O Bolamense irá participar pela primeira vez do Campeonato Candango de Juniores. A equipe afro que debutou nesta temporada na primeira divisão de Brasília fez uma campanha segura, e por muito pouco não se classifica para as quartas de final do Candangão. Para o Campeonato de Juniores, o pensamento é similar ao dos profissionais: trabalhar sem alarde e surpreender.
O time de Juniores do Bolamense foi montado a partir do Projeto Social Olympikus, uma iniciativa que começou no ano de 2009 em Valparaiso de Goiás para crianças carentes. Hoje o projeto atende mais de 80 jovens, utilizando o futebol como arma contra a criminalidade. Com o tempo, o projeto ganhou forma e hoje dedica parte do tempo a preparar atletas de base para clubes de futebol do DF e de outros estados.
Quem está à frente da equipe é o técnico Manoel Oliveira, que inclusive é um dos responsável pelo Projeto Olympikus. Manoel possui em sua Comissão Técnica Augusto Duquinha (Auxiliar Técnico), Ulisses Leal (Preparador Físico), Domingos Souza (Preparador de Goleiros), Renato Gonçalves (Massagista) e Ediel Lima (Mordomo). O time ganhou apoio recente da Prefeitura Municipal de Águas Lindas por meio do prefeito Hildo do Candango, Supermercado Candango, Água Mineral Seiva e Arte Aluminox.
Os trabalhos exclusivos de preparação da equipe para o Campeonato Candango começaram há 25 dias. O grupo composto por 32 atletas nascidos entre 1999 a 2002 realiza treinamentos 4 vezes por semana no período noturno em dois locais na cidade de Águas Lindas de Goiás: campo do Guairão e em um espaço no centro da cidade. A grande maioria dos atletas é da cidade de Águas Lindas.
O técnico Manoel Oliveira afirmou ao DF Sports que apesar das dificuldades acredita que têm condições de fazer um bom campeonato: “Tivemos algumas dificuldades para montar o elenco porque viemos de um projeto que não tinha uma grande estrutura. Mas a gente vem trabalhando duro, dando atenção para cada atleta para ver onde ele se encaixa. É lógico que vamos respeitar os adversários, mas acho que a gente vai fazer um belo campeonato” disse.
Manoel sonha em levar sua equipe à final do Campeonato, mas disse que gosta de trabalhar com pequenos objetivos para chegar ao resultado final: “É lógico que se a gente não falar que deseja chegar numa final ou semifinal, ser campeão e ganhar uma vaga na Copa São Paulo, eu seria hipócrita. Não vou dizer que vamos diretamente ser campeões, ou conquistar a vaga na Taça São Paulo, porque a forma que eu trabalho é assim, passo a passo. Agora é buscar primeiramente a classificação dentro na nossa chave. (Revelar atletas) é um dos nossos objetivos também, da equipe do Bolamense que tem essa filosofia de trabalho hoje. A gente vai trabalhar em cima disso hoje, a Diretoria, o Presidente do clube já passou a forma que a gente vai trabalhar”.
O Bolamense estréia no Campeonato Candango diante do Legião. A partida está marcada para ocorrer no dia 31 de Maio às 15:30 no estádio Abadião em Ceilândia.
Por Marcelo Gonçalo
Desculpe-me o redator da matéria, mas não é a primeira vez que o Bolamense disputará o campeonato de juniores…disputou também em 2015.