Legião se reinventa para a disputa do Candanguinho Sub-20

Foto: Marcelo Gonçalo/DF Esportes

Vice-campeão do Campeonato Candango de Juniores de 2020, o Legião tinha um planejamento de chegar forte e brigar por uma das vagas da Copa São Paulo deste ano. Mas as coisas não aconteceram como esperado. No início desta temporada, o Leão Branco contratou o técnico Guido Beltrão para a disputa da Copa Novos Talentos, competição que antecede o Candanguinho e serve de “termômetro” para o estadual Sub-20. Mas a eliminação nos pênaltis para o GE Brazlândia na segunda fase fase ligou o sinal de alerta na Diretoria, que decidiu que era a hora de trocar de treinador.

Guido Beltrão deixou o comando do Legião para a chegada de um velho conhecido: Marcus Vinícius, que esteve no Leão Branco na temporada passada e foi repatriado, e o elenco passou por uma reavaliação. Alguns atletas foram afastados para dar lugar a outros, a fim de dar mais qualidade ao time. Os dirigentes também investiram forte na estrutura e inauguraram este ano o seu novo Centro de Treinamento, localizado em uma área de mais de dois mil metros quadrados no CAUB, próximo ao Riacho Fundo. O CT compreende três campos oficiais de grama natural, caixa de areia, lanchonete, e está construindo um vestiário para ser utilizado pelos atletas. Hoje a equipe possui três categorias em treinamento no espaço para competições oficiais: Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

Novo técnico do Legião, Marcus Vinícius tem a incumbência de remontar o Legião para a temporada 2023. Foto: Marcelo Gonçalo/DF Esportes

Com apenas quatro dias de trabalho, o novo técnico do Legião falou ao DF Esportes sobre o seu retorno ao comando do time, como retomar o bom futebol e também a reconstrução da equipe para o Campeonato Candango de Juniores: “O retorno ele vem depois de três meses, estava no comando do time até janeiro. É um retorno mais de construção, né? O time costumava ir muito bem na (Copa) Novos Talentos, um campeonato de pré-temporada. Esse ano o campeonato não foi muito bom pra gente, então estou retornando agora. O Legião tem sempre uma ideia de formar (jogadores). Pra gente, a temporada tem 365 dias. A maioria do time aqui é 2005, primeira idade, já era a base do time que jogou com a gente no ARUC (parceria), boa parte também jogou a Segunda Divisão comigo ano passado. É um trabalho de reconstrução e, ao mesmo tempo, de continuidade para estes garotos. O objetivo do Legião é preparar e espalhar estes jogadores nos grandes centros do futebol brasileiro. O tempo é muito curto, duas semanas e meia apenas de preparação, mas 85% destes jogadores já trabalhou comigo, então acaba que fica muito fácil. De segunda-feira pra cá, a evolução já foi boa, muitos atletas estão chegando em avaliação, alguns de Brasília, outros de fora” disse.

Segundo o treinador, a meta é já entrar com este elenco na Segunda Divisão deste ano, prevista para agosto, e assim acelerar o processo de formação dos atletas. Hoje, o clube conta com 22 atletas certos para a competição, que será acrescida de atletas em avaliação. Dois destaques do time estão em avaliação no Athletico-PR e não poderão, por enquanto, reforçar o clube na competição. Não está descartada também a utilização de atletas de outras categorias para serem incorporadas ao elenco do Sub-20. Importante também a colaboração de diversas escolinhas de futebol do DF e Entorno, que cederam vários atletas para somar ao projeto: “Gostaria de agradecer às escolinhas de futebol da região por acreditarem no projeto do Legião e cederem alguns de seus jogadores. Isso só fortalece o clube e também dá a oportunidade para eles seguirem na carreira”, disse o Gerente de Futebol, Leandro Penharol, muito conhecido por seu trabalho no futebol amador do Entorno.

Realista, o novo técnico do Legião acredita que esta próxima edição do estadual Sub-20 promete ser uma das mais difíceis dos últimos anos, e que, devido à recente mudança de rumos, descredencia o Legião como um dos postulantes ao título. Mas promete que o Leão não deixará de ser competitivo:

Para mim, promete ser um dos melhores campeonatos dos últimos tempos. A gente tem o retorno de algumas equipes importantes, que ano passado não estavam, como o Brasiliense, o Capital, a vinda do Canaã também… então, a expectativa era que tivéssemos até mais equipes. Acabou ficando com o mesmo número do ano passado (18), mas com uma competitividade ainda maior. Temos consciência de que o nosso grupo é muito difícil, apesar de recentemente termos chegado na decisão, hoje eu não nos considero como um dos favoritos, principalmente nesse grupo que tem o Real Brasília, que já foi campeão candango, o Capital, que tem uma boa estrutura, o Paranoá também vem muito forte, base do time campeão do ano passado, o próprio Gama e Planaltina, que são equipes muito fortes… acho que a gente precisa focar primeiro na classificação, pés no chão. Resultado a gente quer bastante, já que é isso que move o futebol, mas também priorizar o jogo vistoso, apresentar ideias, até porque a gente está com o advento de plataformas como a Eleven e tudo mais. Os jogos são vistos, esse ano vai ter muita gente assistindo, então é apresentar um jogo bonito para quem está assistindo também. Se der pra conciliar com o resultado, melhor ainda”
Marcus Vinícius

O Legião está no grupo B do Campeonato Candango Sub-20, ao lado de Gama, Capital, GE Brazlândia, SESP Samambaense, Real Brasília, Paranoá, Planaltina e Santa Maria. A estreia do Leão Branco está marcada para ocorrer no dia 13 de maio, diante do Santa Maria, na condição de mandante. Confira abaixo o elenco e comissão técnica do Legião para o Candanguinho:

ELENCO

  • GOLEIROS: Bruno, Cauã e Davi;
  • ZAGUEIROS: Matheus Mendes, Gabriel* e Jorge*;
  • LATERAIS: Heitor, Yan, Cauã, Leyandro, Davi, Lucas Martins* e Matheus Henrique*;
  • VOLANTES: Regiano, Igor Samuel, Jhuan Pablo, André Ailton, Renan* e Wellington*;
  • MEIAS: Matheus Nunes, Romualdo Jr., Moabe, Brayan* e Lenon*;
  • ATACANTES: Carlos Henrique, Maurício Júnio, Felipe Cavalcante, Rhuan Roger, João Victor*, Bruno Maia*, Luan* e Vinícius*.

    *Atletas em avaliação

COMISSÃO TÉCNICA

  • TÉCNICO: Marcus Vinícius;
  • AUXILIAR TÉCNICO: Lucas Pablo;
  • PREPARADOR FÍSICO: Matheus Kuntz;
  • PREPARADOR DE GOLEIROS: Ronnie Cleiton;
  • MORDOMO: Apolinário;
  • GERENTE DE FUTEBOL: Leandro Penharol.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *