Medalhista olímpico do Judô dá palestra em escola do DF
Brasília recebeu na última segunda-feira (27) a visita de um medalhista olímpico e um dos maiores nomes do judô nacional. Flávio Canto esteve na capital federal a convite da escola Eleva, na asa sul, e falou para um grupo de crianças e pais sobre empreendedorismo social e sua trajetória no esporte. Na plateia também estavam dois grandes nomes do esporte no Distrito Federal, José Mario Tranquillini, que disputou as Olimpíadas de 1992, e Bianca Reis, tetracampeã brasileira, eleita a melhor atleta dos Jogos da Juventude 2022.
Diretora da escola, Isabella Sá falou sobre a presença do atleta na instituição e a importância da mensagem levada por ele. “Agradeço imensamente por tudo o que ouvimos nessa palestra inspiradora. Que possamos seguir esse caminho de formar faixas-preta fora do tatame, como defende nosso palestrante. Que venham novos encontros que nos inspirem a sermos educadores melhores para essa geração”, concluiu a diretora.
Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Canto conversou com a equipe do DF Esportes antes da palestra. O ex-atleta falou sobre o Instituto Reação, projeto social que começou em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. “A minha vida foi transformada muito positivamente pelo esporte. E eu resolvi, há 23 anos, dar aulas de judô e ver o que acontecia”, disse Flávio Canto.
A gente começou a perceber que, o que a gente treinava no tatame, a gente levava para fora, como coragem, resiliência, saber lidar com as frustrações… entendemos que tinha um bom caminho a ser trilhado, e foi crescendo. Hoje o Reação está em cinco estados, com mais de 4 mil alunos, e por aqui já passaram mais de 20 mil.
O ex-judoca falou também sobre a importância do Distrito Federal na cenário do judô nacional e destacou diversos atletas saídos da capital do Brasil, começando por Tranquillini, a quem chamou de “Senpai”, atleta mais graduado. “Eu fui recebido na Seleção por um judoca brasiliense. Na minha primeira viagem internacional, eu fiquei no quarto com o Zé (José Mario Tranquillini),” lembrou Canto.
Brasília é um berço de grandes atletas. Tem sempre grandes revelações vindas daqui. Agora tem a Bianca Reis, que é uma atleta da nova geração, que está voando. Tem o Guilherme Schmidt que cresceu aqui em Brasília, foi formado aqui. E tantos outros, a Érika Miranda, a Ketleyn Quadros… a primeira medalha olímpica (feminina) do Brasil começou aqui, com a Ketleyn. Quando se fala de judô, não tem como não lembrar dessa terra mágica.
Assista abaixo o vídeo completo da entrevista com Flávio Canto.