O sonho acabou: Gato Preto é eliminado nos pênaltis

Foto: Pedro Santana

Após empatarem no jogo de ida, Ceilândia e Caxias voltaram a se enfrentar na tarde deste sábado (19) no Estádio Abadião. Sem vantagem para nenhum dos lados as duas equipes precisavam da vitória para avançar. Mas, com nova igualdade no placar, a decisão da vaga foi no pênaltis. Melhor para o time gaúcho, que nas cobranças alternadas contou com a defesa do goleiro caxiense Fabian Volpi para classificar sua equipe à quartas de final.

O clima no estádio era forte calor, 28ºC, e baixa umidade relativa do ar, 25%. As condições climáticas nessa época no DF foram bastante comentadas durante a semana após o Ceilândia publicar uma divulgação chamando o adversário para o “deserto”. Alguns torcedores, inclusive, estavam usando o keffiyeh, lenço tradicional árabe usado na cabeça por homens. Mas, quando a bola rolou as nuvens encobriram o sol, amenizando a situação para jogadores e torcedores.

O jogo foi de poucas emoções no primeiro tempo. As duas equipes estavam bem fechadas na defesa não dando espaço para os ataques. Por isso, as principais oportunidades foram de bola parada. A dinâmica foi a mesma na segunda etapa e o placar fixou zerado.

O Caxias agora aguarda o restante das partidas das oitavas para conhecer seu adversário nas quartas de final. Os oito classificados para a próxima fase se enfrentam de acordo com a colocação na classificação geral, somando todas as fases. Dessa forma, o time de melhor campanha enfrenta o oitavo, segundo contra o sétimo, terceira encara o sexto e quarto versus quinto.

Primeiro tempo

A partida começou com as duas equipes tendo dificuldades em passar pela defesa adversária. O Caxias tentou aos quatro minutos, Vitor Feijão desviou de cabeça após cobrança de escanteio, mas a bola saiu fraca e Matheus Silva pegou.

O Ceilândia passou a chegar com mais perigo. Aos sete minutos, Barcos tentou pela esquerda, mas tentou driblar e saiu com bola e tudo. Dois minutos depois, Cleyton carregou pela direita e arriscou o chute e Fabian Volpi espalmou para escanteio.

Aos 14′ foi a vez do zagueiro Euller, que cabeceou bola após cobrança de falta. Volpi salvou o Caxias novamente. A partir daí, o jogo ficou mais de uma intermediária a outra. Mas, aos 37, após nova cobrança de escanteio o time Grená voltou a assustar, dessa vez com Ricardo Lima, que cabeceou por cima do gol.

Aos 40′, Danilo cobrou falta com perigo, o goleiro espalmou nos pés de Clemente, que chutou pra fora. Mas, o impedimento foi marcado no lance. Já nos acréscimos, os gaúchos chegaram novamente, Galvan fez boa jogada pela direita e tocou para Eron que driblou e chutou da entrada da área. A bola passou perto do gol.

Segundo tempo

A segunda etapa teve dinâmica semelhante à primeira. A primeira boa chance do Ceilândia foi aos 11′, Matheus Silva saiu da área para cortar um lançamento, viu o goleiro adversário adiantado e tentou do seu campo, mas a bola saiu acima do gol.

Aos 25, Iago, que acabara de entrar, fez boa jogada pela direita e cruzou, Romarinho desviou de cabeça para o meio da área e Pedro Bambu chutou para dentro do gol. Mas, a assistente levantou a bandeira marcando impedimento.

O Caxias chegou com perigo duas vezes aos 30′ em bola parada. Primeiro em cobrança de falta de Peu que Clemente tirou para escanteio. Na sequência, a bola alçada na área atravessou com perigo a área do Gato Preto.

Aos 47, Iago teve grande chance de abrir o placar para o Ceilândia. Danilo cobrou escanteio e o atacante cabeceou para fora. Com mais um empate, a decisão foi para os pênaltis.

Pênaltis

O Ceilândia abriu as cobranças e Cleyton marcou. O artilheiro Eron deixou tudo igual para o Caxias.

Na segunda série de cobranças, Iago e Peu também marcaram.

O zagueiro Euller acertou o travessão e Marcão colocou o Grená em vantagem.

Bahia bateu no meio do gol e fez. Moacir não desperdiçou e manteve o Caxias à frente.

Elbinho acertou o quinto do Ceilândia. Matheus Silva fez grande defesa na cobrança de Joãozinho e tudo ficou igual novamente. A decisão foi para as alternadas.

Danillo e Emerson Martins marcaram na primeira cobrança alternada.

Lagoa voltou a deixar o Ceilândia em vantagem, mas Galvan igualou.

Na oitava cobrança, Uesles parou em Fabian Volpi. Fernando marcou e decretou a eliminação do Ceilândia.

Ficha técnica

CEILÂNDIA (6) 0 X 0 (7) CAXIAS-RS

Campeonato Brasileiro Série D, oitavas de final, jogo de volta
Estádio Abadião, Ceilândia – 19/08, 15h30

Público: 2.273
Renda: R$ 22.730,00

Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Assistente 1: Edevan de Oliveira Pereira (BA)
Assistente 2: Daniella Coutinho Pinto (BA)
4º árbitro: Luiz Paulo da Silva Aniceto (DF)
Analista de campo: Geufran Almeida de Oliveira (DF)
VAR: Vinicius Gomes do Amaral (MG)
AVAR: Herman Brumel Vani (SP)
Observador de VAR: Raimundo Nonato Lopo de Abreu (DF)

Ceilândia

Matheus Silva; Paulinho, Euller, Uesles e Danillo; Lagoa, Pedro Bambu e Cleyton; Romarinho (Elbinho), Felipe Clemente (Bahia) e Gabriel Barcos (Iago).
Técnico: Adelson de Almeida

Gols: Não houve
Cartões amarelos: Lagoa, Uesles, Paulinho, Euller, Adelson de Almeida,
Cartões vermelhos: Não houve

Caxias

Fabian Volpi; Adriel, Fernando, Ricardo Lima e Jonathan (Peu); Marlon (Marcão), Galvan, Pedro Cuiabá (Moacir) e Peninha (Emerson Martins); Vitor Feijão (Joãozinho) e Eron.
Técnico: Gerson Gusmão

Gols: Não houve
Cartões amarelos: Jonathan
Cartões vermelhos: Não houve

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *