Após ter feito uma campanha ruim no Brasileirão deste ano, que resultou no rebaixamento da equipe para a Série A2, o Minas Brasília segue trabalhando diariamente fora das quatro linhas buscar a volta à primeira divisão na próxima temporada.
Segundo fontes ligadas ao clube candango, a equipe terá mudanças em relação a que foi vice-campeã candanga deste ano. O elenco deverá ser menor e de características diferentes, pois a princípio, além das jogadoras da base, apenas quatro atletas que fizeram parte do time nesta temporada seguirão no ano que vem: as goleiras Karen Hipólito e Janny Belem, a volante/zagueira Beatriz Macedo e a atacante Bruna Pelé.
A zagueira Lia, um dos destaques da equipe em 2020 e 2021, segue negociando e está perto de renovar seu contrato, mesmo tendo propostas de outros times. Ela vem se recuperando da lesão que sofreu no joelho no jogo contra o Inter-RS pela série A1 deste ano, e trabalha para voltar em alto nível em 2022.
De acordo com apuração dos jornalistas Rômulo Maia e Diego Marques, algumas atletas que saíram da equipe já têm destino confirmado para a próxima temporada. Conforme já noticiado pelo DFSports+, a meia Robinha e a volante Gabi Arcanjo jogarão com o antigo treinador do Minas Brasília no Cruzeiro (Rodrigo Campos). Já a volante Karla e a lateral esquerda Jéssica estão acertadas com o Grêmio. A lateral direita Layne e a atacante Nenê já se apresentaram no Real Brasília, e a zagueira Kaká tem negociações avançadas com o Santos-SP.
Reforços
A equipe já tem acertada a chegada de 14 reforços, mas os nomes ainda não foram divulgados. Todas as atletas que chegam são reposições das saídas do time, além de preencher lacunas que foram grandes problemas em 2021, como a falta de atletas canhotas. No elenco deste ano, apenas a lateral Jéssica e a meia Katielle tinham aptidão com a perna esquerda.
Os nomes foram definidos pelo Coordenador de Captação de Atletas Leonardo Pipoca e o treinador Pablo Rizza. Segundo o técnico, a ideia é ter um time competitivo, que seja alto e com atletas experientes, principalmente em competições nacionais. Como exemplo, segundo o treinador, a atleta mais jovem que chegará tem 24 anos.
Além disso, buscaram atletas que sejam polivalentes (quase todas jogam em pelo menos duas posições) e que possam se adaptar às dificuldades do jogo, como por exemplo campos ruins e altas temperaturas. No setor defensivo, foram procuradas atletas principalmente vindas do Sul, devido ao perfil físico e mais atlético das jogadoras.
Para o setor de meio campo, a prioridade foi buscar atletas habilidosas e polivalentes, que consigam pensar as jogadas e tenham boa finalização. Nesse setor, as principais atletas vêm do Nordeste e do Centro Oeste.
No setor ofensivo, a busca foi de atletas com mobilidade e que tenham velocidade para atuar pelo lado. Já as centroavantes contratadas são atletas que conseguem fazer o pivô, que façam bem o giro e também consigam finalizar tanto no chão como na bola aérea. Nesse setor, os reforços vêm principalmente do Sudeste e do Sul.
A equipe principal terá cinco atletas da base que se destacaram e ficam na equipe, são elas a goleira Lara Caetano, a zagueira Ana Beatriz (Drikinha), a meia Maria Vitória (Vitorinha), e as atacante Sabrina e Nathalia Santiago.
Meta pra 2022
O treinador Pablo Rizza falou com exclusividade ao DF Sports+ sobre as suas ideias para a próxima temporada, e demonstrou confiança na busca pelo título e pelo acesso. “Estamos muito confiantes com a equipe que montamos, será uma equipe nova sim, mas que vai valorizar e honrar a camisa pesada do Minas Brasília. Nosso time será bastante aguerrido, e posso garantir que terá muita pegada e entrega em campo. Quem quiser ganhar do Minas Brasília vai ter que trabalhar demais, por que a gente vem pra brigar pelo título”, finaliza.
Junto ao treinador, estarão o auxiliar técnico Gustavo Paz, que assume a vaga deixada pela ex-auxiliar Denise, o preparador físico Vinícius Silva, e o preparador de goleiras Gabriel Ribeiro (Floquinhos).
A intenção da equipe é se reapresentar em fevereiro, para que tenha tempo de trabalho e também possam pegar ritmo para a Série A2 do Brasileirão Feminino. Também serão marcados amistosos testes para avaliação do trabalho pelo treinador Pablo Rizza.