Na noite deste sábado (26), o Estado Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, foi palco da terceira partida da 1ª rodada do Campeonato Brasiliense de Futebol de 2019. Em campo, se enfrentaram Gama e Bolamense, repetindo o debute do ano anterior, em que o Bolamense surpreendeu os donos da casa e faturaram a vitória.
Porém em 2019 a história foi outra. Com dois gols de falta de Tarta e hat-trick – três gols – de Jeferson Maranhão, o Gama goleou o Bolamense pelo placar de 5 x 0 e começou com o pé direito o Candangão de 2019. O Bolamense inicia com sinal de alerta ligado.
Goleada armada na primeira etapa
O árbitro autorizou o início da partida e as equipes logo puseram fogo na disputa. No primeiro minuto, Jeferson Maranhão cruzou da direita e Wisman cabeceou a bola. Ela desviou na defesa e foi para escanteio. Em resposta, o Bolamense respondeu em cobrança de falta. Michel cobrou bem, de longe, mas Calaça encaixou e impediu o gol da Onça Pintada.
Mas o Gama não demorou para tomar as ações da partida. Aos 11’, em falta pela esquerda, Tarta cobrou com precisão cirúrgica no ângulo de Kaiky para abrir o placar. 1 x 0. 5 minutos depois, em nova cobrança de falta, o mesmo Tarta encheu o pé e mandou bola forte e rasteira para ampliar.
O Bolamense sentiu os gols e a equipe se desorganizou em campo. Os jogadores não souberam como segurar o ímpeto gamense e o resultado foi catastrófico para os visitantes. Aos 19’, Jeferson Maranhão recebeu passe em profundidade pela direita, avançou sozinho para dentro da grande área e driblou Kaiky. Sem ninguém em sua frente, o camisa 11 marcou o terceiro gol.
Aos 27, novamente Maranhão aproveitou escanteio cobrado por Alex Santos e marcou o 4º. Após o gol, Maranhão se tornaria o protagonista do lance a seguir.
Aos 30’, em ataque do Bolamense, a arbitragem assinalou penalidade máxima após bate rebate na área gamense. Na cobrança, Alessandro mandou no canto direito e Calaça caiu para defender. O arqueiro armou contra-ataque e lançou Vitor Xavier. Ele avançou ao ataque e, na linha de fundo, cruzou para Maranhão ampliar a goleada. Com o gol, o atacante marcou seu hat-trick (3 gols) e garantiu o 5º gol gamense, que desceu aos vestiários com boa vantagem no placar.
Gama segura vitória na etapa final
No segundo tempo o Gama diminuiu o ritmo e o volume de jogo, naturalmente. O Bolamense, por sua vez, tentou emplacar boas jogadas de ataque aproveitando-se da queda de rendimento do Gama. Mas o alviverde soube conduzir bem a goleada e não levou sustos.
A melhor chance do segundo tempo veio somente aos 22’. Júlio César, que entrou no lugar de Gilsinho, arriscou de fora da área após carregar a bola, mas o chute passou rente ao travessão e foi para fora. Aos 32’, Wisman armou boa jogada em velocidade e, na saída de Kaiky, ele carimbou o poste direito. No rebote, Vitor Xavier chutou em cima do arqueiro e desperdiçou a chance do sexto gol.
A partida não saiu mais disso. O Bolamense, ferido após os cinco gols, mal passava do meio campo. Quando o fazia, não imprimia boas jogadas e logo perdia a posse de bola. O Gama apenas conduziu a vitória com boas trocas de passes e boas investidas dentro d’área. O juiz apitou o fim da peleja e o Gama faturou os 3 pontos.
Na próxima rodada, o alviverde viaja à Minas Gerais para fazer frente ao Paracatu no Estádio Frei Norberto. A partida será na quarta-feira (30) às 16h30. O Bolamense receberá o Luziânia no Abadião um dia depois. A partida será no mesmo horário, às 16h30.
GAMA 5 X 0 BOLAMENSE
Campeonato Candango de 2019 – Primeira Divisão – Primeira rodada
Estádio Bezerrão, Gama – 26/01/2019, 20h
Público: 1.889 pessoas
Renda: R$ 21.570,00
Árbitro: Vanderlei Soares
A1: Renato Gomes
A2: Lucas Modesto
Quarto Árbitro: Leandro Almeida
Inspetor: Jamir Garcez
GAMA
Rodrigo Calaça; Alex Santos, Samuel (Gusttavo), Emerson e Mário Henrique; Tarta (Júlio César), Gilsinho e Norton (Wanderson); Jefferson Maranhão, Wisman e Vitor Xavier
Técnico: Vilson Tadei
Gols: Tarta (11’ e 17’ – 1ºT) Jeferson Maranhão (23’, 27’ e 31’ – 1ºT)
Cartão amarelo: Mário Henrique
Cartão vermelho: não houve
BOLAMENSE
Kaiky; Danic (César), Davi, Edson Negão e Michel; Ismar, Lucas Kattah, Igor (João) e Max; Alessandro e Yuri (José)
Técnico: PC Alencar
Gol: não marcou
Cartão amarelo: Max
Cartão vermelho: não houve