combate. Já a final foi uma luta de resistência, logo no início do combate joguei o adversário da Austrália de Wazari e tive que segurar esse placar até o final dos 4 minutos de luta… consegui manter um ritmo muito alto de golpes na frente e, com isso, forcei o adversário a tomar punições e sair vitorioso do combate!
Sonho olímpico
Esse título deixa o atleta muito bem ranqueado para disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O brasiliense esteve presente em Tóquio 2020 como equipe de apoio da Seleção Brasileira, mas almeja dessa vez estar na equipe principal. Takaki falou um pouco dessa ansiedade e que já amanheceu o dia atualizando a sua posição na classificação.
Hoje, quando acordei, a primeira coisa que fiz foi checar se já tinham atualizado o ranqueamento olímpico para Paris. E, com esse resultado, eu entro na Zona “Verde”, ou seja, entro na lista de classificados. Claro que agora tenho que manter os bons resultados em competições internacionais para melhorar minha colocação no ranking, mas esse resultado me aproxima de realizar esse objetivo de lutar as Olimpíadas de Paris…
Faltando menos de um ano para Paris, o atleta seguirá se preparando para os próximos desafios, que ainda não possuem datas definidas.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.
Esse garoto é fera! Tenho certeza de que irá para Paris.
Oss.