O sensei Takeshi Miura precisa de ajuda. Maior nome do judô em Brasília, Miura está internado no Hospital de Base desde o dia 3 de novembro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Para ajudar nos custos da reabilitação, foi criada uma vaquinha virtual que está arrecadando doações financeiras. A ação foi encabeçada pelo secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Leandro Cruz, que, através das redes sociais, pede a ajuda para o Sensei. “Como forma de solidariedade ao nosso grande amigo e mestre, nesse momento difícil, convido a todos a participarem dessa arrecadação”, afirmou.
Nascido em Cafelândia-SP em 1942, Miura recebeu um convite do então presidente da Federação Metropolitana de Judô em 1964 para morar em Brasília. Chegou à capital portando o segundo dan. Em competições, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1967 e faturou cinco brasileiros.
Na sua academia, treinou grandes nomes do esporte, como o ex-judoca olímpico José Mario Tranquillini, que disputou as Olímpiadas de Barcelona em 1992 e tem títulos importantes como dois Pan-Americanos e nove títulos nacionais.
O carinho de Tranquillini com Miura é grande. Ele lembra que foi o Sensei que o ajudou na carreira e torce pela recuperação plena. “Ele é um cara forte e saíra dessa. Foi a pessoa que me deu um grande suporte”, disse.
O objetivo é arrecadar R$20 mil. Para quem quiser colaborar basta entrar no site da vaquinha e realizar o pagamento.