Minas Brasília conhece adversários da Liga de Desenvolvimento Conmebol

Foto: Divulgação

O Minas Brasília conheceu seu caminho na Liga de Desenvolvimento Conmebol, uma das competições mais importantes da base do futebol feminino, onde jogam as equipes Sub-14 e Sub-16. O Objetivo é incentivar e promover o futebol feminino para jovens meninas que buscam um futuro no esporte. A competição contará com as oito melhores equipes da categoria no país.

A delegação da equipe candanga terá 36 atletas, sendo 18 para cada uma das categorias. Do total, 15 delas foram selecionadas através de seletivas dos seis núcleos que o time tem em diversas cidades satélites. Outras meninas que já vestiram a camida das Minas em outras competições também estarão presentes.

A competição acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 25 deste mês. O formato será semelhante aos anos anteriores, dividindo as equipes em dois grupos, sendo que cada time joga em turno único dentro de seus grupos, e dois se classificam para as semifinais. Os jogos das categorias vão acontecer no CT Nova Iguaçu 1 e 2.

Pelo Sub-14, o Minas Brasília está no Grupo B, que ainda tem Centro Olímpico, Grêmio-RS e São Paulo-SP. No outro grupo estão Internacional-RS, Ferroviária-SP, Corinthians-SP e Flamengo-RJ. Já no Sub-16, a equipe está no Grupo A, com São Paulo-SP, Grêmio-RS e também a Ferroviária-SP.

Comissão técnica

O Minas Brasília vem com uma comissão técnica qualificada para a competição. No Sub-16, a treinadora será Ana Paula Malmonge, que foi vice-campeã com a equipe nessa mesma categoria em 2020, no Brasileirão. Ela terá como assistente técnico Alexander, que é o preparador físico do Sub-20. No Sub-14 o treinador será Henrique Accioli, que será auxiliado pela professora Thaynara Diniz, professora dos núcleos da equipe (no ano passado foi professora em Santa Maria e esse ano atua pelo núcleo do Gama).

Histórico

A hashtag #Casadabase não é usada pelo Minas Brasília à toa. A equipe tem excelente histórico, não só na revelação de atletas, como também nas boas competições que faz, como um vice-campeonato em 2020, conquistado no Sub-16 da categoria.

Daquela grande competição, uma das atletas que permanecem no elenco é a goleira Lara, que no ano passado foi uma das principais jogadoras do Candangão Feminino, quando a equipe fez parceria com o Capital – que garantiu uma inédita vaga na A3 do Brasileirão.

Outras atletas que já vestiram a camisa do Minas Brasília hoje se destacam em grandes clubes do país. Natigol foi a artilheira do vice-campeonato e hoje defende as cores do Flamengo-RJ. Outro trio de destaque daquele ano foi formado por Drikinha, Giulia e Vitorinha, que hoje chamam a atenção no São Paulo. Quem também se destacou naquele campeonato foi a goleira Janny, que agora está atuando pelo futebol de Portugal.

A presidente Nayeri Albuquerque falou com exclusividade ao DF Esportes sobre a participação da equipe e as expectativas para a competição.

Essa é uma competição que sempre está no nosso radar. Hoje somos uma das grandes potências do futebol feminino de base, participando de todas as competições oficiais da CBF, sempre com grandes resultados. Nosso maior objetivo é formar essas atletas para o elenco principal, que hoje conta com quase 10 meninas que vieram da nossa base. É importante ver que estamos entre as oito melhores equipes de formação do país. Isso mostra a importância que a nossa base tem hoje, fazendo com que as meninas participem de competições de alto rendimento e tenham chance no profissional.
Nayeri Albuquerque

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *