Liderança de assistências do Candangão termina em empate triplo
O Candangão 2023 teve muitos gols, sendo 135 marcados em 51 jogos. Desse número, 90 gols surgiram a partir de assistências, ou seja, 66,6% deles. Uma estatística que mostra, em parte, que a competição contou com jogadas bem trabalhadas pelas equipes.
Outro número a se destacar é o de quantos jogadores diferentes assistiram seus companheiros antes de balançarem as redes. O total final foi de 62, com três empatados na liderança e quatro na vice-liderança. Com dois passes, 10 atletas ficaram empatados e 46 deram apenas um passe para gol.
Garçons do campeonato
Desde a última atualização da estatística, Manoel e Cabralzinho se mantiveram na ponta. Porém, um novo nome entrou para dividir a liderança do quesito. O meia Zotti, que até a 7ª rodada tinha apenas uma assistência, acabou subindo de desempenho na reta final. Inclusive, deu dois passes no primeiro jogo da decisão, e chegou também a cinco assistências na competição.
Depois da 8ª rodada, o Capital não anotou mais gols nos três jogos seguinte, portanto, Manoel não participou de mais nenhum gol. Cabralzinho foi quem menos precisou de jogos para assistir um companheiro, já que fez oito jogos, três a menos que o atleta do Coruja e quatro a menos que Zotti.
Além de Zotti, outros que subiram na lista foram o atacante Lucas Souza, do Real Brasília, e também o lateral Vandinho, do Paranoá. O jogador do Real aparecia com apenas uma assistência, mas conseguiu mais duas, inclusive uma para o segundo gol na partida de ida da final. Mesmo sendo reserva, Luquinha foi o jogador que mais participou de gols, marcando três e dando passe para outros três. Ele terminou empatado com Elbinho (Santa Maria), Wallace (Samambaia), e Willian Júnior (Paranoá).
Já o defensor da Cobra Sucuri, Vandinho deu assistência para o gol de Lucas Victor que deu a classificação parcial para o Paranoá por alguns minutos, até sofrerem o empate. O cruzamento foi o segundo que resultou em gol. Com duas assistências, ele termina empatado com outros oito jogadores.
Uederson, do Real, e Tobinha, do Brasiliense, tiveram apenas uma assistência, mas participaram de vários gols. Uederson marcou três tentos, somando quatro participações, e Tobinha participou de seis dos oito gols marcados pelo Brasiliense a partir da 8ª rodada, a penúltima da primeira fase.
Confira a lista final de assistências do Candangão 2023:
- 5- Manoel (Capital), Cabralzinho (Samambaia) e Zotti (Brasiliense)
- 3- Elbinho (Santa Maria), Wallace (Samambaia), Willian Júnior (Paranoá) e Luquinha (Real)
- 2- Vitor Xavier (Gama), Vitor Júnior (Paranoá)
David Souza (Capital)
Milla (Ceilândia)
Evanilson (Taguatinga)
Tarta (Brasiliense)
Júlio César (Gama)
Aloísio (Brasiliense)
Vandinho (Paranoá)
- 1- Douglas Rato (Paranoá)
Watthimen (Santa Maria)
Itallo (Capital)
Crystian (Brasília)
Espeto (Brasília)
Platini (Gama)
Ivamar (Santa Maria)
João Eric (Real)
Henrique Marchezan (Ceilândia)
Murilo (Taguatinga)
Leozinho (Taguatinga)
Felipe Assis (Paranoá)
Aldo (Brasiliense)
Dharllyson (Samambaia)
Giovanny (Samambaia)
Dogão (Ceilândia)
Careca (Brasília)
Dante (Brasília)
Estevão (Gama)
Bruno Ribeiro (Gama)
Toninho (Capital)
Renato Xavier (Santa Maria)
Obina (Real)
Kieza (Brasiliense)
Maranhão (Taguatinga)
Hugo José (Taguatinga)
Henrique (Taguatinga)
Foguinho (Ceilândia)
Werick (Ceilândia)
Marconi (Capital)
William Magrão (Paranoá)
Hyago (Real)
Marcos Antônio (Brasília)
Romário (Samambaia)
Derli (Capital)
Gabriel (Brasiliense)
Júlio Carioca (Brasília)
João de Deus (Ceilândia)
Euller (Ceilândia)
Cirne (Ceilândia)
Fernandinho e Medeiros (Paranoá)
Diogo Sodré (Brasiliense)
Emerson Mineiro (Paranoá)
Tobinha (Brasiliense)
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.