Obsessão pelo título

Criado em 2005, o Capital Clube de Futebol nunca teve protagonismo no futebol da capital federal. Entre seus altos baixos, o clube possui títulos apenas nas divisões de acesso do DF, como o da terceira divisão (2009) e da divisão de acesso (2005 e 2018).
A partir de 2019, porém, o clube passou a ser gerido pelo empresário Godofredo Gonçalves, cujo sonho é o de transformar a Coruja no principal time da capital federal. O início, no entanto, foi complicado: 7º colocado na edição de 2019 (eliminado pelo Brasiliense na segunda fase), sexto em 2020 (eliminado pelo Real Brasília também nas quartas). Mas, em 2021, o time já dava mostras de sua ambição ao fazer grande campanha, liderar sua chave por várias rodadas, mas acabar eliminado nas quartas de final novamente, desta vez pelo Ceilândia no critério saldo de gols. Ano passado, mais uma vez o Capital montou um elenco qualificado, teve um início de campeonato ruim, mas conseguiu se classificar para as semifinais e terminar o Candangão na terceira posição, a melhor de toda a sua história.
Fora de campo, o clube vem se estruturando para cumprir a sua meta de alçar vôos maiores. Além de formalizar uma Parceria Público-Privada para gerir o estádio JK na cidade satélite do Paranoá, a Coruja, o clube vem investindo na área contígua com a construção de um complexo esportivo compreendendo dois novos campos de futebol. Entre as modalidades esportivas, o clube conta com as Categorias de Base que já revelaram atletas para a equipe principal, e, ano passado, reativou o Departamento de Futebol Feminino, garantindo a terceira posição no Campeonato Candango e a vaga para o Brasileiro Série A3 deste ano. Escolinha de Futebol com projeto social para 1000 alunos incluindo todo o material gratuito e a inédita equipe de Goalball que inclusive cedeu atletas para a Seleção Brasileira.
Para a temporada de 2023, a meta mais uma vez é brigar pelo título a fim de conquistar calendário. Para isto, a Diretoria do clube começou a se mexer logo após o fim do Candangão do ano passado. O elenco foi escolhido à dedo e a reformulação foi profunda. Apenas cinco atletas da temporada passada permaneceram: o goleiro Léo Rodrigues, o zagueiro Juan Pablo, o lateral direito Gabriel Arantes, e os atacantes Leozynho e David Souza. Os demais reforços foram contratados seguindo princípios criteriosos de avaliação.
Entre os destaques estão o goleiro Felipe Paredão, ex-Corinthians e fruto de parceria entre o Capital e o Paraná Clube; o meia Marllon, campeão candango pelo Luziânia em 2016 (ex-Anapolina/GO), os zagueiros Kadu (ex-Ponte Preta/SP, Chapecoense-SC e Figueirense-SC) e Ítallo (Remo-PA e Treze-PB) e o atacante Manoel (artilheiro do Altos-PI da temporada 2022 com 14 gols). Ciente de que apenas um triunfo dentro de campo poderá manter o projeto, a responsabilidade será dobrada sobre o técnico Rogério Mancini. Confira abaixo o elenco da Coruja para 2023:
ELENCO
- Goleiros: Felipe, Léo Rodrigues e Luan;
- Zagueiros: Itallo, Luan Bueno, Kadu, Juan Pablo e Campestrini;
- Laterais: Gabriel Arantes, Emerson, Toninho Paraíba, Otávio e Jordan;
- Volantes: Derli, Marconi, Serginho e Fagner;
- Meias: Marllon, Roger Gaúcho e Igor Vilela;
- Atacantes: Manoel, Wisman, Claudinho, Deivid Anacleto, David Souza, Felipe Alves e Leozynho.