Neste início de 2019, a arbitragem do Brasil teve várias indicações para o quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA). E entre essas vagas na casa maior da modalidade no Mundo, está uma integrante da CDAF – Comissão Distrital de Árbitros de Futebol. A assistente Leila Naiara Moreira Cruz, de 30 anos, reside em Luziânia, está formada desde 2013 e atua no DF e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ela é uma das quatro representantes do feminino no país na entidade máxima da futebol.
Na noite desta terça-feira (15), enquanto todos os outros árbitros e assistentes, juntamente da própria Leila, participavam da pré-temporada de 2019, ela recebeu a maior honra para um profissional que atua na área de arbitragem: o escudo da FIFA. Ela recebeu o distintivo das mãos do presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, conterrâneo da árbitra.
Para tal mérito, estiveram presentes na mesa, Rodrigo Raposo, representando todos os árbitros do DF; Raimundo Lopo, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do DF (SAF/DF), o próprio Daniel Vasconcelos, presidente FFDF; Geufran Oliveira, presidente da CDAF; Dr. Alberto Góes, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do DF (TJD/DF); Wilde Cambão, deputado estadual de Goiás; além de Weber Magalhães, presidente da Sociedade Esportiva do Gama e que representou todos os clubes da capital. O diretor da FFDF, Márcio Coutinho, também prestigiou o evento.
Ao receber o distintivo, Leila Cruz, como é mais conhecida no meio, demonstrou completo carinho e respeito por todos os presentes. Em seu discurso, ela deixou clara a sua satisfação e gratidão. “Sei que quando eu colocar esse escudo no peito, não vou estar realizando uma luta apenas minha, mas de todos aqui. Não serei a Leila na FIFA, serei todos os árbitros do DF. Não cheguei sozinha, tive a ajuda e apoio de todos”, agradeceu.
Histórico
Desde que se formou, em 2013, Leila Cruz foi escolhida a melhor assistente do Campeonato do DF por duas vezes: 2015 e 2017. Além disso, foi a escolhida para integrar a arbitragem do Torneio Internacional de Futebol Feminino de Brasília. Em 2015 também ingressou na CBF, de onde jamais saiu, até os dias atuais. Ela é a primeira árbitra assistente de Brasília a ingressar na FIFA.
Estreias
Campeonato do DF: Brasília x Formosa, em 18/01/2014;
CBF: Luverdense-MT x Mogi Mirim-SP, em 27/12/2015.