Meninas formadas no Capital garantem bronze para o Brasil na Europa

Foto: Kelvin Bakos/ CBDV

Comandada pelo técnico candango Gabriel Goulart, a seleção brasileira feminina de goalball conquistou o bronze na Copa Malmö, na Suécia. É a segunda vez que o Brasil fatura a medalha nessa tradicional competição, com mais de 23 anos de história. Além do treinador, as paratletas Kátia Silva e Jéssica Vitorino também são do Distrito Federal. O trio foi formado no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião e jogam pelo time do Capital.

“A gente está muito satisfeito com mais uma participação nesta competição e com o resultado”, destacou Goulart, que também trabalha na preparação dos jogadores da equipe nacional masculina. “As melhores do mundo participaram desse torneio, então é muito importante nossas meninas estarem entre elas. Conseguimos colocar em prática nossas formações e, em algumas situações de estarmos atrás no placar, revertemos e administramos as vitórias. Foi muito bom ver a união das meninas, a equipe querendo jogar junto. Isto será fundamental para conseguirmos a vaga à Paralimpíada”, finalizou o treinador do Capital

O pódio veio no domingo (21) com a vitória por 4 x 2 sobre os Estados Unidos, maior campeão do torneio, com nove títulos.  A disputa pelo terceiro lugar ocorreu no domingo (21), com vitória das brasileiras por 4 x 2 (dois gols de Kátia, um de Jéssica e outro de Dani Longhini). O ouro ficou com Turquia, que venceu Israel por 13 x 9.

Copa Malmô reuniu este 10 seleções. Além do Brasil, comandado pelo técnico Gabriel Goulart,  o torneio contou com Dinamarca, Canadá, Israel e Ucrânia), a chave A tem Estados Unidos, Japão, Grã-Bretanha, Turquia e França. 

A participação do país na Copa Malmö faz parte da preparação da equipe, que busca uma vaga nos Jogos de Paris. São apenas oito equipe na capital francesa. A seleção terá duas possibilidades de assegurar a vaga: a primeira nos Jogos Mundiais da IBSA (da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) em agosto, na Inglaterra; e no Parapan-Americano, em novembro, no Chile.

Caminho da medalha

Para chegar à disputa pelo bronze, a seleção somou quatro vitórias, um empate e uma derrota. Na sexta (19), as brasileiras estrearam com goleada sobre a Ucrânia (10 x 0), depois empataram 7 x 7 com Israel, No dia seguinte, venceram a Dinamarca por 8 x 5 e superaram o Canadá por 10 a 4. Na semifinal contra a Turquia – que na sequência conquistaria o título – o Brasil foi derrotado por 7 x 4.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *