Leoas reagem no segundo tempo e fecham série A1 com empate

Foto: Júlio César Silva

O Real Brasília fica na primeira divisão em 2024. A confirmação da permanência veio após o resultado obtido na última rodada da primeira fase realizada na tarde desta segunda-feira (12), com o empate por 1×1 diante do Cruzeiro-MG no estádio Defelê. O resultado também foi bom para as Cabulosas, que conseguiram a última vaga para a segunda fase.

Com o empate, as Leoas garantiram mais um ponto na classificação, ficando à frente de Atlético-MG e Bahia-BA na 11ª posição. Bahia-BA inclusive foi a quarta equipe rebaixada para a Série A2 de 2024, após ser goleada em casa pelo placar de 5×1, fazendo assim companhia a Athlético-PR, Real Ariquemes-RO e Ceará-CE. Curiosamente, estes foram os quatro promovidos da Série A2 do ano passado. Estes darão lugar a Botafogo-RJ, Fluminense-RJ, América-MG e Red Bull Bragantino-SP, que já garantiram o acesso à Série A1 em 2024.

Primeiro tempo

Disposto a garantir a classificação para a próxima fase, o Cruzeiro iniciou melhor o jogo, com mais posse de bola e assustando em jogadas de bola parada. Com apenas cinco minutos de bola rolando, quase nasceu o primeiro gol das Cabulosas. Byanca Brasil bateu falta pela direita na área e Vitória Calhau cabeceou na trave direita de Dida. Aos 17′, Byanca Brasil bateu falta direto, desta vez carimbando o travessão.

Aos 21 minutos, novo cruzamento de bola na área e Carol Baiana, de cabeça, mandou no canto direito, mas Dida defendeu. Somente no minuto seguinte o Real Brasília chutou pela primeira vez ao gol adversário: Gaby Soares fez o passe para Nenê, que viu a goleira Kemelli adiantada e tentou encobri-la, mas o chute foi muito forte e saiu por cima da trave.

O Real Brasília teve a melhor oportunidade de abrir o placar aos 37 minutos. Maiara tocou na medida para Gaby Soares pela direita. A habilidosa meia invadiu a área e foi derrubada por Vitória Calhau, e o árbitro marcou pênalti. Maiara foi para a cobrança, mas Kemelli defendeu. E como diz o ditado “quem não faz, leva”, o castigo das Leoas viria aos 40 minutos. Byanca Brasil bateu falta, a defesa tirou mal e Mari Pires, na linha da grande área, chutou no canto de Dida.

Segundo tempo

Se o primeiro tempo foi do Cruzeiro, na etapa complementar só deu Real Brasília. As Leoas dominaram as adversárias e já deixaram claro que iriam reagir no primeiro minuto de bola rolando. A meia Gaby Soares recebeu passe pela esquerda, puxou para o meio e soltou uma bomba de fora da área, e a bola caprichosamente explodiu no travessão e saiu. A resposta do Cruzeiro veio três minutos mais tarde, quando Byanca Brasil viu Dida adiantada e chutou de fora da área, mas a goleira das Leoas se recuperou e fez a defesa.

Aos 15 minutos, o gol de empate do Real Brasília não saiu por detalhes. Marcela Guedes viu Gaby Soares na pequena área e deu o passe. A meia tentou repassar a bola de calcanhar para Carol Gomes, mas a zaga fez o corte preciso. Mas, aos 34′, as Leoas finalmente conseguiram empatar a partida. Gaby Soares, destaque do jogo, fez jogada de linha de fundo, cruzou na área, Carol Gomes tocou de letra e deixou Ju Oliveira livre para bater e empatar a partida.

O Real Brasília seguiu o ritmo em busca do segundo gol, que seria o da virada, mas o Cruzeiro se fechou bem na marcação e o jogo terminou empatado. Com o final de sua participação no Brasileirão, o Real Brasília mira agora o Campeonato Estadual, onde é o atual campeão. O Candangão Feminino está previsto para ter início no dia 30 de setembro.

Ficha técnica

REAL BRASÍLIA 1 X 1 CRUZEIRO-MG

Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, primeira fase, 15ª rodada
Estádio Ciro Machado (Defelê), Vila Planalto-DF, 12/06, 15h

Público: Não Informado
Renda: Não Informado

Árbitro: Marcello Rudá
Assistente 1: Kléber Alves
Assistente 2: David Sousa
4º árbitro: Matheus Moraes
Analista de Campo: Rodrigo Paulino

REAL BRASÍLIA

Dida; Isabela Melo (Natasha Rosas), Petra Cabrera e Rafa Soares; Maiara, Sassá (Ju Oliveira), Gaby Soares (Raiza) e Carol Gomes; Maria Dias (Marcela Guedes), Dani Silva e Nenê
Técnica: Camilla Orlando

Gols: Ju Oliveira (34′ – 2ºT)
Cartões amarelos: Sassá, Camilla Orlando e Maiara
Cartões vermelhos: Não houve

CRUZEIRO-MG

Kemelli; Isa Fernandes, Vitória Calhau, Camila Ambrózio e Ana Clara (Arrieta); Mari Pires (Carolzinha), Marília (Janaína), Vanessinha (Larissa Vasconcelos) e Byanca Brasil; Carol Baiana (Luaninha) e Fernanda Tipa
Técnico: Felipe Teixeira

Gols: Mari Pires (40′ – 1ºT)
Cartões amarelos: Carolzinha, Vitória Calhau e Luaninha
Cartões vermelhos: Não houve

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *